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  • #1
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    Dúvida, relação coroa e pinhão/velocidade




    Ola amigos, preciso uma ajuda de voces, pois tenho procurado e nao encontrei nada sobre o mesmo na internet, e vi que aqui tem varios que manjam do assunto.

    Pois bem, tenho uma f1000 mwm 229 84 turbinada por fora, tem a relaçao original no diferencial 13/46 e ela quebrou, comprei uma 12/47 de um amigo que tinha guardado em casa, nova, porem gostaria de saber a velocidade media que ela vai atingir, lembrando que tem a caixa 260f 4 marchas original e pneus aro 16. Alguem sabe me dizer aproximadamente qual a velocidade de cruzeiro que ela vai andar ?

  • #2
    Usuário Avatar de micheltakashima
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    Citação Postado originalmente por julianoossani Ver Post
    Ola amigos, preciso uma ajuda de voces, pois tenho procurado e nao encontrei nada sobre o mesmo na internet, e vi que aqui tem varios que manjam do assunto.

    Pois bem, tenho uma f1000 mwm 229 84 turbinada por fora, tem a relaçao original no diferencial 13/46 e ela quebrou, comprei uma 12/47 de um amigo que tinha guardado em casa, nova, porem gostaria de saber a velocidade media que ela vai atingir, lembrando que tem a caixa 260f 4 marchas original e pneus aro 16. Alguem sabe me dizer aproximadamente qual a velocidade de cruzeiro que ela vai andar ?
    Qual a medida do pneu? só adiantando vai ter menos velocidade final com essa relação.

  • #3
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    Julianossani, uma coisa tenho certeza, com a medida 12/47 a coisa vai encurtar. Possuo também uma F1000 1984, turbo, com a mesma caixa de cambio e originariamente com uma relação de diferencial 13/46. Lá em 1984 elas utilizavam pneus diagonais na medida 7,00x16 maiores que os radiais 215/80-16 o que a fazia ficar longa. A partir de 1986 com a utilização originalmente dos pneus radiais 215/80-16 nas F1000 diesel, a relação foi alterada pela fábrica para 13/43 visando compensar a diferença de pneus. Voltando a minha F1000 84, garimpei uma coroa e pinhão do Landau automático, 14/43 levando em conta o uso dos pneus radiais na medida 215/80-16. A F1000 ficou solta, ganhei uma marcha, ou seja, a 4 marcha parece uma quinta. Deu uma diferença de 10 a 20% no velocimetro que marca a menos dependendo da faixa de velocidade. Com o velocimetro marcando 140 km/h está na verdade em torno de 160 km/h. O único inconveniente é que arrancar rebocando algo pesado ficou um pouco difícil, mas depois vai embora normalmente. Espero ter contribuído, um Ford abraço.

  • #4
    Usuário Avatar de micheltakashima
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    27/10/2014
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    Citação Postado originalmente por Zé V8 Ver Post
    Julianossani, uma coisa tenho certeza, com a medida 12/47 a coisa vai encurtar. Possuo também uma F1000 1984, turbo, com a mesma caixa de cambio e originariamente com uma relação de diferencial 13/46. Lá em 1984 elas utilizavam pneus diagonais na medida 7,00x16 maiores que os radiais 215/80-16 o que a fazia ficar longa. A partir de 1986 com a utilização originalmente dos pneus radiais 215/80-16 nas F1000 diesel, a relação foi alterada pela fábrica para 13/43 visando compensar a diferença de pneus. Voltando a minha F1000 84, garimpei uma coroa e pinhão do Landau automático, 14/43 levando em conta o uso dos pneus radiais na medida 215/80-16. A F1000 ficou solta, ganhei uma marcha, ou seja, a 4 marcha parece uma quinta. Deu uma diferença de 10 a 20% no velocimetro que marca a menos dependendo da faixa de velocidade. Com o velocimetro marcando 140 km/h está na verdade em torno de 160 km/h. O único inconveniente é que arrancar rebocando algo pesado ficou um pouco difícil, mas depois vai embora normalmente. Espero ter contribuído, um Ford abraço.
    realmente faz muita diferença o tamanho do pneu na relação final, Zé você está a 160 km/h a 3500 rpm certo? também estou querendo colocar essa relação 14x43 (3,07).

  • #5
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    03/12/2014
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    CERTO AMIGOS, ENTAO, O PNEU QUE ESTOU USANDO EH PESADINHO EH 265 70 16, sera que vai ficar curta ? de mais, ? moro em santa catarina divisa com argentina, aqui tem bastante serras, topes, moros, mesmo eu usando ela somente para asfalto, sera que ela chegaria nuns 120, 130 ? que se ela chegar nessa velocidade, as serras ela vai subir bem né? nao preciso ficar cambiando dai.. o que me dizem me ajudem ai rsrs

  • #6
    Usuário Avatar de micheltakashima
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    Citação Postado originalmente por julianoossani Ver Post
    CERTO AMIGOS, ENTAO, O PNEU QUE ESTOU USANDO EH PESADINHO EH 265 70 16, sera que vai ficar curta ? de mais, ? moro em santa catarina divisa com argentina, aqui tem bastante serras, topes, moros, mesmo eu usando ela somente para asfalto, sera que ela chegaria nuns 120, 130 ? que se ela chegar nessa velocidade, as serras ela vai subir bem né? nao preciso ficar cambiando dai.. o que me dizem me ajudem ai rsrs
    Então juliano o pneu não vai pesar nada eu uso essa medida com relação 13x46 com a sua atual relação 12x47 fica mais leve ainda para o motor, quanto a velocidade final pega 130 sim, mas só a 3.500 rpm o que é bastante alto, a nota de curiosidade você estará a 112km/h a 3.000 rpm. Espero ter ajudado.

  • #7
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    26/05/2014
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    Bom,

    se vc ira alterar somente pinhao/coroa... como já dito acima, a relação final ficará mais curta. E ficará mais curta em 10,7%.

    isto significa que se antes (por exemplo vc estava em quarta - 120 km/h a 2500 rpm ... agora 120 km/h a 2770 rpm ou 108 km/h a 2500 rpm.

    abraço...

    Citação Postado originalmente por julianoossani Ver Post
    Ola amigos, preciso uma ajuda de voces, pois tenho procurado e nao encontrei nada sobre o mesmo na internet, e vi que aqui tem varios que manjam do assunto.

    Pois bem, tenho uma f1000 mwm 229 84 turbinada por fora, tem a relaçao original no diferencial 13/46 e ela quebrou, comprei uma 12/47 de um amigo que tinha guardado em casa, nova, porem gostaria de saber a velocidade media que ela vai atingir, lembrando que tem a caixa 260f 4 marchas original e pneus aro 16. Alguem sabe me dizer aproximadamente qual a velocidade de cruzeiro que ela vai andar ?

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