x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 38
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13

Lightbulb Tensionador da correia do Ar Condicionado da Ranger

Na Sexta feira, o tensionador da correia do ar-condicionado se desmontou, notei apenas o barulho das esferas batendo por dentro do capô e a polia que caiu no chão logo em seguida. Parei e recolhi a polia e fui averiguar o estrago. Notei que o rolamento se desmontou e as esferas bateram no hélice e foram arremessadas pelo motor e capô.
    Bem, no Sábado de manhã, retirei o que sobrou da polia e notei que se trata de um rolamento especial onde o centro é macisso e a capa externa não condiz com as medidas existentes no mercado. Liguei para a concessionária e descobri que o prejuízo seria de R$752,00 pois só existe original!!!
    Hoje, levei o que sobrou para o serviço, comprei um rolamento com tamanho similar, porém com 2mm a menos no diâmetro externo (55mm) e fui para o torno. Do miolo do rolamento original, fiz duas bolachas que se encaixam no centro do rolamento novo e na carcaça externa da polia, coloquei uma fita em aço inox com 1mm de espessura. Com o uso de uma prensa hidráulica, coloquei o rolamento no lugar e montei o miolo torneado. Resumindo, poupei R$732,00, pois o rolamento de primeira linha custou apenas R$20,00. Não tirei as fotos antes de pronto pois não estava em posse da máquina...
    Porém, se caso necessitem trocar o rolamento, é só comprar um rolamento idêntico e levar em uma tornearia que fica novo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Tensionador da correia do Ar Condicionado da Ranger-img_0019.jpg   Tensionador da correia do Ar Condicionado da Ranger-img_0018.jpg  
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Olá Edintruder,

quando comprei minha Ranger 2.5 de cara tive que trocar o rolamento da polia do ar condicionado.

Me indicaram um "expert" na área aqui em Canoas. Cheguei lá, o cara pediu para mim ligar o motor e tascou: "é o rolamento! Mas quando for comprar outro pede o do chevette que é o mesmo e custa muito menos."

Bah ... fiquei meio na dúvida mas comprei a peça e instalei. E não é que ele tinha razão! Já rodei 20.000Km e o negócio está perfeito. E saiu 20 vezes mais barato que a peça vendida para a Ranger.

Abraços.
    Ranger XLT 3.0 2005 Rancho e PY - Rumo aos Andes 2011!
    Sem trocar avatar por falha do site em carregar o arquivo ...

Já ouvi falar tambem que é o mesmo do tencionador da correa dentada dos motores AP da WV.
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Do Chevette!?! Bah, passei um trabalhão de graça! O tensionador do AP é menor um pouco, porém acredito que o do Chevette seja idêntico pois já troquei correia dentada de Chevette e me lembro ser o mesmo sistema.

Usuário Avatar de JairoM
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 2
    Semana que vem, troco as correias da minha L-200.

O mecanico sugeriu trocar tambem os tensionadores.

Liguei pra MIT. Um custa 290,00 e o outro 190,00 (sao 2 correias dentadas, e mais 3 lisas).

Procurei no mercado paralelo (o motor 4d56 da MIT tambem equipa as Vans L-300 e H100 da Hyundi). Achei... Amanha vou comprar os dois, por 50 reias cada um.....

Tensionador = uma roldana de aço, e um rolamento.... = preço absurdo.

Usuário Avatar de JairoM
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 2

Confirmado.

Acabei de voltar do bairro de São Cristovão (Rio de Janeiro).

A lojinha chama-se Coronel das Vans....
    Paguei 50 reais cada um dos tensionadores....
    4X4 Brasil

Galera, por falar nisso...
    Sempre leio por aqui para tomar cuidado com a correia dentada do Maxion 2.5.
    Onde fica essa correia ?
    Ja olhei em todo canto e não achei nada.
    So vejo aquela correia estriada que pega no alternado/bomba/ventoinha e uma fininha proximo a bomba de combustivel que fica protegida e mal da para ver. Mas acho que essa é da propria bombva de combustivel.
    Corrija-me e me ajudem. Quero verificar antes que seja tarde....

Fui dar uma pesquisada e encontrei o manual de servico do motor.

Acho que achei a danada

To pensando aqui na complicação de avaliar e trocar essa bicha..
    O pessoal deve cobrar uns 10.000 reais pra fazer o servico...(se fosse eu, cobrava)

Fora a brincadeira, alguém pode me passar valores de referencia para a troca (correia, tensor e servico)

Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Fui dar uma pesquisada e encontrei o manual de servico do motor.

Acho que achei a danada

To pensando aqui na complicação de avaliar e trocar essa bicha..
    O pessoal deve cobrar uns 10.000 reais pra fazer o servico...(se fosse eu, cobrava)

Fora a brincadeira, alguém pode me passar valores de referencia para a troca (correia, tensor e servico)

Uma correa dessas tá uns 200 e poucos, e é mais fácil que vc imagina, basta tirar o radiador, ventuinha e tirar a tampa, um mec experiente leva serca de 2 horas p/ trocala, o meu mec cobrou 50,00, a primeira foi complicado, mais a segunda (c/o manual de serviço) foi fácil. Vale resalmar que é trocada a cada 120.000.
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Agradecimento: 1
    Eu comprei a dentada Goodyear por R$60,00.
    Acho que por R$200 e poucos vc compra a original na concessionária.
    Se for trocar a dentada, junto troque os tensionadores - esses eu comprei na concessionária, mas devia ter procurado em casas de peças para tratores que certamente encontraria os originais International mais barato do que paguei na Ford.
    A propósito, esse motor foi usado também na Sprinter - procure essas peças também em lojas de peças para caminhões Mercedes.

[]'s
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Eu não consegui abrir a tampa pois não tinha descoberto como tirar o ventilador. Depois de montar tudo de novo, descobri que sai com uma chave de boca especial de 37mm. Levei par desmontar tudo o que pude em cerca de 50 minutos. Mais o tempo de montagem, deve levar de 2 a 3 horas de serviço.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Eu ando com uma Urucubaca do cacete, pois a polia do esticador da correia de serviço acabou de acontecer o mesmo! Desmontou o rolamento. Agora estou fabricando a bendita chave para soltar o ventilador e ganhar espaço para tirar o tensor da correia para trocar o rolamento...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem