x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    31/03/2004
    Agradecimentos: 0

Chassis do Bernardão

Alô povo.

Essa é minha primeira vez no fórum, então por favor, respondam com carinho
    Venho acompanhando esse fórum, desde que a seção Jeep tinha duas páginas (faz tempo). Nunca perguntei nada, porque não ia entender a resposta mesmo. Agora que já consigo, pelo menos, saber quais são minhas dúvidas, me arrisco a participar.

O causo é o siguinti. Álguém, por acaso, não teria por aí, um desenho esquemático do chassis do Bernardão. Tipo aqueles que tem do CJ5 e CJ7 na seção download.

Brigadão.
    Bruno.

Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Agradecimentos: 3
    Bruno,
    Seja bem vindo ao fórum, espero que tire bastante proveito dele...
    Posso estar falando uma grande bobagem, mas a diferença entre o CJ-5 e o CJ-6 não esta tão somente no entre eixos?? Se for isso, acredito que muda muito pouco o resto do desenho... Digo isso, por que a diferença entre o chassi do cj-5 e do cj-7 é apenas essa, o resto é identico....
    Se descobrirmos que é isso mesmo, basta pegar o desenho do chassi do cj-5 que esta na área de dnload, e adaptar para o Cj-6.
    []'s
    Gustavo

Usuário Avatar de Alan
    Entrada
    05/02/2004
    Local
    Sapiranga/RS
    Entre nesse endereço abaixo. Lá tem dimensões, e comparações do cj6 4 e 2 portas com a rural 4x4.

Espero que ajude.

http://ruralwillys.tripod.com/cj6/jeepcj6.htm

Usuário
    Entrada
    31/03/2004
    Pessoal, acho que me fiz entender mal.
    Sim Luís, a única diferença é o entre-eixos de 101 polegadas. O reto é tudo igual. Obrigado pelas boas vindas. Já venho aprendendo com esse fórum, faz um tempo.
    Alan, eu já vi esse site. Bem legal, não é?
    O que eu queria, era um desenho esquemático naquele estilo. Ou mesmo em CAD. Se não encontrar, vou ter que fazer na mão mesmo. Eu quero esse esquema, porque eu vi um site (www.montanajeepframes.com), que tinha um chassis híbrido, e aí, já fiquei pensando bobagem. É que eu sou meio chato, e gosto de fazer as coisas no papel, antes de partir para o prejuízo.

Valeu.
    Bruno.

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Graffino
    Pessoal, acho que me fiz entender mal.
    O reto é tudo igual.
    Sei lá nem quero saber

Boa noite, cuidado com o que se escreve também !

Mas é isso aí .... só muda o entre-eixos, o peso e o comprimento do cardan traseiro.

Usuário
    Entrada
    31/03/2004
    Ih! Que coisa feia que eu escrevi. Foi mal.
    Mas vocês entenderam.
    Leopoldo, aproveitando sua presença, o homem que deveria inaugurar a classificação "ídolo", dentre os usuários do fórum, você poderia falar um pouco sobre o trabalhinho que você fez no chassis do seu CJ6, sonho de todos nós.

Abraços venerantes.
    Bruno.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

TRABALHO NO CHASSIS.

Muito simples:

Quando minha mulher falou: tô gravida (3º vez), eu estava no meio da última reforma, olhei pro meu CJ5 na garagem e falei:
    É agora ou nunca!
    Fui num desmanche e comprei a ponteira dianteira para emendar atrás e 2 pedaços de longarina para aumentar o entre eixos.
    removí as travessas e substituí por travessas tubulares.
    Aí foi só juntar o play-mobil e voilá: um CJ6.
    Como a carroceria tinha na agromotor, foi mão na roda.
    A única peça (de fibra) não original é o capô extendido.
    Êta espaço bom.
    Dá pra colocar quase tudo nêle.
    Nem precisava de adaptador de automático/reduzida. Daria para ter colocado a transmissão independente.

Usuário
    Entrada
    31/03/2004
    Simples?
    Eu gostei muito da idéia. Se eu estivesse querendo comprar um chassis de CJ5, já estaria com ele, mas de CJ6, está dando um trabalho do cão. Ou acho ferrado demais, cheio de buracos, ou o carro inteiro, que, pela minha idéia, e os preços pedidos, acabam sendo prejuízo.
    Seria pedir muito, pedir detalhes do seu projeto, para eu verificar a viabilidade de cópia descarada? Sim, eu sei que seria, mas por favor, ajude um pobre iniciante. :P
    Eu vi no seu álbum, que a sua suspensão é um four link with panhard, com air springs. Como é que ficou? Eu estava querendo usar um modelo que vi repetidas vezes no site www.broncofix.com, e como falei antes, acabei vendo tudo que eu estava planejando no chassis híbrido da montana jeep frames. Cheguei a cogitar algo do tipo do kit procomp, de conversão do wrangler feixe de molas para helicoidais, mas gostei mais do tipo da montana. Só fiquei meio em dúvida, com relação ao travamento do chassis. Me dê sua opinião.

A execução da suspensão, vai ser supervisionada por engenheiro, mas eu já queria chegar para ele com a idéia, experiências e opiniões de quem já fez.

Abraços.
    Bruno.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

COMO FAZER?

Se eu estivesse querendo comprar um chassis de CJ5, já estaria com ele, mas de CJ6, está dando um trabalho do cão. Ou acho ferrado demais, cheio de buracos, ou o carro inteiro, que, pela minha idéia, e os preços pedidos, acabam sendo prejuízo
    Foi por isso que eu decidí cortar e emendar o chassis do meu CJ5. Mas simples e mais barato.

Seria pedir muito, pedir detalhes do seu projeto, para eu verificar a viabilidade de cópia descarada? Sim, eu sei que seria, mas por favor, ajude um pobre iniciante
    Os detalhes que eu poderia passar estão nas fotos. A linha de emenda que eu escolhí foi entre a travessa trazeira e o suporte diateiro da mola trazeira. Emenda de 51 cm.

Eu vi no seu álbum, que a sua suspensão é um four link with panhard, com air springs. Como é que ficou?
    É exatamente isso. Quando desenhei a suspensão, era para ser mesmo a ar, só que na época, não haviam kits nacionais por isso rodei por um tempo com as molas helicoidais. Na minha suspensão, são meio que intercambiáveis. A suspensão é ótima, mas eu sou meio suspeito para falar. Começei pelo eixo traseiro mas, depois de rodar 2 quadras babei pelo próximo fim de semana para colocar no eixo dianteiro.

Eu estava querendo usar um modelo que vi repetidas vezes no site www.broncofix.com
    Uai, tu queres um Bronco ou um CJ?
    A suspensão do Bronco é quase como a da F100/F1000 (Twin I Beam). É um pouco complicado para colocar no jeep, pricipalmente a última, devido ao parafuso passante no meio do suporte de mola.

eu estava planejando no chassis híbrido da montana jeep frames
    Ótimos produtos, mas eu acho que sairia ainda mais caro fazer do CJ6 (deve ser só por encomenda) que lá nos EUA nunca foi padrão de beleza, ainda que tenham fabricado aquele trem do CJ8.

Cheguei a cogitar algo do tipo do kit procomp, de conversão do wrangler feixe de molas para helicoidais
    É o mesmo problema, para trazer, você teria que converter um chassis de CJ5 em CJ7, primeiro. 32 cm a mais no entre eixos, fora o alargamento da travessa trazeira.

Só fiquei meio em dúvida, com relação ao travamento do chassis. Me dê sua opinião
    O que você quer dizer com travamento?

A execução da suspensão, vai ser supervisionada por engenheiro, mas eu já queria chegar para êle com a idéia, experiências e opiniões de quem já fez
    Não se esqueça da inspeção veicular. Dependendo do caso pode ser que fique muito difícil licenciar depois. Veja que tem um tópico sobre o roteiro de inspeção nesse site, no item GERAL. Só para ter uma ideia.

Eu mesmo já estou preparando a minha documentação para não ser pego despreparado e olha que nem terminei o meu ainda.

Usuário
    Entrada
    31/03/2004
    Brigadão, Leopoldo.

Acho que vou seguir sua fórmula de transformar o CJ5 em CJ6.

O que eu perguntei de detalhes, era se jateou o chassis, ou escovou; tipo de solda usada; como você fez o reforço (tipo de material e método de solda). Além disso, era a medida da emenda. As suas fotos estão ótimas. Muito bem explicadas. Quero me preocupar com esses reforços agora, porque desmontar tudo depois para refazer, é demais. Além disso, acho que dei a sorte de conseguir um V8 a bom preço, e ele é muito pesado.

Quando eu comecei com os esboços da suspensão, há um tempo atrás, eu estava pensando em usar molas a ar também. O problema, é que quando entrei em contato com a airlift (www.airlift.com.br e fui muito bem atendido), entendi que só poderia utilizar as molas, como um adicional ao sistema que já estivesse usando. Na época, se não me engano, feixe sairia quase R$1500,00 por eixo e helicoidais, em torno de R$700,00, por eixo. Isso o kit de encher no posto. Isso me tirou a idéia da cabeça. Foi por isso que te perguntei como ficou. Não vi helicoidais nas suas fotos. Talvez você esteja me reavivando a idéia.

Não era a suspensão do Bronco que eu queria. Era um modelo que vi no site. Não era para Bronco. As fotos ficaram lá por menos de uma semana. Lembro-me até de um protesto de um dos usuários dizendo que Jeep era para meninas. Eram muito parecidas com o sistema da montana. Foi assim que encontrei o site da montana.

Fiz uma consulta de preço, pelo chassis do CJ5, a montana, e realmente, sairia mais em conta comprar um Wrangler, por aqui mesmo.

O kit procomp, só me deu a idéia do que fazer. Não acho que os custos compensem a importação.

Com travamento, me referia a fixação do chassis a carroceria. Com com os feixes, tudo trabalha junto. Com a nova suspensão, pensei em "agarrar" melhor a carroceria no chassis, mas fiquei em dúvida se isso acabaria por prejudicar o conjunto, levando a sobrecargas e rachaduras na fibraria (não vou chamar de lataria, porque quero usar fibra).

A oficina de inspeção, é relativamente perto da minha casa, vou tentar me informar com eles. Parece que precisa de nota fiscal, até das passagens de ônibus que precisar para ir buscar material.

Inté.
    Bruno.

Usuário
    Entrada
    31/03/2004
    Será que esse V8 valeria a pena? Consumo, adaptações etc?
    O rei da preferencia é o Powertech. Algum motivo deve ter.

Bruno.

Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Agradecimentos: 3
    Será que esse V8 valeria a pena? Consumo, adaptações etc?
    O rei da preferencia é o Powertech. Algum motivo deve ter.

Bruno.
    Ainda não andei com o meu, mas as vantagens são essas:
    Motor moderno, com Injeção Eletronica.
    Bloco do antigo, e ja testado e aprovado nas adaptações, 4.1 de opala.
    Muita força em baixa giro, excelente para trilhas.
    Relativamente barato e facil de se achar.

As pessoas que ja andaram com Powertech no Jipe, falam que é uma maravilha, mas a adaptação tem que ser bem feita e bem pensada, precisa mexer em cambio, diferencial e tambem na lataria...
    Mas V8 é outra história... Ainda vou ter um!
    []'s
    Gustavo

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem