x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 15

Hybrid View

  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    Question O uso de quebra mato e a resolução CONTRAN




    Prezados
    Fui informado por um amigo que recentemente o Contran regulamentou o uso do quebra mato em veículos automotores. Tenho uma SW4 1995 equipada com esse acessório a muitos anos. Caso esse meu equipamento esteja fora do "padrão" estabelecido agora, como fica a minha situação?

  • #2
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    53
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    Luiz,

    Desculpe, mas uma procurada no fórum pode sanar suas dúvidas. Antes de postar um novo tópico, e isso aqui acabar bagunçado que nem o Orkut, vasculhe o que já foi postado. Normalmente alguém já colocou algum tópico tratando do assunto...
    Falando especificamente do quebra-mato, até agora está tudo muito confuso, existem interpretações divergentes da legislação. Acho que só o tempo irá sanar estas dúvidas.
    De qualquer forma, você tem até o final do ano pra retirar o quebra-mato ou para que o seu seja enquadrado dentro da regulamentação. Não é para sair que nem louco tirando o equipamento. Ninguém vai te multar por utilizá-lo.
    Veja o que já está sendo discutido em:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=15038
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=24129
    Busque também informação no site do Denatran, onde você pode ver a Resolução na íntegra:
    http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm
    Procure pela Resolução 215.

    []'s
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #3
    Usuário Avatar de rafael.hh
    Entrada
    05/08/2006
    Idade
    42
    Posts
    48
    Agradecimentos: 0
    de acordo!

    outro ponto que devemos avaliar é essa avalanche de carrinhos "adventures" da vida, que tem de fábrica pino de reboque e quebra-mato. como as montadoras se resguardarão perante ao CONTRAN e suas afamadas resoluções?

    será que elas disfarçaram esses acessórios como "quebra-moita"??? (como foi citado nos outros tópicos sobre o assunto)

    se for assim, minha band tem quebra-moita desde criancinha...

    abs!!

  • #4
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    53
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por rafael.hh Ver Post
    de acordo!

    outro ponto que devemos avaliar é essa avalanche de carrinhos "adventures" da vida, que tem de fábrica pino de reboque e quebra-mato. como as montadoras se resguardarão perante ao CONTRAN e suas afamadas resoluções?

    será que elas disfarçaram esses acessórios como "quebra-moita"??? (como foi citado nos outros tópicos sobre o assunto)

    se for assim, minha band tem quebra-moita desde criancinha...

    abs!!
    A linha Adventure não tem e nunca teve engate de fábrica. Só quebra-mato.
    E a resolução diz que os carros que tiverem este acessório como original de fábrica não estão obrigados a retirar. Neste caso, que é dono de um Adventure pode utilizar o veículo sem problemas.
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #5
    Banido
    Entrada
    29/07/2006
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0

    Resolução CONTRAN n. 215

    A resolução do Contran que trata do quebra-mato é a de nº 215, que somente entrará em vigor em dezembro de 2007 (preparem-se), e está resumida abaixo. Para acessá-la na íntegra entrar em:
    http://www.denatran.gov.br/download/...OLUCAO_215.doc

    Em relação ao guincho, a resolução nº 215 é omissa. Ou seja, não há proibição nessa resolução, nem em outras do Contran, da utilização de guincho. Pelo menos por enquanto...
    Abraços.
    Antonio.


    Contran regulamenta o uso do quebra-mato

    publicado em 27 de dezembro de 2006
    Publicada nesta quarta-feira, a Resolução 215 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamenta a fabricação, instalação e o uso do equipamento denominado quebra-mato. Devido aos riscos que a sua má utilização pode apresentar, prejudicando, por exemplo, a eficácia do Air Bag e podendo proporcionar risco adicional em acidentes, o Contran definiu normas de uso e estabeleceu o prazo, a contar de hoje, de 365 dias para que todos os veículos estejam de acordo com os requisitos previstos. Com exceção dos veículos originalmente equipados com o quebra-mato que obtiveram o código de Marca / Modelo / Versão até a data de publicação da Resolução, os veículos utilizados na prestação e manutenção de serviços de utilidade pública, militares e os de órgãos de segurança pública, todos os demais que tenham peso bruto total de até 3.500kg deverão seguir as normas do Contran.
    O Conselho definiu que os veículos só poderão utilizar o dispositivo quebra-mato produzido por empresas devidamente registradas no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). O Instituto estabelecerá em 180 dias os requisitos necessários para a concessão do registro. Será obrigatório também, que os fabricantes e importadores de veículos equipados originalmente com o quebra-mato informem no manual do proprietário os pontos de ancoragem, peso máximo do conjunto de quebra-mato e componentes utilizados para a instalação, largura e altura do equipamento.
    Será necessário ainda que o quebra-mato possua uma plaqueta indelével contento no mínimo as seguintes informações: identificação do fabricante do quebra-mato (razão social e CNPJ), modelo do veículo ao qual se destina, peso e dimensões do quebra-mato, referência a Resolução do 215 do Contran e identificação do registro da empresa no INMETRO. De acordo com a Resolução do Contran, serão dispensados do uso da plaqueta os veículos originalmente equipados com dispositivo quebra-mato, bem como aqueles em circulação que possuam dispositivo que atenda os requisitos previstos nas normas do Contran.
    Entre os procedimentos de construção e montagem do quebra-mato previstos no Anexo da Resolução 215, estão a altura máxima do dispositivo, que não deve situar-se, em nenhum ponto, a mais de 50 mm acima da borda da tampa do compartimento do motor e a massa total do dispositivo, incluindo todas as braçadeiras e fixações, não deve exceder 1,2% da massa do veículo para o qual foi concebido, até um limite máximo de 18 kg. Em 365 dias estará proibido o uso do quebra-mato em desacordo com as normas. Quem descumprir estará cometendo infração grave, prevista no artigo 230, inciso XII do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo para regularização.


  • #6

    ... guincho...

    a resoluções do contram sào, de fato, omissas em relação ao guincho...
    contudo, se examinares a instruçào do quebra-mato (tamanho, medidas e especificações) verás que é quase impossível instalar um guincho ali.......
    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
    Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade