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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de edwint
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    Red face radiador pode estourar?




    presados senhores mecanicos e entendidos,

    instalei recentemente em meu cj3 o motor ap1.8, conforme alguns mecanicos ak da minha cidade, fui informado que nao necessitaria do vaso espansor, visto que o radiador original é MUITO maior que o do motor ap. conforme debatido ak no site, uma pessoa me disse que corro o risco de um estouro no radiador. realmente corro este risco, uso tampa p/ 13 libras do fiat 147. algumas pesoas usam o vaso espançor mas este tambem fica lacrado. eu costumeiramente nao encho o radiador até a boca, deixo uns dois dedos p/ completa-lo.

    se necessário um vaso espansor pode resolver o problema? como instalar?

  • #2
    Usuário Avatar de José Augusto
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    edwint, explodir acho muito improvável.

    Se o volume de água é maior e a superfície de troca térmica tb, dificilmente haverá problema, o vaso expansor no seu caso ficaria mais como uma maneira de verificar o nível sem abrir a tampa.

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Como a tampa já declarada abre a uma pressão máxima de 13 lbs, não é só improvável (p<1/10exp5) mas extremamente improvável(p<1/10exp9), a não ser que vc encha o adiador com napalm.
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  • #4
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Edwint , os motores antigos , de baixo rendimento usavam radiador quase sem pressão
    O AP precisa trabalhar pressurizado, senão o fluido entra em ebulição dentro do cabeçote.
    Só não sei se pode pressurizar muito os antigos radiadores.
    Vamos esperar os experts.

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
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    João, que motores antigos?

    os de 1800 ?
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  • #6
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Leopoldo
    Os Continental e os BF 161 , será que trabalhavam com a mesma pressão destes modernos com sistema fechado?
    Sei lá...

  • #7
    Usuário Avatar de edwint
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    e aí? vou ter problema?

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
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    1- que eu saiba, a água entra em ebulição na mesma temperatura quando os motores estão na mesma altitude.

    2- Os motores a álcool trabalham em temperauras menores que os seus parentes a gasolina ... tanto um como o outro hoje apresentam o sistema selado.

    3- radiadores antigos eram em latão e soldados. Hoje, por causa de custos e evoluções, é em alumínio e plastico ... grampeados.

    4- Nos sitemas não selados, a tampa trabalhava em torno de +/- 9lbs. Com o sistema selado, a tampa trabalha com pressão até +/- 13lbs.

    5- Se essa diferença fosse tão impactante, o primeiro lugar que iria pro brejo seriam as mangueiras, mas pelo que eu tenha visto, elas não mudaram de espessura.

    6- Ainda não ví um selo de bloco pular por causa desse diferencial de pressão, nem a tampa do radiador, nem o corpo do radiador.

    7- uso o sistema em um motor de concepção dos anos 70 (o 302) e não tive problemas, aliás ... só deu sossego asssim.
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  • #9
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    [quote=leopoldo;360350]1- que eu saiba, a água entra em ebulição na mesma temperatura quando os motores estão na mesma altitude.

    2- Os motores a álcool trabalham em temperauras menores que os seus parentes a gasolina ... tanto um como o outro hoje apresentam o sistema selado.

    Leo, A pressão do sistema selado é exatamente para elevar a temperatura de ebulição de água. À pressão atmosférica normal, a agua ferve a 100°C, a pressão atmosférica +13 libras(Quase 1 kgf/cm2), essa temperatura de ebulição passa a quase 118°C, que pode ser ligeiramente elevada com adição de bons aditivos(não apenas corantes).
    Outra coisa que não se pode comparar é um V-8 , que trabalha sem esforço algum, com um AP1.8 que sempre vai estar no seu limite.

    Mas, o que vale é a grande experiência de vocês.

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por joão k. chiku
    pressão do sistema selado é exatamente para elevar a temperatura de ebulição de água. À pressão atmosférica normal, a agua ferve a 100°C, a pressão atmosférica +13 libras(Quase 1 kgf/cm2), essa temperatura de ebulição passa a quase 118°C .....
    Exatamente, o princípio da panela de pressão.

    E deve-se manter a água na fase líquida mesmo, porque a bomba não funciona se ela passar para a fase vapor.

    Porém, não vejo radicais alterações nos componentes para temer a pressão incrementada.

    SE não, haveriam centenas de carros adaptados vazando por aí.

    Por exemplo: As bombas antigas eram em FoFo, agora são em alumínio.
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  • #11
    Usuário Avatar de edwint
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    muito obrigado pessoal ! é muito bom poder contar com vc's.

    forte abraço, e boas trilhas...

    edwin
    varginha mg

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