Amigo, se o niva e o motor estiver em ordem, pode comprar. Esse motor FIAT encaixa como uma luva no câmbio Lada. O julgo o melhor motor diesel para os Nivas. É perfeito. Bem econômico e durável também. Pergunte ao proprietário, se possível, onde ele adquire as peças e/ou motor desse. Temos um contato no RS, mas o cara falou que tem encontrado dificuldade de trazer motores usados para a venda. A Receita tá severa. Acho uma ótima opção de compra. Claro, depois você terá algumas coisas a fazer, como em qualquer um que pegar, como a instalação de homocinética na transmissão para acabar com as rachaduras no assoalho e a maldita vibração, bem como a manutenção periódica naquele biscoitão de borracha. Se todos soubessem o que é a homocinética na transmissão, já teriam instalado. Fui dono de Niva diesel (VW Turbo Intercooler). Se quiser papear mais, fique à vontade para me adicionar no MSN. Abração.
Gente, terça à noite, ao retornar pra casa, deparei-me com um Fiorino (furgão) azul, com os logos da UnB (Universidade de Brasília) e FIAT nas laterais. Ao repará-lo melhor, notei certa fumacinha no escapamento, durante as retomadas de velocidade. Aproximei do veículo, que tem placa verde, e vi que se tratava de um Fiorino 1.7D. Isso mesmo, o carro é utilizado pela Universidade para apoio a pessoas portadoras de deficiência e parece que tem apoio da FIAT. Mas o que interessa é o motor em si. Anda pacas, nem turbo tinha. Estávamos no subidão do Colorado (pra quem conhece sabe como é, para quem não conhece, tem aproximadamente 4 kms de extensão e é íngreme). Eu, que estava na S-10 2.2 MPFI, penei para alcançá-lo. Detalhe, ele estava carregado. Fiquei maluco com o carrinho, muito fera!!! Acho mesmo ser esse motor a melhor opção para os russos. Abraços.