Tenho um Jeep Ford ano 79, original. Pesquisando no fórum vi que os modelos a partir de 80 teriam ponta de eixo com 30 estrias. Porém, também me disseram que o modelo do ano 79 também teria 30 estrias.
Alguém sabe ao certo o número de estrias da ponta de eixo do Jeep CJ ano 79?
Desde já agradeço a colaboração.
Um abraço.
Antonio.
Se eu for um dos sortudos com semi-eixos com 19 estrias, e pretender torcar por semi-eixos com 30, quais alteracoes vou ter que fazer no Jeep?
Vou ter que alterar a relacao do diferencial (acho que a atual e 44/9)?
Aproveitando a boa vontade de voce, e dos colegas, vou fazer outra pergunta de iniciante (por favor tenham paciencia): Qual a vantagem em se trocar o eixo do Jeep por eixo da Toyota? tem maior bitola? tem maior diametro? qual o numero de estrias? se houver alguma vantagem, o que devo fazer para troca-los?
Trocar os semi eixos de 19E para 30E, vc deve trocar a caixa de satélites onde encaixam as 30 estrias, a coroa e pinhão continuam os mesmos, o diferencial tb permanece o mesmo, só tenha cuidado para pegar uma caixa de satélites compatível (para relações curtas, como é o seu caso 9:44).
Os eixos com 30 estrias são pouco mais fortes que os de 19 estrias, mas a simples troca não vale a pena a menos que vc já os tenha "quebrado", mas aí a sugestão, vai para os kit's da ensimec em aço liga já com 30E.
Antônio, não existem só vantagens na troca de eixos de CJ para eixos de Band, os eixos de Band são mais fortes que os DANA44 dos jeep's, rurais e mesmo que os DANA44-3 dos troller e outros, em relação ao eixo do CJ os eixos da Band são mais largos, a desvantagem fica na quantidade de equipamentos disponíveis para esses eixos, tais como bloqueio e relação de diferêncial e custo pouco maior das peças de desgaste e reposição. O ideal seria alguma coisa hibrida entre os 2, aproveitando o que cada um tem de melhor.
É oq nosso amigo José Algusto falou.. Para trocar de 19E para 30E... É só trocar os semi-eixos e caixa satelite.
A caixa satelite pode ser substituida tb por um bloqueio Ensimec.. Este são fabricados para 19E e 30E... Bem como o kit flutuantes traseiro e o com homo para a dianteira, ambos tb nas versões 19E e 30E.
Ribon,
eu não pretendo trocar os semi-eixos do meu Jeep (por enquanto).
É que eu pretendo instalar um bloqueio de diferencial (talvez o macrotorque...) e não sei o número de estrias dos semi-eixos do carro. Por isso ter perguntado para ver se alguém sabia, sem eu ter que abrir o diferencial. Além disso, vi no fórum que os semi-eixos da Toyota são melhores, e daí a pergunta: vale a pena trocar? (se o custo-benefício compensasse).
Mas se eu não vou conseguir bloqueio de diferencial para os semi-eixos do Toyota, acho que não vai compensar.
Vou aproveitar e fezer mais umas perguntinhas impertinentes de principiante (mais uma vez tenham paciência...):
Os semi-eixos maiores do Toyota o que proporcionam na prática?
Para os semi-eixos do Toyota, quais bloqueios podem ser instalados?
Para um Jeep de uso misto (trilha e urbano), a relação do diferencial ideal é 44/9, ou há outra melhor?
Semi-eixo flutuante é aconselhável para quais ocasiões (trilha uso urbano)?
Desculpem o abuso, e mais uma vez obrigado pelas respostas .
Os semi-eixos maiores do Toyota o que proporcionam na prática? Quis dizer: quais as vantagens?
O bloqueio Ensimec Full-lock Fase IV é do tipo liga/desliga?
Relação ideal depende de muitos fatores... Um deles é o motor e cambio que usa. Qual cambio e motor vc esta usando?
Estou usando o motor e câmbio originais do Jeep Ford 79 (motor OHC 2.3).
Flutuante é aconselhável em qualquer situação, pois melhora em termos de segurança e quebras.
Porque o eixo-flutuante é melhor em termos de segurança? aumenta a estabilidade do veículo? Pode ser usado com bloqueio?
Você sabe quanto custa a instalação de um eixo-flutuante para Jeep, aproximadamente?
Por enquanto eu não estou trocando idéias, só estou aprendendo...