x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
    Usuário
    Entrada
    15/11/2015
    Local
    Osasco/SP
    Agradecimentos: 0

Unhappy Adeus meu Jimny...

E ae pessoal!

É com pesar que me despedi do meu Jimny na segunda feira. Entrei em um engavetamento quainta-feira dia 23-01 e segunda 01-02 a seguradora decretou perda total. O jipinho estava novo, 1800km. Mas, ao menos, uma trilhazinha ele fez neste curto período de vida. Na batida, ele ainda estava um pouco sujo da trilha.

Agora, sentimentalismos a parte, fiquei um pouco assustado com a "facilidade" que decretaram perda total nele. Bati atrás de um VW Tiguan e um VUC bateu atrás de mim. (O Tiguan bateu tb no carro na frente, mas este deu no pé). Foi em uma avenida e estávamos dentro do limite de velocidade (50km/h). Não me lembro bem se depois que bati no Tiguan, o VUC me jogou novamente contra ele o que agravaria ainda mais os danos na dianteira, mas, enfim. Os airbags não chegaram a disparar, apesar do aviso luminoso no painel.

O que decretou a perda total, foi um deslocamento do motor e do conjunto de transmissão, em decorrência do choque dianteiro. Na traseira, as colunas deram uma enrugada. O estepe avançou para dentro do porta malas. Nem preciso dizer que o vidro traseiro espatifou. O técnico da Rakki disse que foi até melhor que deram perda total, pois seria necessário muito reparo estrutural e numa futura vistoria cautelar, o veículo seria reprovado e o valor de revenda cairia verticalmente.

Não sei se caso as batidas fossem com carros menores, os danos seriam menores também (no meu, claro, hehe). Foi a primeira vez que me envolvo num engavetamento, então, não sei se de fato isto facilita danos a ponto de dar perda total num carro.

Anexo 521954 Adeus meu Jimny...-img_20160121_165454168.jpg Adeus meu Jimny...-img_20160122_062532320.jpg Adeus meu Jimny...-img_20160129_175021984.jpg Adeus meu Jimny...-img_20160129_175030158.jpg Adeus meu Jimny...-img_20160129_175059452.jpg

Foi o primeiro veículo com pneu MTR que tive também, não sei se a frenagem do carro ficou comprometida também pelo uso desse pneu. Pouco antes disto, pensei em comprar um kit de pneus H/T para rodar na cidade e deixar os MTRs (que vieram de fábrica) só para trilhas.

Apesar do susto, pretendo futuramente adquirir outro. Mas agora, terei que esperar um pouquinho...

Abraços e valeu!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Adeus meu Jimny...-img_20160121_165446088_hdr.jpg  
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    04/08/2013
    Local
    Brasília/DF
    Que pena Claudio, mas o que importa é que felizmente vc não se feriu. Me preocupou seu relato do painel ter indicado disparo dos airbags sem que isso tenha acontecido de fato.

Me diga uma coisa, no pouco tempo que andou com o carro, achou que esses pneus não freavam muito bem no asfalto? Pergunto isso pois encomendei um que deve chegar até o final do mês e penso em colocar pneus Mud nele.

Abraço
    Ford Ranger 20/20 XLS 4x4 +BF AT 275/65R17
    Ex Jimny 4Sport 16/16
    Ex TR4 13/14

Usuário Avatar de Chuva
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    Araçoiaba da Serra/SP
    Agradecimentos: 102
    Nossa.. meus pêsames meu camarada..

Só passei pra dizer que não acho culpa alguma dos pneus..

Tanto no seco quanto no molhado sinto diferença entre as frenagens do mud e dos pneus biscoito.

Com mud minha tracker virou uma lagartixa.

Boa sorte

[ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2,5", Roadcruza AT 245/60/18
    GVIII 10 2.0 AT 4x4 Lift 2,0", Dunlop ST 225/70/17

Usuário
    Entrada
    30/09/2015
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimento: 1
    Que chato, Cláudio, mas bola pra frente!!! Não se machucou e parece que a perda total declarada pela seguradora foi melhor mesmo.
    Quanto aos pneus, uso o MUD e realmente tenho que ficar esperto. Acho a frenagem lenta (estava acostumado com o focus 2011). Mudei muito a maneira de dirigir; sempre observando a distância do carro da frente!! Mas acidentes acontecem mesmo...
    Tomara que em breve vc adquira outro jimny que lhe dê muitas alegrias.
    Abraço.
    Jimny 4sport 2015 - ESTOPA

Usuário
    Entrada
    15/11/2015
    Local
    Osasco/SP
    Opa, obrigado pelas respostas.

Olha, na estrada de terra, os muds são bem legais mesmo. A estrada que peguei é bem manjada do pessoal de Sampa e Sul de Minas - a Estrada da Pedra Grande em Atibaia. Fui eu e um amigo, ambos de Jimny e pneus mud. Não tivemos nenhum problema. Saí de um Honda Fit e fui para o Jimny. De fato, os comportamentos são muito diferentes. Apesar do freio do Fit ser meio "borrachudo" - freio que não responde de uma vez, mas para. O Jimny achei o freio mais firme, mas demandava um pouco mais para parar. Meu irmão sempre alertava para tomar cuidado com a distância com o carro da frente por causa da diferença de comportamento dos carros. Mas neste dia, nem estava colado nem nada. Estava com uma distância boa. Foi um piscar de olhos. Foi lá e aconteceu. Acho que era para acontecer mesmo. Já passei por uma situação muito parecida com o Fit, mas a diferença é que eu desviei e não bati (quem estava atrás de mim aquela vez engavetou) e estava uma baita chuva.

Agora, relato comparando as frenagens com pneu H/T, ATR e MTR, infelizmente não posso dizer. O carro anterior e o Jimny eram completamente diferentes. Seria igual dizer, numa loja de roupas, e aí, gostou mais da jaqueta ou da bermuda?

Fiz o test drive com um 4All e pneu ATR. Não achei que deu tanta diferença em frenagem. Achei que a aderência lateral no asfalto muda bastante.

Agora, tenho que ter um pouco de paciência para repor o Jimny, mesmo com a indenização do seguro. Iniciei um projeto aqui e agora, não posso investir em um carro.

Porém, fica uma foto dele lá em Atibaia, minha feliz lembrança com ele.

Adeus meu Jimny...-img_20160117_110956277_red_lower.jpg

Abraços!
    4X4 Brasil Razão: Erro de português...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Adeus ao Defender
      Por ary nunes no fórum Land Rover
      Respostas: 3
      Última resposta: 03/07/2015, 22:43
    2. Adeus Mamãe
      Por talha-mar no fórum Humor
      Respostas: 2
      Última resposta: 26/03/2008, 19:50
    3. Adeus ao Tratorzão!!!!
      Por JORGE CAMOI no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 14