Esses dias deitado embaixo da Ranger, pensando () em algum jeito diferente de fazer os suportes inferiores dos amortecedores para coloca-los por fora do chassis (minha é 2001), me dei conta da "engronha" braba que são essas barras estabilizadoras....não deu 30 minutos e tirei fora a barra estabilizadora (sway bar) traseira! Depois de umas voltas, e não sentir absolutamente nenhuma diferença, fui catar nos fóruns sobre a retirada da dianteira. Lê daqui...lê dali, dois dias depois retirei uma das bieletas dianteiras (essas que as vezes incomodam pacas!) pra anular o efeito da barra sem tanto trabalho, caso quisesse voltar ao original. Pois é....mais uns giros pra testar e não quis voltar ao original, tirei tudo fora e me tornei um feliz proprietário de uma Ford Ranger com uma suspensão dianteira verdadeiramente independente....rsrs, além de aliviar a viatura em 16 quilos (dianteira+traseira).
Ponderando o meu uso, o que geralmente levo de carga (nada ou quase nada), o conforto e a nenhuma perda de dirigibilidade, até pelo contrário, uma considerável melhora mesmo em manobras evasivas....é bem difícil elas voltarem pro lugar.
Depois disso ainda troquei os amortecedores traseiros (ainda no lugar original, por dentro do chassis), pois com meros 26.000 Km eles já estavam bem ferrados (Monroe Gás Premium). Ao bem da verdade um deles com menos de um mês de uso havia começado a vazar. Coloquei amortecedores KYB, made in Japan e que custaram mais baratos que os Monroe comprados há um ano!!
Amanhã vou trocar os dianteiros, colocando tb os KYB. Pensava em colocar Ranchos na dianteira, mas vou dar um voto de confiança e provar os Kayaba.
Moral da história: quando uma bieleta dianteira for pro pau, desconecta tb uma traseira e dá uma experimentada!! Pode ser que tenhas uma boa surpresa! Mas vai devagar pra não capotar....kkkk

Abs.