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Resultados 25 a 36 de 46
  • #25



    Isso mesmo Edintruder, se for olhar do ponto de vista economico, eh certamente melhor comprar uma pickup a diesel com 3 anos de uso, ela ja desvalorizou muito do que vai desvalorizar, o dono que comprou nova normalmente já arcou com custos de acessórios (Protetor de Cachamba, Capota, Estribos etc) sem contar que vc pode comprar uma pickup dessas com uns 60 mil km rodados, pois tem gente que troca a cada 2 ou 3 anos e não roda 20 mil km por mes, isso uso quase que exclusivamente rodoviario.
    Sem carregar peso etc.
    Ou seja com pega uma pickup dessas e pode andar uns 150 mil km sem se preocupar com nada mesmo.

    Pois vendi uma Ranger 2.8 ano 2002 que tive com 230 mil km rodados sem mexer em nada de motor, nunca ferveu, não foi trocado nenhum amortecedor, bucha etc, mas sempre uso rodoviario e no chão sempre com cuidado.

    Ou seja pega com acessórios, emplacada, o seguro tambem eh mais baixo o valor bem como IPVA etc e paga o valor menor do que uma a Gasolina zero km.

  • #26
    Citação Postado originalmente por Sandro Tannuri Ver Post
    Galera,

    Eu sei que essa discussão não tem fim, mas não queria dormir cedo hoje então resolvi fazer uma abordagem matemática a questão.

    Essa abordagem pode ser vista na planilha em anexo.

    Essa planilha está desprotegida para que os colegas possam ajudar a resolver as 3 questões que descrevo na planilha como "Coisas a serem implementadas a esta planilha".

    Essas correções necessárias mudam muito pouco a realidade expressa nos resultados.

    A abordagem matemática não se aplica em 2 casos :

    1) Se voce quer um veiculo diesel e pronto.
    2) Se só o veiculo a diesel puxa ou carrega a sua carga pois é claro que se voce comprou uma pickup é para carregar ou puxar carga, certo?

    Experimentem mexer com os numeros na planilha, é divertido.

    Abraços,

    Excelente a planilha.

    Gostaria de fazer apenas uma observação: acho a depreciação do veículo a gasolina está usando os percentuais do a diesel.

    Não coloco a modificada de volta, pois gostaria primeiro da confirmação do elaborador da mesma.

    E aí Tanure

  • #27
    Banido
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    rentabilidade

    Algo citado na planilha como ausente é a rentabilidade.
    Por já ter trabalhado em finanças em bancos, posso dar uma ajudinha para calcular a rentabilidade da diferença entre as versões a diesel e gasolina.
    Vamos lá, citando teu exemplo:

    Preço dos veículos: R$81.990 - R$59.130 = R$22.860
    IPVA: R$3.279 - R$2.365 = R$914
    Seguro: R$6.559 - R$2.956 = R$3.603
    Total da Diferença: R$27.377

    Dá para fazer as contas desconsiderando o IPVA e o Seguro, porém nós devemos nos ater à realidade.
    Vamos ao interessante - aplicando R$27.377 ao ano teríamos:
    1. Caixa Econômica
    1.1 Fundo de Renda Fixa Capital Longo Prazo
    Rent. 18,89% a.a.
    Aplicando: R$27.377 rende R$5.171 brutos e R$4.395 líquido de imposto de renda ao ano, ou seja, R$366 líquidos ao mês.

    1.2 Fundo de ações Índice Bovespa
    Rent. 59,33% de junho 06 a junho 07
    Aplicando: R$27.377 rende R$16242, ou seja, R$13806 líquidos

    1.3 Fundo de ações Petrobras
    Rent. 43% de junho 06 a junho 07
    Aplicando: R$27377 a 43% rende R$11.772 = R$10.006 líquidos

    E o melhor de todos:
    1.4 Fundo de ações Vale do Rio Doce
    Rent. 93,26% de junho 06 a junho 07
    Aplicando: R$27.377 a 93,26% rende R$25.531 = R$21.702 líquidos, ou seja, R$1.808 ao mês (dá ou não dá para encher o tanque umas 6 vezes?)


    Obs 1: os centavos foram desconsiderados.
    Obs 2: na aplicação o dinheiro (dindin, verdinhas), continuam sendo da pessoa, podendo ser sacado a qualquer dia, diferente da camionete a diesel, que precisa ser vendida, ...
    Obs 3: os fundos citados estão abertos e disponíveis para aplicanção na CEF e não requerem períodos de carência. O valor mínimo é R$100 p/ os fundos de ações e R$1.000 para o fundo de renda fixa capital. Pode-se acompanhá-los diariamente pelo site www.caixa.gov.br -> fundos de investimento -> tabela de rentabilidade diária ( https://webp.caixa.gov.br/fundos/fundos.asp?Link=voce )
    Obs 4: a rentabilidade já contabiliza a taxa de administração anual, que varia de 1,5 a 4% a.a.


    Citação Postado originalmente por Sandro Tannuri Ver Post
    Galera,

    Eu sei que essa discussão não tem fim, mas não queria dormir cedo hoje então resolvi fazer uma abordagem matemática a questão.

    Essa abordagem pode ser vista na planilha em anexo.

    Essa planilha está desprotegida para que os colegas possam ajudar a resolver as 3 questões que descrevo na planilha como "Coisas a serem implementadas a esta planilha".

    Essas correções necessárias mudam muito pouco a realidade expressa nos resultados.

    A abordagem matemática não se aplica em 2 casos :

    1) Se voce quer um veiculo diesel e pronto.
    2) Se só o veiculo a diesel puxa ou carrega a sua carga pois é claro que se voce comprou uma pickup é para carregar ou puxar carga, certo?

    Experimentem mexer com os numeros na planilha, é divertido.

    Abraços,

  • #28
    Banido
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    bicos

    Deveriam citar a "manutenção" do motor diesel...

    1. Bicos injetores
    Troca a cada 100.000 km (120.000 no máximo - eles começam a falhar, prender diesel);
    Limpeza a cada 50.000 km
    Valor troca: Entre R$1.600 (MWM) até R$8.000 (qualquer common-rail)

    2. Bomba injetora
    Revisão a cada 60.000 km (80 mil no máximo - começa a vazer diesel) com troca do kit de reparo
    Valor: R$300 (MWM) a R$600 (qq common-rail)

    3. Retífica do motor
    A cada 300 a 400 mil km ou eventualidades (mangueiras estourada, ...)
    Valor: de R$7 a R$10 mil.

    Parece besteira pensar nestes valores, mas na hora do vamo-ver sobra para o dono do carro a diesel escancarar o bolso para fazer estas revisões...

    O cara deve torcer todo dia para que ninguém roube peças do motor Diesel, se não .... Certo dia vi na televisão: havia uma quadrilha especializada em retirar peças seletivamente dos carros guinchados pela PM e pelo Detran. Antes do guincho ir p/ o pátio do Detran, passava na "oficina" da quadrilha. Quando chegava um Mwm com bomba injetora novinha tinha até comemoração dos bandidos ha ha...

  • #29
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    Citação Postado originalmente por Sandro Tannuri Ver Post
    Fico feliz que voces gostaram.

    Claro que cada um faz do seu dinheiro o que quiser mas quem quiser ver quanto esta ganhando ou perdendo com a sua opção pode recorrer a planilha.

    Abraços,
    Sandro,

    Parabéns pela planilha. Com ela acabo de ver que estou fazendo algo errado em trocar de veículo a cada um ou um ano e meio, pois estou quase empatando. Tenho que rever meus conceitos quanto a algumas coisas que você postou aqui.

  • #30
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Algo citado na planilha como ausente é a rentabilidade.
    Por já ter trabalhado em finanças em bancos, posso dar uma ajudinha para calcular a rentabilidade da diferença entre as versões a diesel e gasolina.
    Vamos lá, citando teu exemplo:

    Preço dos veículos: R$81.990 - R$59.130 = R$22.860
    IPVA: R$3.279 - R$2.365 = R$914
    Seguro: R$6.559 - R$2.956 = R$3.603
    Total da Diferença: R$27.377

    Dá para fazer as contas desconsiderando o IPVA e o Seguro, porém nós devemos nos ater à realidade.
    Vamos ao interessante - aplicando R$27.377 ao ano teríamos:
    1. Caixa Econômica
    1.1 Fundo de Renda Fixa Capital Longo Prazo
    Rent. 18,89% a.a.
    Aplicando: R$27.377 rende R$5.171 brutos e R$4.395 líquido de imposto de renda ao ano, ou seja, R$366 líquidos ao mês.

    1.2 Fundo de ações Índice Bovespa
    Rent. 59,33% de junho 06 a junho 07
    Aplicando: R$27.377 rende R$16242, ou seja, R$13806 líquidos

    1.3 Fundo de ações Petrobras
    Rent. 43% de junho 06 a junho 07
    Aplicando: R$27377 a 43% rende R$11.772 = R$10.006 líquidos

    E o melhor de todos:
    1.4 Fundo de ações Vale do Rio Doce
    Rent. 93,26% de junho 06 a junho 07
    Aplicando: R$27.377 a 93,26% rende R$25.531 = R$21.702 líquidos, ou seja, R$1.808 ao mês (dá ou não dá para encher o tanque umas 6 vezes?)


    Obs 1: os centavos foram desconsiderados.
    Obs 2: na aplicação o dinheiro (dindin, verdinhas), continuam sendo da pessoa, podendo ser sacado a qualquer dia, diferente da camionete a diesel, que precisa ser vendida, ...
    Obs 3: os fundos citados estão abertos e disponíveis para aplicanção na CEF e não requerem períodos de carência. O valor mínimo é R$100 p/ os fundos de ações e R$1.000 para o fundo de renda fixa capital. Pode-se acompanhá-los diariamente pelo site www.caixa.gov.br -> fundos de investimento -> tabela de rentabilidade diária ( https://webp.caixa.gov.br/fundos/fundos.asp?Link=voce )
    Obs 4: a rentabilidade já contabiliza a taxa de administração anual, que varia de 1,5 a 4% a.a.
    Sem querer gerar polêmica, mas apenas a título de informação, lembrar que os fundos são investimentos de risco.

  • #31
    Usuário Avatar de RCarlosf
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    Valeu Sandro !!!

    A planilha é show de bola !!

  • #32
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Algo citado na planilha como ausente é a rentabilidade.
    Por já ter trabalhado em finanças em bancos, posso dar uma ajudinha para calcular a rentabilidade da diferença entre as versões a diesel e gasolina.
    Vamos lá, citando teu exemplo:

    Preço dos veículos: R$81.990 - R$59.130 = R$22.860
    IPVA: R$3.279 - R$2.365 = R$914
    Seguro: R$6.559 - R$2.956 = R$3.603
    Total da Diferença: R$27.377

    Dá para fazer as contas desconsiderando o IPVA e o Seguro, porém nós devemos nos ater à realidade.
    Vamos ao interessante - aplicando R$27.377 ao ano teríamos:
    1. Caixa Econômica
    1.1 Fundo de Renda Fixa Capital Longo Prazo
    Rent. 18,89% a.a.
    Aplicando: R$27.377 rende R$5.171 brutos e R$4.395 líquido de imposto de renda ao ano, ou seja, R$366 líquidos ao mês.

    1.2 Fundo de ações Índice Bovespa
    Rent. 59,33% de junho 06 a junho 07
    Aplicando: R$27.377 rende R$16242, ou seja, R$13806 líquidos

    1.3 Fundo de ações Petrobras
    Rent. 43% de junho 06 a junho 07
    Aplicando: R$27377 a 43% rende R$11.772 = R$10.006 líquidos

    E o melhor de todos:
    1.4 Fundo de ações Vale do Rio Doce
    Rent. 93,26% de junho 06 a junho 07
    Aplicando: R$27.377 a 93,26% rende R$25.531 = R$21.702 líquidos, ou seja, R$1.808 ao mês (dá ou não dá para encher o tanque umas 6 vezes?)


    Obs 1: os centavos foram desconsiderados.
    Obs 2: na aplicação o dinheiro (dindin, verdinhas), continuam sendo da pessoa, podendo ser sacado a qualquer dia, diferente da camionete a diesel, que precisa ser vendida, ...
    Obs 3: os fundos citados estão abertos e disponíveis para aplicanção na CEF e não requerem períodos de carência. O valor mínimo é R$100 p/ os fundos de ações e R$1.000 para o fundo de renda fixa capital. Pode-se acompanhá-los diariamente pelo site www.caixa.gov.br -> fundos de investimento -> tabela de rentabilidade diária ( https://webp.caixa.gov.br/fundos/fundos.asp?Link=voce )
    Obs 4: a rentabilidade já contabiliza a taxa de administração anual, que varia de 1,5 a 4% a.a.
    Prezado Dsamaz e prezados foristas, atentar para essas referências de rentabilidade de fundos que são empolgantes...mas...: todos os fundos citados são de renda variável, exceto o de renda fixa, que por sua vez também recebe alguma influência de variabilidade da taxa de juros selic.
    Nos periodos citados pelo Dsamaz a rentabilidade está correta, mas vai variar para mais ou para menos - por isso são classificados como fundos de renda variável, conforme o período em que o $$$ esteve aplicado; podendo inclusive gerar perdas siginificativas de capital; ou seja são fundos para aplicação para quem acompanha e conhece o mercado financeiro ou dispõe de uma boa assessoria financeira, e tem também bem definidos seus objetivos de acumulação de $$$ de curto, médio e longo prazo. Há outros bons fundos mais conservadores e com muito menor risco na aplicação. Perdoem-me os comentários à resposta do Dsamaz, mas não resisti! Para maiores informações acessar: www.bb.com.br onde se pode inclusive fazer simulações com as rentabilidades passadas e com as aplicações futuras.
    4X4 Brasil Razão: complementar

  • #33
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Algo citado na planilha como ausente é a rentabilidade.
    Por já ter trabalhado em finanças em bancos, posso dar uma ajudinha para calcular a rentabilidade da diferença entre as versões a diesel e gasolina.
    Vamos lá, citando teu exemplo:

    Preço dos veículos: R$81.990 - R$59.130 = R$22.860
    IPVA: R$3.279 - R$2.365 = R$914
    Seguro: R$6.559 - R$2.956 = R$3.603
    Total da Diferença: R$27.377

    Dá para fazer as contas desconsiderando o IPVA e o Seguro, porém nós devemos nos ater à realidade.
    Vamos ao interessante - aplicando R$27.377 ao ano teríamos:
    1. Caixa Econômica
    1.1 Fundo de Renda Fixa Capital Longo Prazo
    Rent. 18,89% a.a.
    Aplicando: R$27.377 rende R$5.171 brutos e R$4.395 líquido de imposto de renda ao ano, ou seja, R$366 líquidos ao mês.

    1.2 Fundo de ações Índice Bovespa
    Rent. 59,33% de junho 06 a junho 07
    Aplicando: R$27.377 rende R$16242, ou seja, R$13806 líquidos

    1.3 Fundo de ações Petrobras
    Rent. 43% de junho 06 a junho 07
    Aplicando: R$27377 a 43% rende R$11.772 = R$10.006 líquidos

    E o melhor de todos:
    1.4 Fundo de ações Vale do Rio Doce
    Rent. 93,26% de junho 06 a junho 07
    Aplicando: R$27.377 a 93,26% rende R$25.531 = R$21.702 líquidos, ou seja, R$1.808 ao mês (dá ou não dá para encher o tanque umas 6 vezes?)


    Obs 1: os centavos foram desconsiderados.
    Obs 2: na aplicação o dinheiro (dindin, verdinhas), continuam sendo da pessoa, podendo ser sacado a qualquer dia, diferente da camionete a diesel, que precisa ser vendida, ...
    Obs 3: os fundos citados estão abertos e disponíveis para aplicanção na CEF e não requerem períodos de carência. O valor mínimo é R$100 p/ os fundos de ações e R$1.000 para o fundo de renda fixa capital. Pode-se acompanhá-los diariamente pelo site www.caixa.gov.br -> fundos de investimento -> tabela de rentabilidade diária ( https://webp.caixa.gov.br/fundos/fundos.asp?Link=voce )
    Obs 4: a rentabilidade já contabiliza a taxa de administração anual, que varia de 1,5 a 4% a.a.

    Dsamaz,

    acho que você está certo em pensar em como cuidar do seu $$$, mas se for pensar estritamente dessa maneira a pessoa só compra comida e aplica o resto.

    Tem também a satisfação pessoal.

    É como eu sempre falo: tem que observar o custo x benefício.

  • #34
    Ou como percebi no espírito do forum (talvez percebendo erradamente), que a máxima que melhor se aplica seria: "...cada um faz do seu dinheiro o que quiser...” (Tannuri, 2007). Ou como alguém já disse: "...uma decisão de compra de qualquer produto é pessoal e intransferível...". Ainda bem que podemos discutir no forum todas as possibilidades, e, cada um buscar sua decisão.

  • #35
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    pereira, acho que você está certo.

    O [Sandro Tanuri] postou uma ótima ferramenta para que seja feita a análise, mas quem decide a compra é você. Eu pelo menos nunca fui de olhar revistas ou ver qual o veículo mais vendido para adquiri-lo. Apenas vejo aquilo que é bom para mim e pronto.

    O que devemos é ponderar a opiniões dos amigos, mas a decisão está com você.

  • #36
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Galera,

    Gostei da conta da rentabilidade, cada um pode adicionar o que quiser a planilha e postar o resultado aqui. Eu tentei colocar o basico para demonstrar que nem sempre o diesel é a melhor opção.

    Segue planilha corrigida com o lance da formula da depreciação que o colega notou. A coisa melhorou para o diesel agora com a correção, mas e claro que esse numeros nas celulas em verde são para serem preenchidos por voces com os numeros da sua região.

    Abraços,
    diesel x gasolina Arquivos Anexos
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