Pessoal, sei que têm muitos tópicos sobre o assunto, mas queria direcionar a opinião de vocês pra esse problema.

Meu pai (era minha) tem uma ranger 2001, 2.5 diesel, CD, 4x2. Ela deve estar com uns 200.000km. Vou apresentar os problemas e peço que me ajudem, não quero ir direto ao mecânico, pois vão querer trocar tudo, e sem dar garantia de resolver o problema.
Há 4 anos e meio, troquei todos os bicos e fiz manutenção da BI. O carro estava mt bom! Hj, 80.000 km depois, o carro está assim:

Mais fraco - ele até passa de 140 km/h, mas demora
- a saída só melhora quando acelera muuuuiiito e então solta a embreagem com giro alto;
- as retomadas tbm não estão boas, assim como as subidas em ladeiras também estão fracas.

Dificil pra pegar quando está com 1/4 ou menos do tanque. Quando está do meio p cima, pega de primeira e rápido, sem nenhum esforço.

Aumento de fumaça: a fumaça é preta e não branca. Não vaza nada no carro

O giro também não sobe muito: acho q nao passa de 3500-4000 rpm

A correia dentada foi trocada há 4 anos e meio. Nesse período rodou 80.000 km.

Onde será o problema? Bico? BI? Turbina? Correia dentada? Como posso saber p testar cada um deles?

Outros problemas:

O sensor de velocidade tá com defeito
, as vezes pára de marcar a velocidade do nada, e depois volta a marcar a velocidade de novo, do nada. Onde consigo esse sensor? Onde coloca? Na caixa de marcha ou no diferencial?

O freio às vezes não pega pressão, parece que não vai parar, mas de repente as rodas travam
. Dá pra ouvir uns estalos quando se aperta o freio. Às vezes ele funciona normal. As pastihas estão boas e o nível do óleo de freio está normal.

Obrigado