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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Diogo_Vargas
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    Manutenção eixo dianteiro




    Bom dia.

    Estou realizando uma manutenção preventiva no eixo dianteiro da minha Band. Vou verificar rolamentos, buchas, retentores, etc.
    Meu eixo é do moderno com homocinética, e já constatei que as buchas de bronze que alinham a homocinética na ponta de eixo estão bem gastas onde notei que a homocinética esfregou dentro da bola do munhão.

    Bom vamos ao meu problema, quero desmontar tudo, mas não consigo desencaixar os braços "high steer" (não sei o nome exato) do munhão, os que estão marcados no desenho abaixo, vi que possuem um rolamento mas não consigo retira-los. Tentei bater de leve, mas não quis forçar, eles só abrem um pequeno espaço entre o braço e o munhão.
    Existe algum macete para desmontar? Ou é na base da força.

    -munhao.jpg

    Bom procurei um tópico sobre o assunto mais não achei...
    Quem tiver outras duvidas de manutenção do eixo dianteiro deixa o seu comentário.

    Abraços.
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  • #2
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    soltando os parafusos e no jeito.
    tenta bater um pouco de cada lado.
    pode ser que o pino central esteja travado..
    tem um topico que mostra bem ele..
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-toy-band.html (High Steer toy band.)
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  • #3
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    Valeu Maggion, pode ser que está emperrado mesmo, minha band é 91/92 e está com rolamentos todos originais... acho que nunca desmontaram...
    Li todo o outro tópico que citou.
    Vou tentar mais hoje depois do serviço pois estou fazendo na garagem do meu prédio... hehehe...

    -img_20150519_093421365_hdr.jpg-img_20150519_192153154.jpg

    Um abraço.
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  • #4
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    joga um desengripante ali e deixa um pouco.. ou se estiver muito ruim ponha OLEO DE FREIO..
    usamos isso na empresa em algumas ocasioes eu a peça esta muito travada.

  • #5
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    Diogo,

    Já fiz isso na minha. Tira as porcas e as arruelas cônicas. Algumas batidas no prisioneiro (de cima para baixo) ajudam, só cuida com a rosca (do prisioneiro). Tirar o terminal de direção do braço do munhão ajuda bastante! Depois vai dando batidinhas de leve nos lados que o braço vai sair. É no jeito mesmo, bem apertado. Depois que sair, só cuida para o munhão não cair em cima do pé! Lembrando ainda que na parte de baixo, para prender o munhão, possui um peça semelhante mas sem o braço.

    Essas buchas de bronze são responsáveis por não permitir que o óleo do diferencial entre no munhão. Então recomendo troca-las. Pra tirar essas buchas acho que você vai precisar de uma saca, mas não tenho certeza.

    Parabéns pela limpeza do chão! Quando fiz isso na minha Bandeirante ferrei o chão todo... kkkkk

    Abraço!
    Band 73 Jipe Curto
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  • #6
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    Valeu pessoal pela ajuda, mas os braços me venceram, de um lado está agarrado no rolamento e do outro lado duas ar ruelas cônicas estão presas... Coloquei um desengripante e amanhã vou tentar mais...
    Bom preciso de uma outra dica, desmontei o miolo do diferencial é notei que as engrenagens da planetária estão com folga, e a coroa e o pinhão estão com uns 0,5 mm de espaço entre os dentes fazendo uma pequena folga sendo que os dentes estão bonitos. Minha dúvida é se devo tentar ajustar mais essa pequena folga? Olhem o vídeo que eu fiz onde dá para notar o barulho da folga...



    Bom valeu pela ajuda, ah sobre a garagem, tento manter o mais limpo possível, minha esposa faz parte da administração do condomínio e tenho que dar exemplo...

    Abraços.
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  • #7
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    Fband,o que faz o óleo do diferencial não misturar é um pequeno retentor que tem dentro da bola do munhão... Olha a foto abaixo:
    -img_20150520_213934.jpg

    A bucha de bronze fica entre a homocinética e os rolamentos de roda onde tudo é graxa. Valeu pela ajuda.
    Abraços.
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por Diogo_Vargas Ver Post
    Fband,o que faz o óleo do diferencial não misturar é um pequeno retentor que tem dentro da bola do munhão... Olha a foto abaixo:
    -img_20150520_213934.jpg

    A bucha de bronze fica entre a homocinética e os rolamentos de roda onde tudo é graxa. Valeu pela ajuda.
    Abraços.
    Exato Diogo !
    Confundi com as Bandes sem homocinética onde além dessa bucha de bronze na manga de eixo, há também uma bucha que tem a função de não permitir que o óleo do diferencial entre no munhão.

    Abraço !
    Band 73 Jipe Curto
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por Diogo_Vargas Ver Post
    Valeu pessoal pela ajuda, mas os braços me venceram, de um lado está agarrado no rolamento e do outro lado duas ar ruelas cônicas estão presas... Coloquei um desengripante e amanhã vou tentar mais...
    Bom preciso de uma outra dica, desmontei o miolo do diferencial é notei que as engrenagens da planetária estão com folga, e a coroa e o pinhão estão com uns 0,5 mm de espaço entre os dentes fazendo uma pequena folga sendo que os dentes estão bonitos. Minha dúvida é se devo tentar ajustar mais essa pequena folga? Olhem o vídeo que eu fiz onde dá para notar o barulho da folga...



    Bom valeu pela ajuda, ah sobre a garagem, tento manter o mais limpo possível, minha esposa faz parte da administração do condomínio e tenho que dar exemplo...

    Abraços.
    Diogo,

    Pra tirar esse braço é complicado mesmo! Vai dando pancadinhas que as arruelas vem pra cima...
    Sobre a folga entre a coroa e o pinhão é normal. O pinhão e a coroa nunca podem trabalhar presos. Essa folga é regulada através de arruelas com diversas espessuras diferentes. A única folga que não pode ter no pinhão é movimentando para os lados e no sentido axial do pinhão.

    Abraço !
    Band 73 Jipe Curto
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  • #10
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    Bom dia.

    Ontem fui numa loja autorizada Toyota comprar as peças aqui em Porto Alegre e conversei com os caras da oficina explicando a folga na coroa e pinhão e na caixa satélite, me aconselharam a não mexer pois o desgaste é pouco e os rolamentos não possuem folga e não uso em trilhas pesadas com pneus agressivos... Mas fiz o rancho para troca de rolamentos e outras peças. Como estou sem a Band meu meio de transporte para ir pro serviço e compra de peças é de bike...
    -img_20150521_104821760_hdr.jpg
    E as peças que comprei foram as seguintes:
    - Rolamento interno roda, 2 peças = 210,00
    - Rolamento externo roda, 2 peças = 190,00
    - Rolamento do munhão, 4 peças = 180,00
    - Jogo de vedação do munhão com retentores do cubo = 120,00
    - Arruela de encosto rolamento, 2 peças = 24,00
    - Trava das porcas, 2 peças = 12,00
    - Bucha de bronze do magote, 2 peças = 90,00
    - Junta do diferencial = 10,00
    Total = 836,00.... com o choro e no $$$ à vista saiu por 740,00...

    -img_20150522_083902995.jpg

    Bom agora é limpar tudo e montar.

    Um abraço e obrigado pela ajuda.
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  • #11
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    Diogo,

    Antes de montar os rolamentos engraxe eles muito bem! Use graxa de qualidade! Recomendo a graxa da Molycote a base de bissulfeto de molibdênio!

    Abração !!
    Band 73 Jipe Curto
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  • #12
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