A loja paga impostos (ICMS mais IR) sobre o lucro apurado na comercialização do veículo.
Paga ainda comissão para o vendedor do carro, quando ele vender o seu usado. Em geral, uns 2% do valor.
Paga ainda uma pequena revisão no seu carro, com troca de óleo, filtros e o que mais precisar. Aí vão mais uns R$200 a R$300.
Em suma:
- ICMS sobre o lucro (depende da UF - No PR é 17%)
- IR sobre o lucro (15%)
- Comissão do vendedor (2% sobre o total)
- Revisão R$200~300
E além disso, ainda tem que assumir o risco do carro quebrar e ele desembolsar mais uns trocos pra arrumar a encrenca. Por lei são 3 meses de garantia de motor e câmbio.
Um exemplo pra facilitar. Suponhamos que você venda seu carro de R$20.000 (tabela FIPE) por 20% a menos, ou seja R$16.000. Vamos considerar que seu carro seja efetivamente vendido pelos R$20.000 depois. Como ficam as contas:
- ICMS = R$680
- IR = R$600
- Comissão = R$400
- Revisão = R$200
Total: R$1.880
Lucro: R$2.120
Muito? Não sei não. Às vezes os carros levam meses para serem vendidos. Neste meio tempo, a tabela cai um pouco e fica mais difícil vender pelos R$20.000 do exemplo. Alguns carros exigem bem mais do que os R$200 de revisão do exemplo. Alguns carros, mesmo após revisão apresentam problemas mecânicos e exigem correção.
Outra coisa que não foi considerada no exemplo foram os custos indiretos do negócio, ou seja:
- Aluguel do local;
- Salário fixo dos vendedores;
- Salário de outros funcionários (telefonista, secretária, manobrista,...)
- Luz, água, ...
- IPTU;
- Seguro do local e do "estoque";
- Propaganda;
-...
Sinceramente, eu não trabalharia por uma margem bruta de 10% nem a pau... Se for ver o lucro líquido do vendedor, não deve chegar a uns 3% do total da transação. Pouco, se for analisar todos os riscos envolvidos.
Concordo que no nosso bolso, parece uma diferença enorme, mas se "explodir" as contas, vai ver que não são tão absurdas assim.
É uma escolha que temos q