Estou com um problema em minha camionete e gostaria da ajuda de vocês..
Comprei à 2 dias uma Dodge Dakota ano 99, ela está com o motor da Mitsubishi Pajero, porém não tenho certeza qual a litragem do motor, só sei que o ano do motor é 2005 à diesel modelo PAJERO SPORT, TURBO..
O meu problema é o seguinte: Na rodovia, na descida e em lugares plainos, ela anda bem.. Porém quando tem uma subida, ela perde força como se fosse um caminhão carregado, tenho que reduzir p/ 4º marcha e bem frequente reduzir p/ 3º .. Em 3º marcha ela aceita a aceleração e ganha velocidade, porém, ao trocar p/ 4º marcha, ela muitas vezes mantem a velocidade e até mesmo perde a mesma.. Eu não sei o que poderia ser..
Uma observação importante: De manhã, na primeira partida do dia, e as vezes durante o dia também acontece, ter que ir lá no motor e bombar o diesel como se tivesse sangrando o diesel, bombo até ficar bem dificultoso e dentro do veículo existe um botão, que supostamente serve para aquecer os bicos antes da partida..
O antigo proprietário me informou de fazer essa "função" toda vez que ligar de manhã, bombar a bomba até ficar dura, e pressionar esse botão por aproximadamente 20 segundos, para que os bicos injetores se aqueçam..
O antigo proprietário, me informou instalar uma bomba elétrica de combustível.. Mas, será que tem necessidade disso sem tentar fazer algo antes da troca ? E será que a tal perca de velocidade, tem haver com isso ? Alguém talvez consiga me dar alguma ideia de o que fazer?
Moro em Umuarama - Paraná.. E aqui o povo fala que sabe mexer, mas a maioria são "mecânicos trocadores de peças."
Algumas ideias que tive ao ler alguns comentários pela internet são:
- Ferrugem no tanque ( ela era original a gasolina )
- Filtro de óleo sujo
- Diesel sujo com borra de "pixe" parece uma crosta preta ( já tive isso em um caminhão )
- Escapamento fechado, abafado ou com algum dano ( o carro é silencioso, barulho aparentemente normal )
OBS: Câmbio Manual, motor original de câmbio manual também.
Aguardo ajuda e dicas que talvez eu possa estar realizando em casa, pois o básico eu entendo, e tenho uma completa estrutura de ferramentas de manutenção em veículos..
Abraço pessoal, aguardo ajuda de vocês.. Obrigado por agora.
Se você postar uma foto do seu motor os foristas podem identificar qual o modelo instalado.
O problema de bombear o diesel de manhã: existe um sistema anti retorno no filtro e na bomba injetora (são internos) se você não quiser sair gastando em serviços e trocas de peças (já que informou que a mão de obra é fraca na sua região) compre uma válvula de retenção de combustível e instale você mesmo na linha de alimentação (eu colocaria antes do filtro).
EX: https://produto.mercadolivre.com.br/..._JM?quantity=1
A bomba auxiliar para o diesel, existem vários tipos, eu já instalei uma de baixa pressão numa antiga caminhonete que tive.
EX:https://produto.mercadolivre.com.br/..._JM?quantity=1
Ela ajuda a manter a bomba injetora sempre cheia de combustível em qualquer regime, pedi para o eletricista deixar um relê que acionava a bomba quando desligava a luz do óleo (motor funcionando).
Eu instalaria entre o filtro e a bomba injetora.
Agora vamos falar das ideias que você já teve, todas são válidas e devem ser observadas.
Limpeza completa do tanque, verificar se o pescador não está obstruído ou furado.
Troca dos filtros de combustível, verificar o decantador, procurar por mangueiras furadas na alimentação da bomba injetora.
"Pixe" no tanque resolve com a limpeza, dica: não fique misturando S10 com S500 (dica de foristas).
Escapamento é bom verificar, se sua caminhonete era a gasolina e passaram para diesel, será que retiraram o catalizador?
Se após fizer tudo, se sua caminhonete não melhorar, ou a bomba injetora está cansada ou o motor não está dando conta do recado.