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Convex Datacenter
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  • #1

    Qual radiador usar com opala?




    Então...
    Tenho um CJ com motor de opala 4cc e radiador original do Willys. A questão é que ele não tem reservatório de água e a tampa não tem pressão, sempre que esquenta um pouco ele joga a água para fora, daí tenho que ficar repondo.
    Semana passada coloquei uma tampa nova, ele agora não joga a água para fora pelo bocal e nem pelo respiro, em compensação como está com pressão no sistema e o radiador tem um pontos remendados com durepox, esses pontos estão abrindo e vazando água.
    Eu gostaria de colocar um sistema com reservatório de água e não ter que me preocupar mais com os vazamentos.
    1 - Isso é possível com o radiador original, vale a pena?
    2 - Para substituir o radiador do Willys por um outro, qual devo utilizar?
    3 - Esse novo sistema com "pressão interna" pode danificar meu motor, já que originalmente os opalas antigos não tinham reservatório?

    Muito obrigado pela ajuda.

    []'s cansado de mascar chiclete para tapar buracos... rsrsrs

  • #2
    Como quase tudo, isso também já foi discutido em vários tópicos. Esses são os que eu gostei mais:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=23557
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5287

    Abraço!

  • #3
    Usuário Avatar de lucciano amaral
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    Amigo extraterreno, o primeiro passo seria vc levar seu radiador em um especialista e mandar varetar o corpo do radiador e soldar os furos, fica show de bola. Eu fiz assim no meu e tanbem uso motor de opala 4cc com o radiador original do willys, nao tenho nenhum problema, abraços
    Rural 1965 4x4 diesel maxion hsd f1000 1997 turbo intercoole
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=39444

  • #4
    Lucciano amaral, esse trampo aguenta trabalhar com pressão? Não continuar estourando depois?

    Vou ler os tópicos indicados, deve ajudar bastante.

  • #5
    Usuário Avatar de lucciano amaral
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    Citação Postado originalmente por extraterreno Ver Post
    Lucciano amaral, esse trampo aguenta trabalhar com pressão? Não continuar estourando depois?

    Vou ler os tópicos indicados, deve ajudar bastante.

    Amigo no meu caso resolveu bem, meu radiador tinha 8 pequenos furinhso e depois resolveu o problema, made varetar seu radiador e depois colcoque uma tampa de 7 libras e seu problema vai se resolver como o meu se resolveu, abraços
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    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=39444

  • #6
    bobagem trocar o radiador, faça uma reforma (varetar, soldar furos)
    No meu tá assim: tampa sem válvua (aquela sem mola, custa uns R$5), adapte um reservatório do corcel (disponível nos melhores ferros velhos por uma bagatela), ligue o reservatório ao "ladrão do radiador" (aquela saída que tem logo abaixo da tampa) com uma mangueira (pode ser daquela de combustível), enche o sistema com fluido+água e parta para a trilha.
    Falam um monte sobre esse esquema, que a pressão vai estourar o reservatório, bla bla bla ..., meu sistema tá assim há muito tempo e não tenho o que reclamar, não esquento a cabeça

  • #7
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por Felipe Ver Post
    bobagem trocar o radiador, faça uma reforma (varetar, soldar furos)
    No meu tá assim: tampa sem válvua (aquela sem mola, custa uns R$5), adapte um reservatório do corcel (disponível nos melhores ferros velhos por uma bagatela), ligue o reservatório ao "ladrão do radiador" (aquela saída que tem logo abaixo da tampa) com uma mangueira (pode ser daquela de combustível), enche o sistema com fluido+água e parta para a trilha.
    Falam um monte sobre esse esquema, que a pressão vai estourar o reservatório, bla bla bla ..., meu sistema tá assim há muito tempo e não tenho o que reclamar, não esquento a cabeça
    Felipe,

    o pai do Marco Túlio daqui do fórum fez tipo isso no CJ dele. Acontecia igual acontece no Cascão hoje. Completo com agua até na borda, aí é só esquentar, vaza pelo ladrão e no dia seguinte, quando estiver frio, o nivel está baixo!
    Tinha um vazamento, mas nada que um durepoxi não resolva...tá até hoje lá

    Bom, mas ele fez o seguinte:

    Pegou um reservatório tbm, (acho que de Corcel ) e colocou a ponta da mangueira do ladrão lá dentro e tampou o reservatório, impedindo entrada de ar. Aí qdo o jeep esquenta, expulsa a agua do radiador, e vai para o reservatório. Já quando o jeep esfria, o radiador "Puxa" a água do reservatório. E assim vai..........Fica nesse troca-troca toda hora ...Ainda não fiz no Cascão, mas ainda vou fazer....só estou definindo quando será a troca do motor, para não investir nesse BF atoa!!

    Abração
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  • #8
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Lucas, só atente pro detalhe que teu possível novo motor só aceita trabalhar com sistema de arrefecimento pressurizado(acho que 13 lb).

  • #9
    a todos vocês.
    Vou seguir essas dicas de varetar o radiador, colocar uma tampa de 7lbs e o reservatório do corcel.
    Vou começar a procurar hoje as peças, para fazer a "operação" nesse final de semana.
    Colocarei fotos do serviço.

    []'s pensando em deixar de ser esquentadinho. hahahahaha

  • #10
    Usuário Avatar de lucciano amaral
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    Extraterreno boa sorte e segue as dicas dos amigos que vc vai se dar bem, abraços
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  • #11
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Lucas, só atente pro detalhe que teu possível novo motor só aceita trabalhar com sistema de arrefecimento pressurizado(acho que 13 lb).
    Desculpe a ignorância, mas como assim??? Não intendi...

    []'ss
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  • #12
    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Felipe,

    o pai do Marco Túlio daqui do fórum fez tipo isso no CJ dele. Acontecia igual acontece no Cascão hoje. Completo com agua até na borda, aí é só esquentar, vaza pelo ladrão e no dia seguinte, quando estiver frio, o nivel está baixo!
    Tinha um vazamento, mas nada que um durepoxi não resolva...tá até hoje lá

    Bom, mas ele fez o seguinte:

    Pegou um reservatório tbm, (acho que de Corcel ) e colocou a ponta da mangueira do ladrão lá dentro e tampou o reservatório, impedindo entrada de ar. Aí qdo o jeep esquenta, expulsa a agua do radiador, e vai para o reservatório. Já quando o jeep esfria, o radiador "Puxa" a água do reservatório. E assim vai..........Fica nesse troca-troca toda hora ...Ainda não fiz no Cascão, mas ainda vou fazer....só estou definindo quando será a troca do motor, para não investir nesse BF atoa!!

    Abração
    Cara, desculpe se não deu pra entender o que eu escrevi, mas o que eu tentei dizer foi exatamente isso q vc falou ...
    fica tranquilo que funciona muito bem.

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