Bom dia à todos.
Um pouco descontente, embora entenda a Suzuki, com a potência do M13A de nossos Jimnys, resolvi estudar este motor para tentar construir um módulo, plug and play, do tipo do PiscaFreio e da roda livre eletrônica ou o 2WD-L, para aumentar a potência do motor. Alguns cavalinhos a mais, em certas situações, seriam muito bem vindos!
Pretendo concentrar o estudo no controle/alteração do sinal da primeira sonda lambda e do controle dos bicos injetores. Estes facilmente acessíveis pelos conectores. A ideia é não cortar nenhum fio.
O M13A do Swift gera 91.2 HP e o do Jimny 83.8 HP. Mesma cilindrada, taxa de compressão e etc. E a única diferença que notei, externa, são os coletores de admissão e escape. Até pelo motor do Swift ser montado transversalmente. Aliás, se alguém tiver alguma informação extra, por favor, acrescente neste tópico.
Então chego a conclusão que a diferença de potência seja devida, principalmente, ao gerenciamento eletrônico do motor.
Ambos possuem a EGR (Exhaust Gas Recirculation). Uma válvula controlada por um motor de passo que deixa, ou não, passar, de forma controlada, gases do escapamento para a admissão do motor. Ou seja, substitui oxigênio na entrada por gás inerte (fumaça...) provinda do escapamento.
A única função disso, parece, é a diminuição da emissão de NOx, óxidos de nitrogênio, um dos poluentes produzidos pelos motores a combustão.
Esta válvula só é acionada, proporcionalmente, em rotações médias. Na marcha lenta, a frio, e no pico de rotação permanece fechada e o motor, então, aspira ar puro. Parece existir um consenso, nas discussões, de que existe perda na eficiência (potência) do motor. Mas talvez seja o único jeito do veículo ser vendido em mercados exigentes.
Outros efeitos adversos são a carbonização da admissão e o entupimento da válvula com o passar do tempo.
Pois bem... na tentativa de extrair alguma potência a mais do motor sem abri-lo estou pensando em desligar a EGR. Aliás já fiz isso, soltando o conector, mas não rodei com o carro ainda para sentir o efeito do desligamento.
A luz da injeção (MIL) já acendeu. Normal. Existem três códigos de erro (pressão alta, baixa e sinal elétrico - P0401,0402 e 0403) associados a EGR. Apagável com qualquer scanner tipo ELM327. Isso em nada afeta o resto do funcionamento do motor.
Acho que vale a pena nem que seja para evitar problemas futuros de entupimento/carbonização. Reparei que quase nenhum veículo a gasolina comercializado aqui no BR trás a EGR. Só Diesel.
Pergunto: alguém já desativou a EGR? Notou algo?
Alguma sugestão em onde investir para aumentar a potência?
Um bom fim de semana!