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    Question Saindo da Rede de Concessionarias SW4 2014 ! (Revisão completa) Duvidas.




    Pessoal Tudo Certo com vocês ? Tenho uma Sw4 2014 SRV 3.0 TD estou me despedindo das revisões na css e tenho algumas duvidas que podem ate servir para algum membro futuramente : OBS: 80.000 km

    Óleo do Motor : Duvida entre o Mobil Super Flex 10w40 e o Mobil Delvac 10w40 Sintetico
    Filtro de Oleo : Mann W712/83
    Filtro de Ar-Motor : Mann C 23 107
    Filtro de Ar Condicionado : Mann CU 1919
    Filtros de Combustivel irei utilizar da WEGA ( Recomendam ?) : JFc283/ JFc206
    Fluido de Freio: Irei fazer o upgrade para o DOT 4 : certamente ATE ou Bosch
    Óleo do Diferencial (Maior Duvida !) O da SW4 utiliza o LSD ? O diferencial dianteiro utiliza o mesmo óleo do traseiro ?
    No Caso iria utilizar o : Valvoline Durablend 80w90 LS ( Viscosidade Correta ?), ou o Mobilub HD-A 85w-90 ou Mobilube HD 80w90.
    Para Transmissao Automatica nao sei se é recomendado a substituiçao do oleo agora mas iria utilizar: Mobil ATF 3309

    Faltou Algo ? Recomendam as Marcas ? Obrigado !

  • #2
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Citação Postado originalmente por JhOWeV Ver Post
    Pessoal Tudo Certo com vocês ? Tenho uma Sw4 2014 SRV 3.0 TD estou me despedindo das revisões na css e tenho algumas duvidas que podem ate servir para algum membro futuramente : OBS: 80.000 km

    Óleo do Motor : Duvida entre o Mobil Super Flex 10w40 e o Mobil Delvac 10w40 Sintetico
    Filtro de Oleo : Mann W712/83
    Filtro de Ar-Motor : Mann C 23 107
    Filtro de Ar Condicionado : Mann CU 1919
    Filtros de Combustivel irei utilizar da WEGA ( Recomendam ?) : JFc283/ JFc206
    Fluido de Freio: Irei fazer o upgrade para o DOT 4 : certamente ATE ou Bosch
    Óleo do Diferencial (Maior Duvida !) O da SW4 utiliza o LSD ? O diferencial dianteiro utiliza o mesmo óleo do traseiro ?
    No Caso iria utilizar o : Valvoline Durablend 80w90 LS ( Viscosidade Correta ?), ou o Mobilub HD-A 85w-90 ou Mobilube HD 80w90.
    Para Transmissao Automatica nao sei se é recomendado a substituiçao do oleo agora mas iria utilizar: Mobil ATF 3309

    Faltou Algo ? Recomendam as Marcas ? Obrigado !
    Sendo sua SW4 14/14 dificilmente foi utilizado o óleo 10W-40 em algum momento, isso porque a Toyota passou a utilizar exclusivamente o 5W-30 SN em suas concessionárias a partir de 2014.
    O 5W-30 da Toyota é o Mobil 5W-30 SN EcoPower, porem já que vai sair da CCS sugiro evoluir no óleo, um Motul ou Pentosin com as especificações da Toyota custa menos que o cobrado no original.

    Quanto aos filtros óleo, ar e A/C da Mann são de qualidade, pode ir neles, mas os de combustível vá apenas de ORIGINAL, WEGA não recomendo de forma alguma, ainda mais para filtrar o diesel, sistema bem sensível e caríssimo de consertar.
    O filtro secundário de combustível (que muitos chamam incorretamente de pré-filtro), acho exagero trocá-lo com 10 mil km, pode dobrar essa km se utiliza postos confiáveis.

    Fluido de freio DOT 4 ATE é excelente, mas o DOT 3 original é bom, relativamente barato, cumpre a função e uma melhor opção, pois trocando a especificação precisará esgotar completamente o reservatório, lavá-lo e secá-lo, dificilmente um mecânico terá esse cuidado.

    Acredito que na SW4 o diferencial também seja LSD, como na picape (deve ter um etiqueta nele confirmando) e nesse caso o óleo é especifico, e não sei qual a especificação que atende, já o dianteiro tem a viscosidade indicada no manual.

    A caixa de transferência da SW4 também requer atenção por conta do diferencial central, e como é diferente da picape não sei qual o óleo.

    O cambio A/T de 5 marchas também requer muita atenção, exige scanner para acertar a temperatura correta antes da troca e depois para acertar o nível, e bom conhecimento técnico. Como é impossível trocar todo o óleo sem abrir a caixa, melhor usar o original para evitar incompatibilidade.

    Acredito que seja só isso mesmo.

    EDIT: Não esqueça de lubrificar as cruzetas do cardã.
    4X4 Brasil
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Sendo sua SW4 14/14 dificilmente foi utilizado o óleo 10W-40 em algum momento, isso porque a Toyota passou a utilizar exclusivamente o 5W-30 SN em suas concessionárias a partir de 2014.
    O 5W-30 da Toyota é o Mobil 5W-30 SN EcoPower, porem já que vai sair da CCS sugiro evoluir no óleo, um Motul ou Pentosin com as especificações da Toyota custa menos que o cobrado no original.

    Quanto aos filtros óleo, ar e A/C da Mann são de qualidade, pode ir neles, mas os de combustível vá apenas de ORIGINAL, WEGA não recomendo de forma alguma, ainda mais para filtrar o diesel, sistema bem sensível e caríssimo de consertar.
    O filtro secundário de combustível (que muitos chamam incorretamente de pré-filtro), acho exagero trocá-lo com 10 mil km, pode dobrar essa km se utiliza postos confiáveis.

    Fluido de freio DOT 4 ATE é excelente, mas o DOT 3 original é bom, relativamente barato, cumpre a função e uma melhor opção, pois trocando a especificação precisará esgotar completamente o reservatório, lavá-lo e secá-lo, dificilmente um mecânico terá esse cuidado.

    Acredito que na SW4 o diferencial também seja LSD, como na picape (deve ter um etiqueta nele confirmando) e nesse caso o óleo é especifico, e não sei qual a especificação que atende, já o dianteiro tem a viscosidade indicada no manual.

    A caixa de transferência da SW4 também requer atenção por conta do diferencial central, e como é diferente da picape não sei qual o óleo.

    O cambio A/T de 5 marchas também requer muita atenção, exige scanner para acertar a temperatura correta antes da troca e depois para acertar o nível, e bom conhecimento técnico. Como é impossível trocar todo o óleo sem abrir a caixa, melhor usar o original para evitar incompatibilidade.

    Acredito que seja só isso mesmo.

    EDIT: Não esqueça de lubrificar as cruzetas do cardã.



    Realmente o óleo utilizado é o 5w30 acabei de olhar nas notas de revisões e o código é 0888083510 (5w30 Genuíno),Interessante que no manual da 2014 e 2015 não consta como o 5w30 utilizável no motor diesel estranho... na 2013 ainda tem.
    Este que você citou Mobil 5W-30 SN EcoPower não achei indicação dele no site da Mobil (Cosan) para motor diesel e sim o Mobil Super Sintético Diesel 5W-30(Bom ? ) , Fora os MOBIL 1 que tem os preços no Brasil absurdo!

    Sim, Sobre os Filtros irei seguir sua Recomendação ou Mann ou Genuíno.
    Ok, irei manter o Dot 3 Original pois é bem em conta.

    Sobre o Diferencial, irei Colocar a Fotos das Etiquetas Presentes Nele ! Não encontrei esse Adesivo LSD. No manual sobre a viscosidade indicam 3 Sae 90w/ 80w/ e o 80w-90* Acredito ser este ultimo utilizado na css, Todos API GL-5.
    No manual não indica nada sobre o Diferencial dianteiro alem da quantidade , creio que seja as mesmas indicações para o traseiro ! ???

    Irei mandar inspecionar a Caixa de transferência sim. Se for preciso trocar ou adicionar o manual indica o 75w90 GL-5.

    O Fluido da direção hidráulica precisa ser trocado ?

    Sobre o Fluido da Transmissão AT irei saber na css quanto custa a troca do fluido pois como citou carece de atenção especializada.

    Ok, Ja Fiz a Lubrificação das Cruzetas.

    Obrigado Pela Atenção
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -20472107_1828056387209813_734855773_n.jpg   -20536083_1828056343876484_1230978094_o.jpg   -20502908_1828056410543144_1592370135_o.jpg  

  • #4
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Citação Postado originalmente por JhOWeV Ver Post
    Realmente o óleo utilizado é o 5w30 acabei de olhar nas notas de revisões e o código é 0888083510 (5w30 Genuíno),Interessante que no manual da 2014 e 2015 não consta como o 5w30 utilizável no motor diesel estranho... na 2013 ainda tem.
    Este que você citou Mobil 5W-30 SN EcoPower não achei indicação dele no site da Mobil (Cosan) para motor diesel e sim o Mobil Super Sintético Diesel 5W-30(Bom ? ) , Fora os MOBIL 1 que tem os preços no Brasil absurdo!

    Sim, Sobre os Filtros irei seguir sua Recomendação ou Mann ou Genuíno.
    Ok, irei manter o Dot 3 Original pois é bem em conta.

    Sobre o Diferencial, irei Colocar a Fotos das Etiquetas Presentes Nele ! Não encontrei esse Adesivo LSD. No manual sobre a viscosidade indicam 3 Sae 90w/ 80w/ e o 80w-90* Acredito ser este ultimo utilizado na css, Todos API GL-5.
    No manual não indica nada sobre o Diferencial dianteiro alem da quantidade , creio que seja as mesmas indicações para o traseiro ! ???

    Irei mandar inspecionar a Caixa de transferência sim. Se for preciso trocar ou adicionar o manual indica o 75w90 GL-5.

    O Fluido da direção hidráulica precisa ser trocado ?

    Sobre o Fluido da Transmissão AT irei saber na css quanto custa a troca do fluido pois como citou carece de atenção especializada.

    Ok, Ja Fiz a Lubrificação das Cruzetas.

    Obrigado Pela Atenção
    Esse 5W-30 Mobil que indiquei é o que a Toyota aplica nas concessionarias para toda a linha, de Etios até SW4, inclusive se você for fazer um revisão de um Land Cruiser Prado ou até um Bandeirante é esse óleo que vão aplicar
    Ele é SN e semi-sintético e realmente não tem indicação para diesel quando consultamos as especificações Mobil/Cosan, Inclusive foi por isso que parti para outro óleo, atualmente uso o Motul 6100 Maxclean 5W-30 SN ACEA C3 apesar de continuar fazendo as revisões na concessionária, pois a Toyota aceita que leve outro óleo desde que seja de especificação igual ou superior a recomendada.
    Esse Mobil Super Sintético Diesel também é superior ao original, mas pelo custo prefiro um óleo mais renomado.

    Verifiquei e a SW4 4X4 não tem LSD, o que faz sentido por ser integral, então dianteiro e traseiro usam o mesmo óleo.
    A concessionária tem apenas o 80W-90 GL-5 , e aplicam inclusive onde pede 75W-90, e sobre isso mandei até e-mail para a Toyota e confirmaram que pode usar o 80W-90 onde pede 75W-90.
    Então poderá comprar apenas esse e aplicar tanto nos diferenciais quanto na caixa de transferência.

    A direção hidráulica costumo trocar com 100 mil km, muito falam que não precisa, mas a quantidade é pouca e o fluído super barato.

    O cambio A/T5 usa o Toyota ATF WS, talvez verificando na embalagem consiga localizar quem fabrica e achar fora.
    E é exatamente o mesmo cambio utilizado na nova L200 Sport, o que talvez ajude a identificar, mas ainda assim com risco de uma incompatibilidade.
    4X4 Brasil
    Abraço,
    Thiago
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Fluido de freio DOT 4 ATE é excelente, mas o DOT 3 original é bom, relativamente barato, cumpre a função e uma melhor opção, pois trocando a especificação precisará esgotar completamente o reservatório, lavá-lo e secá-lo, dificilmente um mecânico terá esse cuidado.
    Vá em uma boa oficina, use produtos de qualidade, cuidado com o que lê na internet...

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Leo cascao Ver Post
    Vá em uma boa oficina, use produtos de qualidade, cuidado com o que lê na internet...
    Não entendi o que quis dizer.
    Se puder ser mais claro.
    Abraço,
    Thiago
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  • #7
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    Até o ano de 2015, motor 3.0, as Hilux não usam o óleo 15W40?

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Até o ano de 2015, motor 3.0, as Hilux não usam o óleo 15W40?
    Também Achava isso antes de ler o manual com atenção,dai encontrei que o 10w40 servia, Depois fui comparar com os manuais online (Disponibilizado no site da Toyota) da 2013 a 2015 e encontrei essas diferenças em anexo). Não sei se foi uma atualização recente no manual das 2013 ou se ja indicavam o 5w30 naquele ano realmente.

    Apos as Dicas do Thiago Pereira fui vasculhar as notas fiscais e realmente utilizaram o 5w30 deis da primeira troca de óleo...-4x4-oleo.jpg

  • #9
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    Essa onda atual das montadoras oferecerem óleo do motor especificação 5W30 é puramente questão de economia, pois compra-se muito e empurra para toda a linha, não importando se é para motores diesel ou gasolina.

    Esses motores das Hilux 3.0 foram projetados para óleos 15W40. Os 5W30 não conseguem preencher as folgas das peças móveis.

    Se quiser óleos mais desenvolvidos para motores diesel, basta atentar para o último número, "40", pois essa é a viscosidade com motor quente. O primeiro número, quanto menor melhor. Indica a facilidade do óleo subir aos cantos do motor na partida à frio, quanto menor o número, maior a facilidade de lubrificação à frio ou durante as partidas.

    Os melhores óleos para diesel são os 5W40 ou 10W40 API CI4 ou CJ4.

  • #10
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    17/08/2014
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    Bem complicado essa Historia.... Nesse caso seria indicado continuar utilizando 5w30 vide o uso das CSS ? ou Seguir o Manual do ano 2014 que indica até o 10w40 ?

  • #11
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    Citação Postado originalmente por JhOWeV Ver Post
    Bem complicado essa Historia.... Nesse caso seria indicado continuar utilizando 5w30 vide o uso das CSS ? ou Seguir o Manual do ano 2014 que indica até o 10w40 ?
    Vou relatar meu exemplo:

    Para as S10 motores VM Motori, é especificado óleos 5w30 com trocas até 10 mil km ou 15w40 com trocas até 5 mil km. Com 5w30 as S10 costumam abaixar um pouquinho o nível e o ruído é mais alto. Fica bem característico o motor de trator. Quando coloquei óleo 15w40 o ruído diminuiu um pouco.

    Quando tinha a Frontier, só usava óleo 5w30, pois o ruído do motor é bem menor. Parecia motor a gasolina comparado ao da S10.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por JhOWeV Ver Post
    Pessoal Tudo Certo com vocês ? Tenho uma Sw4 2014 SRV 3.0 TD estou me despedindo das revisões na css e tenho algumas duvidas que podem ate servir para algum membro futuramente : OBS: 80.000 km

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    No Caso iria utilizar o : Valvoline Durablend 80w90 LS ( Viscosidade Correta ?), ou o Mobilub HD-A 85w-90 ou Mobilube HD 80w90.
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    Faltou Algo ? Recomendam as Marcas ? Obrigado !
    Se você olhar o preço dos filtros originais na concessionária, continuará comprando lá, pois a diferença de preço é mínima.
    Eu tinha a SW4 ano 1998 e só utilizava filtros originais.
    O serviço de troca fazia fora.
    Mas, se preferir comprar elementos paralelos, concordo com o Thiago (post 02), ao dizer para não comprar filtro de combustível WEGA.
    Vi uma SW4 2006 com danos nos bicos por ter usado tal filtro.
    Fui me inteirar do assunto com o mecânico e foi categórico: não se usa esse filtro Wega nas Toyotas.
    Motivo: pouca passagem de combustível, prejudicando a lubrificação dos mesmos.
    Pesquise mais sobre isto.

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