Quase todos sempre se depararam com a situação de parar em uma loja para trocar o seu carro.
Você procura bastante, acredita na garantia principalmente de uma concessionária, verifica o carro objeto de sua compra, daí oferece o seu na troca.
Então eis que aparece o "avaliador" dos carros usados, e este joga o preço do seu carro, em média, 20% abaixo do valor da tabela FIPE. Você negocia, tenta entender o porque de tanta diferença e ele diz que são os impostos que ele tem que pagar com a emissão de "nota de Compra" para o seu carro.
Pelo que eu saiba, para venda de mercadorias sempre incide o ICMS (18% para SP), só que na hora da empresa pagar este ICMS, vc paga sobre o lucro, pois ele não é cumulativo.
Mas para esta "nota de compra" eu não sei como funciona.
Alguém aqui conseguiria explicar esta "matemática" das lojas de carro para desvalorizar tanto um carro na compra?
Logicamente essa desvalorização varia de 5% a 30% do valor do seu carro.... e cada um dá uma justificativa diferente.
Eu queria entender como isto funciona, para até poder negociar melhor.
Alguém conseguiria montar um "caso" para análise mostrando todo o Trâmite legal de uma loja para comprar e vender um carro?
Obrigado