O motor é o mais importante na minha opinião o resto vc consegue arrumar mais fácil... bem no motor eu aprendi que deve-se ligar ele frio, ou seja, vc deverá ser o primeiro a ligar o carro no dia em que for vê-lo... e observar se nessa primeira partida ele vai falhar, oscilar ou engasgar... acelere até os 3 mil RPM e veja se a rotação cai normalmente... com o motor ligado abra a tampa do radiador, não pode aparecer bolhas, a água deve ficar balançando, mas bolhas não, e caso a tampa voe longe (por isso cuidado ao abrir, tire seu rosto da mira), o cabeçote já foi pro saco faz tempo. Bolhas significa pequena trinca e tampa voando significa junta queimada ou algo pior, trincas grandes... Observe a polia principal, a que pega no eixo do vira-brequim, se ela está bem alinhada, se balança ou não e caso compre, na primeira oportunidade mande retirar (ou vc mesmo, não sei se é vc quem faz seus serviços), para ver se ela está soldada ou se é original, com anel de borracha, o porque disso? o nome dessa polia é balanceador dinâmico do motor, ou seja, aquela borracha não é à toa, ela protege o motor das vibrações externas, então se tiver soldada ou suspeitar de que ela foi reemborachada, é bom trocar, pois elas vem balanceadas de fábrica e caso não estejam balanceadas, podem danificar o motor, tenho um amigo que bateu o motor numa trilha só por isso, é lógico que o motor dele vinha rodando à algum tempo com essa polia soldada e no futuro estragou e não tenho dúvidas que foi por isso... danificou os casquilhos da primeira biela, quebrando-a, quebrou o bloco e aí vc imagina o problema que ele não teve.... pois não é só fazer o motor em si, teve que mandar soldar o bloco e a retífica ainda achou uma trinca no cabeçote (que já devia tá lá)...
No mais a suspensão, se bate alguma coisa, se puxa no volante... coloque ela em 4x4 full time e ande até 80km/h para ver se o diferencial dianteiro está roncando... se balança o volante... freios... freio de mão... puxe o freio de mão e tente dar uma ré... é pra travar, pra frente não é tão bom, mas de ré é pra ser super eficiente... digo isso porque a minha ZJ não tinha mais lona no freio de mão, troquei e eficiente mesmo pra valer só pra traz, devido o câmbio auto... como a sua é manual faça o teste engatando a ré... como ela deve ser tambor na traseira possa ser que seja diferente, seja realmente eficiente nos dois sentidos... mas no meu caso que é a disco ela tem outra lona por dentro do disco de freio só para o freio de mão.
Veja se tudo funciona... retrovisores, limpadores (principalmente o traseiro)....
Minha pequena contribuição...
Pablo