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  • #1

    Temperatura normal do motor om314/608?




    Pessoal, comprei há pouco minha Band 87, curta..motor 608, com pneus 33´´ e tenho estranhado a temperatura de funcionamento do motor q nunca ultrapassa os 40 graus (o primeiro número do indicador do painel das bands modernas - não estou certo do valor exato). De início, pensei estar com problemas no indicador e na batatinha da temperatura do motor, q já foram substituídas por outras e a temperatura não muda. O consumo dela está em torno dos 10 km/l na estrada q acho ser normal. Pergunto se podem ter aberto a válvula termostárica dela, p/ ela trabalhar com o motor mais frio? Se sim, isso trás algum problema ao motor?Ao consumo?

  • #2
    Banido
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    valvula

    "Pergunto se podem ter aberto a válvula termostárica dela, p/ ela trabalhar com o motor mais frio? Se sim, isso trás algum problema ao motor?Ao consumo?"

    A minha estah com a valvula aberta também (acho).
    Andei pesquisando e vi algumas funções extras da tal valvula:
    1. abre quando estah quente a temperatura da água, afim do motor trabalhar na temperatura ideal (por volta de 90 dependendo do motor);
    2. fecha quando o motor estah frio, nao permitindo a circulação livre da agua.

    A segunda função dela eh importantíssima pois permite uma melhor queima do combustível, melhor lubrificação (devido a temperatura do oleo), menor atrito das partes internas devido a expansao correta com a temperatura.

    Ainda nao troquei a minha valvula, mas vou ver dentro em breve.

  • #3
    Olá Pilz.

    A minha Band também usa o motor 608 e a temperatura está sempre por volta de 70 graus. As vezes, numa subida longa e puxada chega a 75. Não sei lhe dizer se esta é a temperatura correta, mas acredito que 40 graus como você informou seja muito baixo. E, salvo melhor juízo dos experts que existem neste forum, acredito que 40 graus seja uma temperatura muito abaixo da temperatura ideal desse motor e lhe seria prejudicial. Acredito ainda, embora você já tenha dito que trocou o medidor e a cebolinha, que deva estar ocorrendo algum erro de medição, pois é um valor muito baixo e que rapidamente seria atingido com o funcionamento. Em tempo, o sistema de arrefecimento é original ?.

    Abraços.

    Gildo.

  • #4
    Olha gente, desde já agredecendo as msgs postadas, resolvi novamente hj dar uma checada no marcador e na cebolinha da temperatura (comprei outra) e nada muda...A temperatura sobe um pouco, mas um pouco mesmo qdo exigo um pouco mais do motor como qdo subo uma serra, mas nada significativo....Em tempo, o sistema de arrefecimento é original...
    Pergunto aos amigos o seguinte: pelo q verifiquei há duas válvulas de temperatura p/ o meu motor....uma q trabalha a 82 graus e outra a 88 se não me engano...não sei ao certo qual devo adquirir...alguma sugestão?

  • #5
    Aproveito p/ pedir a algum amigo q me informe algum site ou fone onde eu possa comprar peças de band...

  • #6

    Temperatura do 608

    Olá Pilz.

    Não sei se você já viu, mas a temperatura normal de funcionamento do 608, sgundo o manual do proprietário da Band é de 80 a 95 graus. A temperatura do início de abertura do termostato é de 69 a 73 graus. Segue anexo cópia do citado manual, pois não me lembro onde o encontrei.

    Abraços.

    Gildo.

  • #7
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Citação Postado originalmente por Pilz Ver Post
    (...) temperatura de funcionamento do motor(...)
    Pilz,

    Além do Manual do Propietário que o Gildo enviou, veja o manual do motor em http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/ .


    []´s

    Aurélio
    sspfoa

  • #8
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    om364

    A minha band ano 93, motor om 364, fica com a temperatura entre 60º e 70º, nesse pouco tempo q tenho ela (uns 10 meses) nao apresentou problemas algum devido a essa temperatura, e já peguei estrada várias vezes com ela, incluindo serra.

  • #9
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Pessoal:
    To com o mesmo problema do Pilz...
    Só que a minha band é OM-364.
    O marcador original nao sai de 50 graus (primeira marca do relogio do painel).

    O que fiz:
    - Aterrei o fio que sai do bulbo no bloco e vi que o relógio estava funcionando bem.
    - Troquei o sensor da temperatura e o relogio nem se mexeu.
    - Instalei um termometro mecanico da cronomac que era da rural e nem se mexeu também.
    - Hoje com o termometro da cronomac instalado, rodei uns 25 kms, e depois ao chegar no destino olhei o marcador e nem tinha mexido. O que fiz? peguei um termometro de mercurio até 100 graus, abri o radiador e mergulhei ele la dentro. resultado: 53 graus!!!

    - O procedimento que medir a temperatura da agua no radiador é adequada? acredito que sim... porém... vai q nao deveria né?
    - É possivel um motor trabalhar nessa faixa de temperatura????
    - Ja adianto que a band era do Espirito Santo e talvez ela nao tenha a valvula termostatica (nao abri para ver...)

    sera problema da valvula??

    abracos
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #10
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    André:

    Numa msg anterior, informei problemas com aquecimento na band.
    Não cheguei a medir a temperatura no radiador, mas queimou a junta do motor (OM 314). Não sei se do 364 é o mesmo local de medição da temperatura.
    O problema no meu caso foi justamente a válvula termostática que travou fechada, não retornando a água quente do motor para o radiador.
    Então, não havia dissipação do calor no radiador.
    O termostato do meu motor é no bloco, e não no radiador. Não sei como é no 364, mas se o termostato for no radiador, pode ser justamente a válvula travada.
    Por outro lado, se for também no bloco, é muito possível que esteja sem a válvula. tenho amigos que andam sem a válvula, já que por aqui não há muita queda da temperatura ambiente. Parece que muita gente retira a válvula. Como aí em PAlegre há temperaturas muito baixas, coném dar uma olhada, que vai fazer falta a válvula, se estiver sem. Acredito que a verificação no 364 seja simples como no 314.
    []'s

  • #11
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Citação Postado originalmente por Flavioc Ver Post
    André:
    O termostato do meu motor é no bloco, e não no radiador. Não sei como é no 364, mas se o termostato for no radiador, pode ser justamente a válvula travada.
    No 364 é tb no bloco, fica perto da valvula termostatica. Eu penso se teve um trabalho todo de engenharia é pq essa valvula tem motivo para existir e vou trocar a valvula e ver a que temperatura o motor vai..

    Pelo que vi, basta retirar 2 ou 3 parafusos que solta a valvula.
    []'s[/QUOTE]

    sds
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #12
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Citação Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    Pessoal:
    To com o mesmo problema do Pilz...
    Só que a minha band é OM-364.
    O marcador original nao sai de 50 graus (primeira marca do relogio do painel).

    O que fiz:
    - Aterrei o fio que sai do bulbo no bloco e vi que o relógio estava funcionando bem.
    - Troquei o sensor da temperatura e o relogio nem se mexeu.
    - Instalei um termometro mecanico da cronomac que era da rural e nem se mexeu também.
    - Hoje com o termometro da cronomac instalado, rodei uns 25 kms, e depois ao chegar no destino olhei o marcador e nem tinha mexido. O que fiz? peguei um termometro de mercurio até 100 graus, abri o radiador e mergulhei ele la dentro. resultado: 53 graus!!!

    - O procedimento que medir a temperatura da agua no radiador é adequada? acredito que sim... porém... vai q nao deveria né?
    - É possivel um motor trabalhar nessa faixa de temperatura????
    - Ja adianto que a band era do Espirito Santo e talvez ela nao tenha a valvula termostatica (nao abri para ver...)

    sera problema da valvula??

    abracos
    andre
    André
    Esse motor teu deve estar sem a válvula termostática, o que , principalmente em lugares muito frio , como POA, é super prejudicial ao motor, provoca desgaste acentuado dos cilindros, além de queima imcompleta, o que é ruim para a natureza e para o bolso.
    Como teu motor é original de um caminhão de 7 ton. na Band com seus 1.8 ton , trabalha folgadamente, nem esquenta.

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