Um teste que o pessoal faz é passar um cigarro aceso bem pertinho das conexões/juntas/emendas do snorkel, com o motor ligado: se puxar fumaça pra dentro, é por que está vazando.
Quanto a capacidade de submerssão, ela é definida da seguinte forma: "até X centímetros, garantimos que não haverá nenhum problema", e "com snorkel, a capacidade passa a ser de Y centímetros, mas componentes eletrônicos tais como bomba elétrica de combustível, sensores etc etc etc serão submersos e podem eventualmente dar problema, e isso não é coberto pela garantia". Isso é algo do tipo "fizemos nossos melhores esforços para evitar problemas, mas o risco é seu."
Outro ponto muito importante: se você entrar na água com a hélice do radiador acoplada, ela vai quebrar. Tem que esperar desacoplar, o que é facilmente notado pelo barulho do motor.
E, eu, na verdade, não me preocuparia com câmbio, diferencial e bloco do motor, mas, sim com aquela enorme caixa de relés e fusíveis do lado do motorista, dentro do cofre do motor. Parece ser bem vedada (bem mais que em carros de passeio normais), mas com certeza não é totalmente a prova dágua - aparelhos eletrônicos feitos para serem submergidos tem um aspecto muito, muito diferente.
Abraço,
Martin