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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Marcelo_Taz
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    08/01/2007
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    Talking Novato na areia, quase me f.....




    Como comprei a minha SW4 em dezembro e em janeiro fiz um curso de Técnicas 4x4, novato mais com muita vontade de aprender.

    Ontem, domingo, reunimos 7 carros do curso e fizemos um passeio pela praia de Itaipuaçu até Arraial do Cabo, parando para almoçar em Saquarema.

    O carro se comportou maravilhosamente bem na areia fofa, tive um pequeno problema num trecho de subida, pois um carro da frente atolou, e eu tive que parar, e acabei não conseguindo força para a subida na areia.

    Como novato que sou, meus pneus estavam com 28 libras – normalmente uso 31 – aí baixei para 23 e ultrapassei o obstáculo tranquilamente.

    Após o almoço, seguimos em direção a Arraial, mais a falta de experiência me fez abortar o passeio.

    Seguia tranquilamente o grupo, na trilha dos carros, e de repente o carro da frente começou a se enrolar na areia, então resolvi passar para a parte mais dura – perto do mar – achei que poderia aumentar mais a velocidade e acelerei e engatei a 5ª marcha e fui.

    Conclusão:
    forcei demais o motor e a temperatura começou a subir rapidamente e eu comecei a lembrar dos tópicos sobre cabeçote – quase bateu um desespero – mais, parei imediatamente, não deixando o ponteiro subir até o vermelho, deixei o motor funcionando em lenta e tudo voltou ao normal, mais como estava com o meu filho pequeno e a tempestade chegando, resolvi abortar voltando para casa pelo asfalto com a temperatura no nível normal.


    Acredito que este tenha sido o meu erro, mais que consegui me safar a tempo, no mais valeu pela primeira experiência na areia, a viatura deu show mais o motorista vacilou .

    Abraços
    A PRESSA PASSA E A MERDA FICA Nada como um dia após o outro
    Toyota SW4 3.0 TD - 99 ( Oncovô )

  • #2


    Parabéns Marcelo pela viatura e parabéns por andar de olho no painel...

    deixe ver umas coisas:

    - vc disse que andou na parte mais dura e em quinta marcha??? essa marcha era em reduzida ou normal 4x4 bloqueada???
    - se vc andou em quinta 4x4 normal na parte mais dura, não era pro teu motor aquecer...verifica se o fluido do radiador é o original toyota, vale a pena usar o que é vendido pela marca...quando comprasse fizesse a troca de todos os fluídos??? oléos, filtros, etc???
    - para melhorar o rendimento, reduzir o consumo, reduzir a temperatura do motor estala um cooler da maxcooler, vai ser outro carro e o risco de aquecer vai cair pela metade, em situações de uso em velocidade...

    abrs,

    Sérgio Holanda


    Citação Postado originalmente por Marcelo_Taz Ver Post
    Como comprei a minha SW4 em dezembro e em janeiro fiz um curso de Técnicas 4x4, novato mais com muita vontade de aprender.

    Ontem, domingo, reunimos 7 carros do curso e fizemos um passeio pela praia de Itaipuaçu até Arraial do Cabo, parando para almoçar em Saquarema.

    O carro se comportou maravilhosamente bem na areia fofa, tive um pequeno problema num trecho de subida, pois um carro da frente atolou, e eu tive que parar, e acabei não conseguindo força para a subida na areia.

    Como novato que sou, meus pneus estavam com 28 libras – normalmente uso 31 – aí baixei para 23 e ultrapassei o obstáculo tranquilamente.

    Após o almoço, seguimos em direção a Arraial, mais a falta de experiência me fez abortar o passeio.

    Seguia tranquilamente o grupo, na trilha dos carros, e de repente o carro da frente começou a se enrolar na areia, então resolvi passar para a parte mais dura – perto do mar – achei que poderia aumentar mais a velocidade e acelerei e engatei a 5ª marcha e fui.

    Conclusão:
    forcei demais o motor e a temperatura começou a subir rapidamente e eu comecei a lembrar dos tópicos sobre cabeçote – quase bateu um desespero – mais, parei imediatamente, não deixando o ponteiro subir até o vermelho, deixei o motor funcionando em lenta e tudo voltou ao normal, mais como estava com o meu filho pequeno e a tempestade chegando, resolvi abortar voltando para casa pelo asfalto com a temperatura no nível normal.

    Acredito que este tenha sido o meu erro, mais que consegui me safar a tempo, no mais valeu pela primeira experiência na areia, a viatura deu show mais o motorista vacilou .

    Abraços

  • #3
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    Valeu Sergio, mais eu, novato em areia estava em 3ª reduzida seguindo o comboio pela trilha de areia e resolvi sair da trilha e fui para a parte mais dura da areia e acelerei e mandei uma 5ª, claro que o motor passou a trabalhar gritando, acredito que por isso que a temperatura subiu.

    Detalhe: a areia de dura não tinha nada era bem fofinha.

    Este foi o meu vacilo?

    Obrigado
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  • #4
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    Quando comprei troquei geral, filtros, óleos, líquido do radiador - so não sei se é o original, ele está bem azul ainda.

    Já estou com 4.200 km rodados - comprei ela com 80.000 - e agora no carnaval farei mais 1.800 km, minha dúvida tbm é se troco o óleo antes dos 5.000 ou viajo e troco com 7.000 km?

    Valeu
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  • #5
    Vamos lá...

    - O fluído original da Toyota é VERMELHO;
    - o melhor óleo, para nós que estamos no nordeste, para sua viatura é o Castrol Turbo Max, se não me engano tá em nova embalagem;
    - sempre que trocar o óleo troque obrigatoriamente o filtro, mesmo a cada 5.000km, vale a pena o investimento, a SW4 que menos rodei foram 200.000km e vendi tava nova em folha, inclusive até hoje a vejo nas ruas nas mãos de um corôa;
    - troque o óleo antes dos 5.000km, os otores a diesel trabalham com uma taxa de compressão muito alta e o óleo perde a fluidez mais cedo, eu por exemplo não acredito em óleos de 10, 15 mil km ou mais...quando comprei a nova hilux as trocas são de 10 em 10 mil km, eu sempre troquei de 5 em 5mil km contra a vontade da autorizada em carimbar meu livreto de garantia. Mais uma vez lembro, troca o filtro de óleo também...não precisa ser o original, pois uso os Frans e são muito bons.

    Marcelo qualquer dúvida estamos aqui no fórum pra ajudar, pois já passamos pelas mesmas!!!

    abrs,

    Sérgio Holanda


    Citação Postado originalmente por Marcelo_Taz Ver Post
    Quando comprei troquei geral, filtros, óleos, líquido do radiador - so não sei se é o original, ele está bem azul ainda.

    Já estou com 4.200 km rodados - comprei ela com 80.000 - e agora no carnaval farei mais 1.800 km, minha dúvida tbm é se troco o óleo antes dos 5.000 ou viajo e troco com 7.000 km?

    Valeu

  • #6
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    Valeu as dicas Sérgio.

    Quanto as trocas de óleo eu sou bem radical nesse ponto, pra vc ter uma idéia eu tenho um Gol CL 92 - gasolina - 160.000 km, nunca completei o óleo dele, o bichinho vira redondo. Manutenção preventiva é tudo.

    Agora vou observar este fluído, e trocarei pelo original.

    Mudando de assunto, a família da minha mulher é do Ceará e é Holanda tbm.

    Abraços

    Marcelo Taz
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  • #7


    Grande Marcelo,

    faz os testes...vc para na areia e ver se na 4x4 normal vai, estica um pouco as marchas e tenta andar na marcha mais alta sem perda de potência...se não der vai na reduzida, mas mesmo em quinta marcha nunca passe de 60km/h, pois ai vai ta fervendo teu motor...

    em relação a presão dos pneus, se a areia for muito fofa anda entre 15 e 20 libras, vai ajudar bastante, pra vc ter idéia, quando ficamos preso em um caldeirão nas dunas para sairmos andamos com 9libras de presão...

    abrs,

    Sérgio Holanda


    Citação Postado originalmente por Marcelo_Taz Ver Post
    Valeu Sergio, mais eu, novato em areia estava em 3ª reduzida seguindo o comboio pela trilha de areia e resolvi sair da trilha e fui para a parte mais dura da areia e acelerei e mandei uma 5ª, claro que o motor passou a trabalhar gritando, acredito que por isso que a temperatura subiu.

    Detalhe: a areia de dura não tinha nada era bem fofinha.

    Este foi o meu vacilo?

    Obrigado

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