Boa Noite,

Venho pedir uma ajuda a vocês, pois recém comprei minha ranger ano 2002 motor 2.8, mais precisamente na sexta feira dia 16/09/2016 e na primeira viagem ela ferveu, porém não entendi o motivo, mais vamos ver se algum pode me dar uma ideia antes de eu cair na mecânica.

Eu estava vindo pela BR 470 na cidade de Ascurra - SC com bastante movimento na rodovia e Ar Condicionado ligado numa boa (por sinal quando peguei a caminhote o ar não funcionava apenas por falta de gás e eu arrumei no sábado) e derrepente vi a temperatura no vermelho, porém não sei dizer se fazia tempo que estava no vermelho ou não, pois estava com minha esposa e vinhamos conversando durante a viagem já que estávamos em uma fila a 30 km/h e estava distraído, mais quando vi encostei na hora em um posto que havia no lado para ver o que tinha ocorrido, mais a água estava normal, na verdade eu tinha completado acima do nível, pois sem querer derramei mais água que deveria no reservatório, coisa de dois dedos acima do nível de máximo, mais não sei se isso faria ferver o carro, mais até o momento não havia percebido que o carro realmente estava fervendo, mais ai tentei ligar ela para abrir a tampa e ela não ligou, girou pesado e e não ligou, ai resolvi abrir a tampa do radiador mesmo com o carro desligado e ai ela cuspiu um pouco de água fora e borbulhou por mais ou menos ums dois minutos e parou, quando ela parou, bati na chave e ela pegou, completei a água com o motor ligado e desta vez até o nível máximo correto, fechei a tampa e deixei trabalhando por ums 15 minutos parada no posto e a temperatura não saio do normal, chequei o óleo para ver se não tinha água no óleo ( junta queimada) e nada, tudo normal, chequei o nível do óleo e tudo normal, esperei mais um pouco com ela ligada e tudo normal, segui viagem por mais 100 quilômetros e tudo normal até o destino, mais por precaução não liguei o ar condicionado.

Agora vem minhas dúvidas, será que o Ar Condicionado poderia acarretar em super aquecimento? Pois estava olhando o radiador do AC esta com aquelas chapinhas bem tortas e chegando a fechar boa parte do radiador em algumas partes. Ou será que foi o excesso de água no reservatório? ou será que foi a termostática me pregando uma peça? Alguém tem mais alguma sugestão?

O que mais está me preocupando é quão nocivo para o motor pode ter sido esse aquecimento sem motivo aparente, alem de claro já ter ficado com um pé atras, pois acabei de pegar a caminhonete e já me acontece isso, isso que antes de comprar levei a um mecânico de confiança e ele andou com o carro e disse estar tudo certo e muito bem conservada, rodei com ela antes de viajar cerca de 100 km dentro da cidade e tudo normal (mais sem usar o Ar Condicionado, pois estava frio), muito boa por sinal, ai na primeira viajem ela me faz isso, ai estou com uma dúvida, devolvo a caminhote e pego minha Fiat Strada de volta ou será que pode não ter acontecido nada de grave alem do susto e o problema ser uma simples válvula termostática me incomodando, pois essa caminhonete estava a 2 meses parada e eu iria levar ela na terça para a revisão geral (troca das correias e tensores alem de óleo, filtros e trocar um retentor do diferencial que estão com um pequeno vazamento.

Espero a ajuda de vocês, pois estou bem preocupado em ter feito uma burrado em trocar minha Strada pela Ranger.

Agradeço desde já.