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Convex Datacenter
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  • #1
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    14/02/2013
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    Ranger 3.0. chaveta quebrou




    Seguinte galera a ranger do meu pai a um mês mais ou menos estava ruim de dar parida de manha pesada como se nao tivesse bateria por umas 4 vezes meu pai colocou ela para pegar no empurrão
    mas na verdade o problema foi que passou água para a Câmara de explosão.
    por isso pesada, ate que chegou o dia que ela calçou e não pegou
    Eu tenho conhecimento em carros a gasolina e alguns serviços a diesel.
    sendo assim desmontei o e tirei cabeçote. foi feito o serviço
    Segui todos os torques e procedimentos do manual da international torques, para o ponto foi utilizado chave trava virabrequim e também a trava comando.
    os bicos foram testados e equalizados

    Mesmo assim ela vez ou outra dava trabalho pra pegar
    Mas sempre pegava
    Ate onde sei a tolerância do carro a diesel a funcionar fora do ponto e minima (posso estar falando besteira caso sim corrijam-me)
    ou seja seria muito difícil ser uma variação no ponto grande
    achei que seria falsa entrada de ar pela linha de retorno
    mas não mexi

    Passando uns 10 dias do serviço feito eu vinha nela a uma velocidade normal de 50km/h de 4 , com o motor bem folgado acho que nem 2.000rpm
    ela primeiramente fez uma zuada como se estivesse com excesso de diesel parei. ela deu trabalho para pegar mas eu continuei para tentar chegar em casa. andando uns 1000m forcando ela ao minimo, escuto um estralo bem leve (leve mesmo umas 10x mais leve que corrente partindo ) ela morre e não pega mais e aparentemente o motor estava fora de ponto.
    quando eu desmontei tudo novamente reparo que a polia do comando estava levemente mais folgada vendo ela pela espia da bomba de vácuo.. achei que esse seria o problema. dai desmontei a tampa de válvulas e a tampa da corrente.
    dai eu tive a surpresa de ver na hora de tentar colocar ela no ponto percebi que a chaveta do virabrequim estava quebrada
    (minha teoria que quando meu pai empurrou ela para pegar no tranco varias vezes isso foi fragilizando a chaveta ja que como muitos sabem a pior coisa a se fazer a um motor diesel e por ele para pegar no tranco. como eu não mexi na parte debaixo ou se quer tirei a corrente do vira não percebi )
    dai minha duvida pros que já são familiarizados com esse motor
    Sera que ela empenou válvulas ?
    posição a qual o comando estava não tinha nenhuma válvula aberta, apenas a de adimissao do cil 1 estava começando o ciclo mas nao tinha nem chegado perto do ponto mais alto do came
    devo só colocar a chaveta usar as ferramentas especiais e de torque ? ou devo tirar logo o cabeçote ?


  • #2
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Provavelmente houve atropelamento de válvulas sim... mas começaria trocando apenas a chaveta.
    Se os sintomas anteriores continuares (especialmente dificuldade de partida) aí é sinal de que algo mais grave deve ter acontecido
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Provavelmente houve atropelamento de válvulas sim... mas começaria trocando apenas a chaveta.
    Se os sintomas anteriores continuares (especialmente dificuldade de partida) aí é sinal de que algo mais grave deve ter acontecido
    troquei apenas a chaveta e deu certo[

  • #4
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    Desculpe pela ignorância, mas o que seria essa chaveta?

  • #5
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    A chaveta do virabrequim (ou árvore de manivela) é essa pecinha em amarelo (n.15):

    Ranger 3.0. chaveta quebrou-img.png

    Se não estou enganado, essa chaveta é responsável pelo correto posicionamento do virabrequim.
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  • #6
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    Essas chavetas são uma espécie de "trava" que mantém determinadas peças em posição.
    EX-MMC/Pajero FULL 3.2 HPE - 2005 - SÓ ALEGRIAS.
    EX-Ford/Ranger XLT 3.0 -2009 - A MELOSA.
    ATUAL-Hilux SW4 3.0 - 2011 - BURRONA.

  • #7
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    A chaveta impede que a polia dentada gire em falso no virabrequim, mantendo o ponto correto do comando de válvulas.

    Por outro lado, ouvi dizer que a polia do lado de cima, no comando de válvulas, não possui chaveta e é mantida na posição apenas pelo aperto da porca de fixação. Alguém confirma essa informação?

  • #8
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    No comando é só pelo aperto mesmo, tanto é que para por no ponto, trava o comando, solta a porca e vai girando a roda traseira em quinta marcha até acertar o ponto do volante, depois só apertar a porca do comando.

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