Sei que a Dodge Ram coleciona amores e ódios. Pessoas que amam, outras que detestam. Ainda nunca tive uma, mas utilizei por três ou quatro longas viagens uma exemplar de ano 2008. Tive 3 Hilux nos últimos anos e, entre elas, uma S10 e uma Ranger, todas a diesel.
São todos bons carros, uns com melhores características que o outro em determinado aspecto.
Contudo, a Dodge Ram está em outro patamar de picape, tanto de porte, como construção, acabamento e qualidade. Observo muitos criticarem, basicamente, 3 pontos na Ram: consumo, quebra da barra de direção e fragilidade da transmissão automática.
Ora....
Basta reportarmos ao Youtube para ver quantos proprietários fazem uso inapropriado desse veículo. Uma máquina cuja capacidade de tração é de 5.500 kg, as mais novas chegam a 7.5, várias estão tentando desatolar carretas carregadas de mais de 50 toneladas! Fazendo uso adequado do câmbio 48RE, de produção própria da Chrysler, TorqueFlite, 80 kgfm de capacidade e destinado ao uso coemercial, pode-se dizer máquina para toda a vida. Meu irmão tem uma Ram há quase 10 anos, essa mesmo que uso eventualmente, 300 mil km rodados, manutenção comum de pastilhas e discos de freio, filtros e lubrificantes. Transporta, sim, peso na caçamba, dentro do limite de 1000 kg, além de tracionar carretinhas, obviamente com PBT inferior a 5.500 kg.
Quanto a barra de direção, esteve na Minasmáquinas uma única vez e procedeu ao recall do fabricante.
O consumo, de fato é mais alto que o das picapes médias do mercado. Mas também é maior, mais pesada, mais alta e, sobretudo, mais potente. Sabendo andar, aproveitando toda a energia cinética, em rodovia é possível chegar aos 9 km/l, se não houver abuso de velocidade e retomadas constantes.
Excelente caminhão! Parabéns a quem pôde fazer essa opção.