Como comprei a minha SW4 em dezembro e em janeiro fiz um curso de Técnicas 4x4, novato mais com muita vontade de aprender.
Ontem, domingo, reunimos 7 carros do curso e fizemos um passeio pela praia de Itaipuaçu até Arraial do Cabo, parando para almoçar em Saquarema.
O carro se comportou maravilhosamente bem na areia fofa, tive um pequeno problema num trecho de subida, pois um carro da frente atolou, e eu tive que parar, e acabei não conseguindo força para a subida na areia.
Como novato que sou, meus pneus estavam com 28 libras – normalmente uso 31 – aí baixei para 23 e ultrapassei o obstáculo tranquilamente.
Após o almoço, seguimos em direção a Arraial, mais a falta de experiência me fez abortar o passeio.
Seguia tranquilamente o grupo, na trilha dos carros, e de repente o carro da frente começou a se enrolar na areia, então resolvi passar para a parte mais dura – perto do mar – achei que poderia aumentar mais a velocidade e acelerei e engatei a 5ª marcha e fui.
Conclusão:
forcei demais o motor e a temperatura começou a subir rapidamente e eu comecei a lembrar dos tópicos sobre cabeçote – quase bateu um desespero – mais, parei imediatamente, não deixando o ponteiro subir até o vermelho, deixei o motor funcionando em lenta e tudo voltou ao normal, mais como estava com o meu filho pequeno e a tempestade chegando, resolvi abortar voltando para casa pelo asfalto com a temperatura no nível normal.
Acredito que este tenha sido o meu erro, mais que consegui me safar a tempo, no mais valeu pela primeira experiência na areia, a viatura deu show mais o motorista vacilou


Abraços