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Convex Datacenter
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  • #1

    Cool Barulho no Cardã




    Caros amigos,

    Minha noventinha começou a apresentar a alguns meses um clunck toda vez que estou no final do curso da embreagem e o carro começa a se locomover, ou quando faço uma redução de marcha ao final do curso do pedal da embreagem com o carro bem devagar. A sensação que tenho é que este clunck vem do eixo cardã traseiro. Detalhe, desde que ele começou nunca aumentou nem diminui é constante. Poderia ser desgaste da cruzeta ou algum tipo de regulagem?

  • #2
    Usuário Avatar de Ricardomkz
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    Wink Clanks & Clunks

    Amigo Edgar, Partindo do presuposto que as cruzetas estão em bom estado porque são verificadas/lubrificadas com certa frequencia!!!! (rsrsrsrs),
    eu diria que é um problema típico de Semi Eixo e Tulipa.
    Como no seu caso é uma noventinha a Tulipa está descartada,
    Creio que esta folga vem do Semi Eixo com o Diferencial
    Faça o seguinte teste: desengrene o carro e solte o freio de mão (não se esqueça de calça-lo) deite debaixo do carro e tente rodar o cardã com as mãos perto dos diferenciais e verifique as folgas!!!
    sds,

  • #3
    Grande Ricardo,
    Sempre socorrendo a galera!
    Pois bem Ricardo, acontece que eu ja fiz isso porém não me lembro de ter verificado folga. Mas como não tenho certeza irei repetir o procedimento amanhã. Caso seja uma folga do semi eixo , ela ocorre em nível das estrias degastadas e por isso a folga ou existe algum outro mecanismo que sofra desgaste e folga. Quanto as cruzetas fazendo uma inspeção macroscópica não observei nada com desgaste, porém a lubrificação tem um bom tempo que eu não faço (+/- 4meses). Aproveitando a oportunidade, vc engraxa a sua de quanto em quanto tempo? claro que excetuando após uma aventura mais pesada na terra, lama ...

    Grato Edgar Toledo

  • #4
    Usuário Avatar de Ricardomkz
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    Thumbs up Cruzetas

    Edgar, no meu caso os clank´s e clunk´s estão vindo das estrias do semi-eixo com o diferencial, pois eu "soldei" o semi-eixo com a tulipa!!!!
    Se vc for o unico motorista e não costuma dar "trancos", não se preocupe, pois vc pode rodar + de 100.00km deste jeito!!!
    Quanto as cruzetas eu adaptei a alguns anos atras as da D20 (mais robustas) e nunca mais tive problemas.
    costumo lubrifica-las quando troco o oleo a cada 5.000 a 10.000km
    dependendo da utilização da viatura.
    sds,

  • #5
    Ricardo,

    Estive verificando a folga do cardã hoje, e notei que ele apresenta uma folga de um pouco menos que um quarto de volta tanto para um lada como para o outro, achei pouco, porém suficiente para o clanck quando arranco mais bruscamente. Outro coisa que observei é que se eu soltar a embreagem bem tranquilo e acelerar proporcionalmente ele não faz o clanck, este geralmente surgi em arrancadas meio bruscas...
    O que vc acha tá com muita folga?

  • #6
    Usuário Avatar de José Augusto
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    edgartoledo, 1/4 de volta? este cardãn tá solto! tem algo de podre aí.

  • #7
    Usuário Avatar de Ricardomkz
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    Folga no cardã

    Edgar, realmente é uma folga consideravel!
    É importante saber se no diferencial dianteiro tambem há folga.
    Vc não disse se as cruzetas estão ok!!
    Como já te disse , se não der tranco dá pra andar sem preocupar.
    Lembre-se de arrancar na maciota e trocar de marcha na manha.
    sds,

  • #8

    Red face

    Pessoal, descupla, mas acho que exagerei quando disse 1/4 de volta. Tem uma folguinha quando giro horário e anti-horário não é mínima mas também não é assustadora. Outra coisa que estava notando é que o clanck é mais comum quando passo de primeira para segunda mais rápido, fora isso o carro não tem outros barulhos . O meu 51 tbém faz este som as vezes porém o cardã dele esta mais justo que o da Land . Acho que o problema é realmente as estrias do semi-eixo. Como é pouco, e não chega a ser um incomodo, embora goste de tudo em cima com meus carros, vou tocando assim por mais algum tempo. Se alguém tiver alguma outra sugestão .....

  • #9
    Usuário Avatar de Ricardomkz
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    Folga no cardã

    Edgar, não se esqueça de verificar o eixo dianteiro, a Defender não possui roda livre como no Willys, sua tração é permanente e seus Clank´s & Clunk´s são a soma do eixo dianteiro + traseiro + cambio + etc....
    sds,

  • #10

    Smile

    Ricardo,
    No mesmo dia que vc me falou eu já havia verificado e o cardã dianteiro também possui uma folguinha que como já disse não é muito grande quase igual a traseira (E não 1/4 de volta como eu erroneamente disse).
    Aproveitando a oportunidade gostaria de saber quais são os principais sinais de que as cruzetas estão gastas. As minhas parecem boas , justas sem sinais de desgaste , bem, eu acho.

    Grande Ricardo, obrigado mais uma vez quero poder continuar compartilhando da sua experiência e conhecimento...

  • #11
    Usuário Avatar de _portela
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    Como o Ricardo já falou tudo com muita propriedade eu vou dar a minha humilde contribuição...

    Tá parecendo "probrema" de pé, ou seja, se a coisa só ocorre com movimentos bruscos, se as cruzetas estão OK, se a folga é abaixo de 1/4, provavelmente nos clunks você está soltando a embreagem rápido demais. Defender não gosta disso e reclama rsrsrs

    Aproveite mais os momentos que você está dentro dele e seja menos rápido.

    Abraço,
    Jimny 4All

  • #12
    Usuário Avatar de Ricardomkz
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    Clank´s

    Portela, concordo com o "probrema" do pé
    sds,

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