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  • #1
    Usuário Avatar de Christiano Yudi Doyama
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    Escapamento Engesa FII Diesel




    Olá pessoal,

    pretendo reconstruir o sistema de escapamento do meu Engesa e gostaria de pedir a ajuda de vocês para saber qual o “roteiro” e qual silencioso recomendado para Engesa FII Diesel. O meu é diesel original de fábrica (Perkins Q20B4) mas com Turbo adaptado. O sistema de escapamento atual que tenho é uma saída apartir do turbo e logo em seguida, um silencioso tipo esportivo (semelhantes aos Kadron) terminando por aí com a ponteira virada para baixo. É uma saída curta ficando o silencioso logo após a caixa de tranferência, entre o cardã e a longarina direita, “pendurada” na carroceria. Esta posição me causa arrepios em alagados pois sempre há a possibilidade de “engolir” água por lá. Fui a um especalista e ele disse que consegue reconstruir desde que eu leve o roteiro. Tenho uns suportes na carroceria que estão sem uso e suspeito que sejam do sistema original. Quanto ao silencioso, fui ver os da D-20, Silverado mas são muito grandes e não há onde alojá-los. O “especialista” recomendou o uso do mesmo modelo que está hoje mas com extensão até a parte traseira acima do tanque mas me disse que este escapamentos esportivos, por serem menores, “queimam” em 6 meses. O local onde o silencioso está, é muito bem protegido quanto a pancadas e acho que se colocar algo externo às longarinas, ficaria muito exposto. Resumindo, o que queria seria um roteiro de escapamento que fique com saída na traseira mais alta do que está atualmente (provavelmente entre o tanque e a carroceria como vi em uma foto da revista 4x4 e Pick-up quando lançaram o FII), com silencioso sem grandes dimensões e que não estrangule o motor! Difícil?!!! Alguém poderia me ajudar nessa?!!!

  • #2
    Cristiano,

    Qdo comprei o Jericó, ele veio com um silencioso de D-20, mas como vc, achei que iria atrapalhar e esta dúvida veio a se concretizar nas trilhas...

    Solução, retirei-o e deixei o tubo de 2,5" direto... Tb tenho turbina, e a mesma já abafa "um pouco" o barulho, mas se está usando apenas o abafador blz, não instalei pq o mesmo custa L$ 70...

    O trajeto que fiz, pelo menos por enquanto , já da turbina, saio para à direita, dentro do paralama direito, acompanho a carroceria por baixo do banco do passageiro, passa entre a roda traseira direita e a mola e próximo ao parachoque traseiro, na mesma altura, sai para a direita, entre o parachoque e o pneu traseiro, conforme a foto...

    Sei que não é o trajeto original, mas não consegui um melhor, se tiver outra idéia dê um toque...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Escapamento Engesa FII Diesel-kichute_do_jeric_1.jpg  
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #3
    Moderador Avatar de gvogetta
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    Caro Christiano,


    Só um lembrete: o trajeto da tubulação de escapamento diesel deve ser o mais "reto" possível, evitando curvas (possíveis pontos de estrangulamento) e de preferência em tubo de 2,5" para não restringir a saída de gases que poderia forçar o motor...

    Quanto ao silencioso, vi um amigo engeseiro usando o da D-10, que é bem "fino" e pequeno...

    Saudações,



  • #4
    Usuário Avatar de Christiano Yudi Doyama
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    Valeu Eduardo e Vogetta!

    Obrigado pela dica da tubulação de 2,5". Vou testar o "som" com e sem o abafador, mas com certeza não iria colocar o da Silverado que é pedir pra enrroscar na primeira trilha. Este abafador menor, por aqui, eu tenho achado por L$ 55 e a dúvida do "especialista" era sobre a durabilidade deste em relação ao silencioso da Silverado. Vou ver se acho este silencioso da D-10 pra ver como é, e se pode ser uma boa opção!

    Mais uma vez obrigado!!!

    [ ]s

  • #5
    Usuário Avatar de NeRo
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    Escapamento

    Eu posso scanear na firma as páginas referentes ao escape do Manual e postar aqui... Mas é o trajeto para álcool e gasolina... Pela vista explodida você terá as dobras do cano e onde esles são presos originalmente.

    Providenciarei isso amanhã.
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  • #6
    Usuário Avatar de NeRo
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    As fotos:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Escapamento Engesa FII Diesel-vistatot_177.gif   Escapamento Engesa FII Diesel-vistaexp_202.gif  
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  • #7
    NeRo,

    Acho que não entendi direito , parece que o escape passa entre a mola e o tanque, será isso mesmo ???

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #8
    Usuário Avatar de NeRo
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    Fala Edu!

    Em termos, sim. Eu diria que passa entre eles mas, na horizontal, passa bem acima do tanque, preso a carroceria.

    []s
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  • #9
    NeRo,

    Será que cabe um tubo de 2 1/2" ???

    Vou estudar a possibilidade desse trajeto...

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #10
    Usuário Avatar de NeRo
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    No trajeto original, com calços de carroceria originais, não sei .

    O Boi, apesar de ser cachaceiro, está com canos de 2,5" e aquele silenciador "turbo", mas o trajeto está de um jeito, que, se eu baixar o carro, esmaga o tubo.

    Pedi uma ajuda pro seu xará... vamos ver se ele mata essa.

    []s
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  • #11
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Pessoal , qto mais livre for o escape para gases do Diesel melhor , o diametro tem que ser de 2,5" pra cima , e o silencioso pode usar da D20 , até a ponteira .
    Xara vc pode fazer a saida prox. a porta ou na traseira , o que interessa é que não tenha muita curva e nem estrangulamento ...

    Tem camarada que só coloca a saída até a cx de cambio e fim , pra liberar a saida total , mas fica um barulho danado ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #12
    Xará,

    Tb compartilho a mesma opinião, mas como está instalado o meu escape hj, até q está legal, porém, há momentos na trilha em que o lado interno do pneu raspa no cano, então pensei nesta possibilidade como é originalmente no F2, passando atrás da mola, e não mais entre a mola e o pneu... Ufaa...

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

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