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  • #1

    Smile Dúvida cruel: Niva AP x Niva Original




    Oi Pessoal,

    Estou agora decido a comprar o Russo... (minha familia já teve 2 Lada Laika 0km)... mas vem a dúvida cruel...

    Tenho que decidir entre 2 carros:

    - Niva 1: motor original com 20 mil km, pneus fonteira, bagageiro, 6 farois de milha, bancos procar e outros detalhes.

    - Niva 2: motor AP 2.0 com kit bacelar, pneus 215 (mau estado), bagageiro, 6 farois de milha, bancos de tipo e outros detalhes (tem todo o sistema de ar condicionado desligado - só montar).

    Os 2 estão com valores similares... beirando os R$ 9500. O que vcs acham?

  • #2

    Wink

    Já vai de AP ! É mais facil trocar os pneus do que corrente de motor alternado motor de partida etc !

  • #3
    É melhor vc fazer um balanço de qto vc vai gastar para colocar cada Niva (original ou AP) do jeito que vc quer... por 9.500 latinhas o AP tá barato demais... tem que ver se não tem outras coisas pra fazer no Niva AP... verifique o estado do câmbio, caixa de transferência, caixa de direção, longarinas, etc... pneus vc gastará em torno de 250 a 450 cada... eu recebi orçamento dos BlackStar Guyane 175R16... custam 295 latinhas cada... não tá tão caro como pensei. Só pra vc ter uma idéia, pra arrumar minha caixa de marchas eu gastarei pelo menos umas 1.200 latinhas (1a., 2a. e 3a. estão arranhando). A caixa de direção aliviada está com folga e trinca nos suportes da lataria e isso vai umas 200 latinhas.

  • #4
    Eu ficaria com o original... Aí vc vai deixando ele do jeito q quer com o tempo...e dinheiro claro,hehehe...
    O motor AP pode até ser melhor,mas a adaptação não foi acompanhada por vc,ou seja,pode dar dores de cabeça proveninetes do antigo dono... E os bancos Procar são otimos!pneu frotiera entao?! maravilhosos!hehehe
    vai nessa!

  • #5

    Smile

    Alexandre, tenho uma oficina de funilaria e pintura e a 8 anos fasso manutenção nos nivas da moçada e posso dizer com certeza que o motor AP não é bem como o pessoal fala. o consumo por exemplo não é muito diferente (a menos que seja um AP injetado). o melhor AP pro niva é o 1.8 e mesmo assim da problemas com eixo piloto do cambio e carter furado(se não foi feito uma boa adaptação o carter fica raspando no diferencial) não tem nada de errado com o motor original do niva, é um exelente motor e tambem confiavel, bem regulado faz 7km cidade e 9km estrada, nada mal pra um jeep com tração integral. o niva foi feito pra andar a 110km, pra que um motorsão se não tem estrutura pra isso. a maior preocupação deve se dada a lataria e estrutura do niva, assoalho principalmente. um niva ruim de lata é muito dificil de deixar bom sem gastar muita grana, falo isso por experiencia e não por palpite de quem não entende nada de niva. ja tive 4 nivas e agora estou com um 95 que pretendo passar a alcool e instalar injeção eletronica. fica ótimo e pouco um mais economico. e lembre-se niva com motor original com 20kms é o sonho de muitos niveiros.

  • #6

    Smile

    Niva 91 com 20000Km a menos de 10mil reau Isso é o que me incomoda
    Estou com o Niva a quase 5 anos e minha média é 10/ano !

    Tambem concordo que o melhor é um 1.8 e que não se ganha nada em consumo, afinal de contas peso e diferenciais não mudão ! porque o consumo ia ser menor

    Matou a pau quando disse que a maior preocupação é com a lata do carro Pô é monobloco! Se tiver amassados nas longarinas e assoalho e caixa de ar podre pode esquecer (falo isso por experiencia propria tb )

    Bom, é que é facil ficar palpitando a distancia né

    Eu particularmente não troco meu motor por um AP, pois fica muito mais barato retificar um VAZ 2121 inteiro do que fazer uma boa adaptação Só que estamos falando de um já adptado né pelo mesmo preço


    Supunhetemos que as latas dos dois carros estejam impecaveis Tá bom que estejam equivalentes
    E que a incognita seja apenas o motor
    Com qual motor ficar
    Com um que seja reconhecidamente facil de manutenção ou um que quase todos os mecanicos torcem o nariz
    Um que tenha torque a vontade a ponto de moer sua caixa satélite ou um que mesmo com o pé no fundo perde velocidade na subida

    IHHHHH Essa discução vai longe

    Falndo em funileiro Vanderlei, vc não quer fazer o meu carro não

    ps- eu mesmo faço a manutenção do meu carro de tão facil que é e porque enchi osaco de levar o carro em mecanico or ai e escutar que -"Eu não mexo nesse carro"

  • #7
    O niva original está com 20mil km de motor (retificado) e parece estar bem novo. Esta todo original.

    O niva AP está com um motor AP com 52 mil km (comprado zero) e instalado com kit Bacelar, está tb com um reforço muito bem feito com nas longarinas do carro com chapa.

  • #8

    Talking

    se eu fosse adaptar um AP no meu niva, eu colocaria um AP 1.6 com polia regulavel, pois ele teria o mesmo desempenho do motor original do niva só que mais economico. mais eu ainda ficaria com o niva original. e quanto a você Alexandre, manda seu niva aqui que eu dou um jeito nele. trabalhei 16 anos em uma concessionária GM restaurando carros antigos do patrão. esse niva não da pro cheiro! hà, e pro amigo PEDROKADAK( recebi sua menssagem mais não consigo abrir). de niva eu entendo mais de computador eu sou uma negação, levei um mês tentando entrar no forum de qualquer forma mande um e-mail pra mim jvforner@ig.com.br

  • #9
    Usuário Avatar de Hamilton
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    Agradecimentos: 0
    Prezado Vanderlei,

    Eu adicionei você como amigo aqui na minha lista pois no futuro estarei escolhendo um funileiro para fazer reparos no meu Niva 93/94 que comprei recentemente.

    Espero que você mesmo não sendo o escolhido continue fazendo parte da minha lista de amigos do Niva.

    Ainda não conheço ninguém que tenha Niva aqui da minha cidade (Campinas) e posso te dizer que comprei meu Niva no escuro, no puro impulso mesmo, mas apesar de ter que fazer uma bela duma manutenção e revisão preventiva estou feliz com ele e penso em melhorá-lo mais ainda, pois afinal, após ouvir tantas opiniões desestimulantes percebi que a verdade mesmo está dentro da gente: quem escolheu o carro fui eu, e se fiz por merecer um Niva fico com ele. Gosto é gosto.

    Abraço amigo.

  • #10
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    Eu ainda prefiro comprar o original e transformar eu mesmo, assim acompanho como foi feito. Gastamos mesmo pra passar para 1.8 (Pistão de Tempra) e rebaixar o cabeçote do que instalar um AP, fora documentação. Ademais, chegamos assim aos mesmos 100 cv (dizem!!) que um Ap 1.8.
    Niva é paixão mesmo...Hamilton, tenho fotos detalhadas da reforma de meu Niva no flog abaixo...

  • #11

    Smile

    oi Hamilton, agradeço a gentileza. você fez uma ótima escolha, o niva alem de ser um carro de passeio encara qualquer trilha, mesmo as mais pesadas. todo mundo diz que tal jeep é melhor ou que aquele é pior, mais não tem nada a ver. tudo é questão de técnica e acessórios. ja vi neguinho se matando de engesa pra passar um obstáculo e em seguida um outro cara de gaiola passar na maior manha no mesmo lugar. como eu disse nem todo mundo é corintiano.

    e você Rones, ja viu um niva pantanal vermelho ai em Vitória sendo conduzido por um alemão(Marcão)? esse niva era meu

  • #12
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    Olá Vanderlei, já vi sim o Pantanal vermelho...tinha até as rodas, mas estava de filme nos vidros e não percebei se o cara era alemão...rssss

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