A primeira pergunta seria: Por que?
Economia de combustivel n é. Ja que a ranger n é la essas coisas de economia (sim, eu sei que a Edge curte bastante uma gasolina rs) Ainda mais tendo que usar o diesel S10.
E n iria caber, cofre da edge é pequeno. O v6 dela é transversal, o que ja deixa o projeto do cofre mais curto. E o da ranger é longitudinal, e é um motor bem longo, somado com a caixa de marcha, que é grande tbm. Iria ter que recortar a parede corta fogo pra caber (o que ja iria ter que mudar o painel, ja que n tem espaço nenhum embaixo do painel.).
Alem da tração, que da Edge é MUITO diferente da Ranger, então iria ter que alterar todo o sistema de tração dela.
E tem a parte elétrica tbm, que nas duas, usam sistemas bem diferentes.
E a documentação. Vc n iria conseguir emplacar, ja que a Edge é somente a gasolina e n tem reduzida, o que pelo código de transito brasileiro exige para poder rodar com diesel ( n vo me aprofundar muito neste ponto, ja que tem muitos tópicos por aqui falando sobre isso).
N to querendo te dar um banho de água fria rs, mas isso seriam alguns problemas que vc iria ter que encarar na empreitada, e que com certeza tem mais.
Se for por economia, quem sabe vc poderia pensar em colocar o motor do fusion v6. Alem de ser um ótimo motor (assim como o da Edge) é mais econômico ( no fusion, ele faiz em média 7 a cidade e uns 12 na estrada geralmente).
Porem, o que eu te aconselharia msm, caso queira ter uma economia melhor de combustivel, Vende a edge e pegue uma SW4 ou alguma pajero (ou alguma outra) que ja venha a Diesel.
Alem de ser muito mais facil e rapido, vc n ira perder muito dinheiro em uma eventual venda do veiculo (porque uma Edge com motor de ranger adaptado, iria espantar muita gente e provavelmente ira desvalorizar bastante)