Caros Companheiros
Tenho uma Ford Explorer V6 XLT 95.
Depois de ter tido um problema da Caixa de Transferencia da 4x4 e ter sido reparado, apareceu um outro sintoma: quando estou utilizando o freio motor, ou seja, estando engrenado e reodando normalmente, se tirar o pé do acelerador, aparece um ruído de motorização da caixa de transferência (ao menos parece ser de lá). A possante está rodando normal, mas logo ao pega-la no mecânico após o reparo da caixa ela passou a ter este sintoma. Liguei para ele imediatamente e ele pediu que retornasse para dar uma olhada. Não parece ser problema mecânico, pois o carro permanece andando normalmente. Ao mesmo tempo não me parece elétrico. Já apensei em embreagem...mas deve ser por aí, ou na caixa de transferencia ou na embreagem. Para que o ruído desapareça na mesma hora, aperta-se a embreagem e colaca-se em ponto morto. Dois ou tres segundos após esta manobra, engrena-se novamente e acelera que tudo volta ao normal, até tirarmos o pé novamente do acelerador estando engrenado,, seja lá em que marcha. Como o carro está parado deixei para retornar ao mecânico após ter avaliado melhor o sintoma (não gosto de chegar no escuro no mecânico, a pior coisa que há é quando o problema acontece com vc e não com ele), e agora já tenho esta idéia de quando ela apresenta este sintoma. E é o que estou apresentando pra vcs. Gostaria de saber se têm alguma dica pra contar...
Antecipadamente grato.
Eron RJ