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Tópico: Freios + Pneus

  • #1
    Usuário Avatar de Marcelo Fialho
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    Thumbs up Freios + Pneus




    Olá Pessoal,

    Acabo de comprar meu Niva. Encontrei um exemplar em ótimo estado perto de muitos que ví pelo caminho. O mesmo veio com os pneus michelin 175/16 praticamente 100% on road.
    Gostaria de saber qual pneu que vocês sugerem para uso misto, já que pretendo trabalhar com o carro durante a semana e sujar ele de barro aos finais de semana.

    Outra dúvida, existe algum tipo de adaptação fácil para otimizar a frenagem do Niva, que me pareceu um tanto deficiente em situação mais bruscas?

    Valeu!

    Abraços a todos do fórum

  • #2
    o meu tá com pneu tipo frontiera argentino...eu disse "tipo"....hehehehehe
    E eles são bons no asfalto e bom na lama...
    Quanto ao freio...tem gente que poe os freios a disco do corsa,ficam bons ao primeiro momento,mas depois .....é outra história....
    auehaueae
    o certo mesmo é você dar um upgrade no sistema de freio original...troca as lona traseira,pastilha diantera,e beleza!!!
    Coloca umas foto aih da sua viatura!!!parabens pela sua aquisição!!!

  • #3
    Marcelo, eu recomendo os Black-Star Guyane... dá uma olha em http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/ Meu Niva estava equipado com pneus iguais a esse, mas eram da marca LionTracker, remolds, medida 215x80x16... os Guyanes são iguais as medidas dos pneus originais para o Niva: 175x80x16...

  • #4
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    Realmente o desenho dos BlackStar são muito bons e o custo benefício também é. Se vc não liga por ter pneus recapados, vá de genius 1001 que é o mesmo desenho.

    Pedro, só um detalhe, o seu pneu ou é Frontiera ou é Argentino. São dois desenhos distintos.

    []´s

  • #5
    Só para constar, conforme o fabricante, o modelo Guyane é 80% off-road e 20% onroad... a vantagem do desenho desse modelo é que ele roda razoavelmente no asfalto (faz barulho a mais de 80km/h e pula um pouco a mais de 100km/h), mas se sai muito bem na terra, dificilmente deixando o niveiro na mão por atolamento ou afim... atualmente uso BFGoodrich 205x75x15, 80% onroad e 20% off-road... com esses pneus nunca atolei o carro, mas tb nunca passei por situações extremas... por outro lado, ao subir uma rampa com inclinação pouco mais de 60° de solo pedrogoso, o Niva só subiu na quarta tentativa e com reduzida e o bloqueio engatado, ou seja, com isso coloquei a integridade dos diferenciais em risco... com os pneus antigos, 80% off-road e iguais aos Guyanes, que equipavam meu Niva, nunca atolei, nem em situações extremas... teve uma vez em Brotas que a lama chegava a raspar no assoalho e, mesmo assim, consegui transpor o obstáculo... qto aos pneus da Geninho, a maioria fala muito bem e eles são recapados a frio, dizem que esse processo é melhor...

  • #6
    Chefao, tem varios topicos sobre estes mesmos assuntos...

    Freio o que fiz depois de pesquisar: troca e ajuste fino das lonas traseiras. Troca do freio de máo.
    Troca de pastilhas e retifica do disco. Melhorou 60% do que era.

    Nào ficou freios digitais como carro 2006, mas atendem bem, boa altura do pedal.

    Veja, se vc ja investiu ou se estas partes estáo ok, vá direto para a troca do cilindro mestre e boa. Atente para as varias adaptaçoes que este sistema exige.

    Pneus: niva é muito chato para pneu. Primeiro que o mundo usa aro 15 e o niva usa 16", só ai é uma m.

    Atente para medidas que caibamsem enroscar, principalmente pneus com cravos laterais.

    To doido para por um jogo cross no meu, ele tem militares. Este desenho é meio 50/50 mas quero mais agressivo. O duro é achar assim...os guyane sao bons tb.

    Abraço

  • #7
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    ainda assim recomendo os blackstar 175 ou 195 R 16. Dão conta do recado na cidade e campo. Freios? Pense já em hidrovácuo e cilindro mestre modernos: GM, Fiat ou VW...jah vi todos (uso GM) e muda completamente o comportamento dos freios.

  • #8
    Marcelo, parabéns pela aquisição e espero que tenha muitos bons momentos com o novo "brinquedinho".
    Sobre os freios, é sempre importante uma boa revisão, verificando discos, tambores, lonas, pastilhas, burrinhos, servo, pinças, etc... ou seja, uma geral neles. Mas caso persista a baixa eficiência, dê uma olhada neste tópico que possui a descrição de uma adaptação bem legal aparentemente.
    Abraços!
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ighlight=siena
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #9
    opa...tinha certeza q era a mesma coisa,aheuaueaueae
    bom,entao acho q nenhum dos dois,aheuaheuaheuae
    q mankda!hehehehee

  • #10
    Usuário Avatar de Marcelo Fialho
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    Luz no Horizonte

    Galera, valeu pelas respostas.

    Com o niva com menos de duas semanas, esse mundo 4x4 ainda está um pouco obscuro, mas o horizonte parece estar clareando. Pelo que pude notar, essa cordialidade entre os jipeiros nos dá boas oportunidades de dividir idéias e informações ajudando os que menos sabem e agregando ainda mais para os "macacos velho" hehehe.
    Vou com certeza dar prioridade para os freios, pois penso em usar o Nivinha no dia a dia (apesar do alto consumo ainda sem o bendito GNV). Os pneus serão os próximos alvos (apesar do meu bolso estar mirando bem longe deles....). Vou procurar saber mais detalhes...$$$... dos BS Guyanes aqui por São Paulo. Indicam algum lugar???

    Grande abraço e assim que eu desvendar o segredos de como anexar as fotos, postarei aqui pra galera ver.

    Marcelo

  • #11
    Ontem recebi o orçamento, do Caminhos da Pedra 4x4, dos pneus BlackStar Guyane 175R16... custam 295 latinhas cada... o frete fica em torno de 30 latinhas os quatro pneus... a entrega é feita diretamente de Sampa... não achei tão caro assim...

  • #12
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    Uso estes Blackstar 175...estou muito satisfeito. Fotos deles no Niva? Vejam em meu flog...

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