x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 40

Kit de redução especial para Jimny a partir de 2005

Boa tarde, pessoal!

O kit de redução que a Suzuki vende para os Jimnys a partir de 2005 consiste de uma corrente e uma engrenagem idênticas às originais e uma engrenagem diferente que reduz 30%, o que é demais para quem usa pneus 235 75 15 ou até 30 x 9,5 x 15. Já usar esses pneus sem uma redução deixa o carro manco. Já andei em Jimny com pneus 235 75 15 com o kit de redução da Suzuki e ele ficou travado, e já andei em Jimny com esses pneus sem kit de redução, e ele ficou sem força.

Portanto, estou disposto a encomendar a fabricação de uma engrenagem para instalar na tcase para corrigir a relação de modo que ela fique a mesma da original com pneus 205 70 15, utilizando-se os pneus 235 75 15. Ou seja, ela deverá reduzir 9%!

Gostaria de saber quantas pessoas teriam interesse em adquirir esse produto, para avaliar os custos de fabricação, que dependem da quantidade de peças.

Também gostaria de recomendações de empresas que poderiam fabricar essa peça sob encomenda.

Abração!

Sandro

Usuário
    Entrada
    05/01/2005
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 0
    Sandro,

Acho que a relação deva ser em torno de 15% a 20% maior pois com o pneu maior 235/75 (10% maior).
    Também aumenta junto a inercia (na aceleração) e o atrito com o solo é maior pois geralmente a banda é mais larga nos pneus maiores.
    Acho que deva sobrar entre 5 e 10% em redução para manter-se a velocidade, com os pneus maiores.

Com 30% de redução sem contatar as perdas de inercia e atrito o pneu seria 34".

Mas devido ao atrito e a inercia eu penso que
    - no mínimo seria de 31" com sobra de 12% de redução
    - o ideal 32" com sobra de 9% de redução
    - no máximo 33" com sobra de 5% de redução, acho pouco devido ao peso do pneu se for usar em trilhas com muito barro.
    Dentro das medidas a cima com essa redução o carro deve ficar com bom desempenho.

Com lift adequado o Jimny deve aceitar bem pneus de 32". O que justificaria a colocação desse Kit que aqui está em torno de R$ 1.800,00.
    Achei lá fora o kit que é o 29232-76J01 bem mais em conta pena que não entendo Russo kkk.. em russo deve ser oakoaskaspppoksa.
    Se alguém puder ajudar de como importar, informe.

O que acham, de repente o Jimny com pneus de 32" com sobra de motor e bem esperto, é uma coisa pra se pensar.
    4X4 Brasil

gtrong, já pensei nisso, inclusive meu projeto começou com os pneus 235 85 16, que tem 31,7" de diâmetro total.

Mas é muito momento de inercia para o motor original tocar, e muito torque resistente no conjunto de transmissão. Pneus grandes no Jimny são inimigos dos componentes de fina bitola da sua transmissão. Por isso que quando os caras botam pneus grandes no Jimny, trocam os eixos e diferenciais por de outros carros maiores.

Como pretendo manter os eixos e diferenciais originais, vou limitar o tamanho dos pneus para 235 75 15. Talvez ainda encaixe um 30" x 9,5" x 15", que julgo ser o limite para quem faz offroad também em dunas, que precisa de torque sobrando nas rodas.

Por isso estou focando agora nos 235 75 15 e em aumento de torque no motor.

Você tem razão, além da compensação puramente geométrica que calculei, para manter a mesma aceleração, uma relação um pouco mais encurtada ajudaria a vencer o atrito e o maior momento de inércia dos pneus maiores e mais largos. Mas uma relação mais curta prejudicará o consumo de combustível.

Pensando em todos esses aspectos, decidi focar apenas na correção do ponto de vista dimensional, considerando apenas as medidas dos pneus, desprezando o incremento no atrito e no momento de inércia dos pneus maiores. Pois a contribuição desses dois fatores será eliminada e até superada através do aumento do torque no MOTOR através de sobrealimentação com supercharger e reprogramação da ECU.

Enfim, acho que a solução mais satisfatória para o Jimny que anda em todo tipo de terreno (dunas, lama, alagados, erosões) seria o uso dos pneus 235 75 15 (733,5 mm) com redução de 9% e instalação de supercharger para aumento de 25% do torque (de 11,2 kgf.m a 4100 rpm para 14 kgf.m nos mesmos 4100 rpm e 11,2 kgf.m em 1900 rpm, aproximadamente).

O carro não teria potência demais, nem torque exagerado, geralmente em baixo giro já estaria esperto, e o conjunto mecânico não se desgastaria devido ao torque resistente dos pneus não ser muito grande, pelas moderadas dimensões dos pneus 235 75 15.

Eis o kit de redução da Suzuki. Ele é composto por uma corrente e duas engrenagens.
    Somente a maior engrenagem é diferente das peças originais.
    É ela que produziremos, só que com diâmetro diferente.

-kit.pngFoto 1 - kit de redução completo
    Demais fotos - engrenagem maior do kit de redução. Várias fotos da mesma peça, em ângulos diferentes.
    -eng-1.jpg-eng-2.jpg-eng-3.jpg-eng-4.jpg
    Foto

Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimentos: 5
    Olá.
    Desculpem-me meter a colher em angu alheio mas tenho interesse no tópico.

Estando os eixos nas mesmas posições, ao alterar o diâmetro de apenas uma das engrenagens não seria alterado, obrigatoriamente, o comprimento da corrente?
    Neste caso o aumento da corrente só poderia ser em múltiplos do numero de elos.
    Será que o kit da Suzuki só tem UMA engrenagem diferente? A corrente não será diferente?
    Estou achando algo estranho mas posso (e devo) não ter entendido direito o esquema de funcionamento.

Outra coisa, o motor M13A, DOHC, 16 válvulas e admissão VVT pode fornecer, e muito bem, mais de 85 CV.
    Acredito que a limitação é por segurança do conjunto (centro de gravidade, estabilidade, freios e etc).
    Acredito que enganando o sensor de temperatura e massa de ar na entrada e a primeira sonda lambda poderíamos, sem abrir a ECU, ganhar algo.
    Alguém já ouviu algo a respeito? Sou novo no fórum e no veículo. Mas o manual de serviço dá a entender que dá prá brincar muito com esse motor. Tem até as formas de onda vistas num osciloscópio. E eletrônica damos um jeito...
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

A engrenagem de saída possui diâmetro igual a da engrenagem original apenas na parte que encaixa na corrente, por isso a corrente e a outra engrenagem do kit são idênticas às originais. A diferença está na parte da engrenagem de saída que encaixa na saída da tcase.

Quanto ao enganador de sensor MAF, dois amigos já instalaram, mas o ganho é ínfimo. Melhor reprogramar a ECU. Com reprogramação, outros amigos melhoraram bastante o desempenho.

Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimentos: 5
    Legal... Quanto a engrenagem entendi agora. Obrigado pela informação.

Quanto ao motor enganar os sensores de entrada (IAT e MAF) é, realmente, parte pequena e ganho ínfimo.

Agora a saída, sonda lambda (SL), é outra história. Sabe de alguém já que alterou?

A forma de onda da SL em regime tem uma resposta relativamente lenta. Se for feito um circuito que apresenta para a ECU uma resistência variável com a mesma forma de onda, porem com valores mais baixos ou altos, poderemos enganar a ECU fazendo-a acreditar que a relação estequiométrica (ar/combustível) está mais pobre ou rica.
    Com isso a ECU aumenta ou diminui o tempo de injeção e o motor terá mais ou menos potência.

Pensei num circuito, microprocessado é claro, que faria isso. E mais ainda. Pensei em usar o botão de ajuste de altura de facho do farol dos importados (Jimny nacional não tem) como informação de ajuste para o circuito trabalhar. Conforme a posição de 1 a 4 o circuito apresentaria um valor de SL diferente, do normal (transparente ou normal) ao grau máximo de "veneno" e a ECU enganada responderia apropriadamente. Eventualmente poderíamos até ter uma posição ao contrário tornando-o mais econômico.
    Num segundo momento poderíamos mexer nos sensores hall do eixos de manivelas e comando para alterar o avanço da ignição e num terceiro momento na válvula do VVT.

Acho que a grande vantagem é a possibilidade de escolha.
    Sem falar no risco de abrir a ECU e fazer caca...

Que acham da idéia?
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

Usuário
    Entrada
    05/01/2005
    Local
    Curitiba/PR
    Sandro, você tem razão a medida que se aumenta o diâmetro do pneu também sobre carrega-se a transmissão e as ponta de eixo. A melhor relação de custo benefício para um pneu maior realmente é aumentar a potência e torque, no caso você está analisando um compressor que sem forçar os componentes do motor pode-se obter os 25% a mais, que deixaria o carro com desempenho muito bom.
    Você chegou a analisar a possibilidade da turbina, penso que talvez tenha menor custo, a dificuldade maior é o coletor de escape talvez o de ferro fundido custaria mais barato, depois do molde ser feito.
    Vejo que para obter-se um ganho nessa ordem seriam essas duas opções, compressor ou turbina, não acredito que somente reprogramação de modulo se consiga ganhos significativos, senão o fabricante já teriam explorado, pois recursos técnicos e financeiros eles possuem bem mais que os chipadores.
    Vamos aguardar informações de quem conseguiu instalar uma turbina ou compressor com sucesso, a um custo razoável para seguir a receita. Acho que enganar a ECU é jogar muito combustível e ter pouco ganho real de potencia. Uma forma barata de aumentar o volume de combustível é aumentando a pressão do combustível com + uma bomba em serie. Porem + combustível significa necessidade de + ar para produzir + energia, e ai pra se colocar esse ar a mais é que o bicho pega.

A reprogramação da central sem mudar nada em hardware chega proximo de 95cv, em relação a sobrealimentação, o compressor é mais vantajoso ao meu ver para uso em trilhas, a curva de torque é muito plana, pressurizando desde baixas rotações sem grandes picos como a turbina costuma dar, preservando o conjunto. Em uma situação de lama pesada ou pouco espaço para subir uma duna, uma turbina mesmo que pequena teria um certo lag para pressurizar..
    #MIT Pajero TR4 '08 VermelhoBordeaux | A.K.A: Teresinha -[ Lift 1,5'/BF Mud KM2/ Coletor tubular + Escape em 2,5']- Rapaziada Potiguar

Usuário Avatar de cjnadaes
    Entrada
    08/05/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Sandro, vou tirar a foto. É que eu ainda não fui na outra casa.
    Em relação a transmissão lembro que em 2010, faltava redução nos modelos dds e o engenheiro da Suzuki informou que estavam aprontando uma c&p 15% mais reduzida que, com os pneus 235/85r16, 17% mais longos que os originais, retornava com exatidão a relação original (0,85 x 1,17). No entanto há um cálculo de ajuste de redução que leva em conta o peso do conjunto roda/pneu, diâmetro do pneu e banda de rodagem. Em relação ao limite de pneu, o trem de força aguenta até pneus 31 e o fusível não é a corrente como nas versões mais antigas, e sim as homocinéticas e semi-eixos. Taí o maior problema pois os kits reforçados são italianos e japoneses e bem caros. Já vi um jimny que o cara colocou eixo dianteiro de samuka feixe 26 estrias, pq ai é só colocar o kit trail gear. Resultado. Colocou um pneu interco narrow pirulito 34x9.5 15 que com o kit 30 ficou bem legal. Em relaçao ao kit de 30% no meu caso com pneu 235/85 16 ficou bem legal na reduzida, com uma relação semelhante a uma xcrawler 4.16 de samuka feixe. Fica com um controle de subida animal. Sobe quase na marcha lenta, sem precisar acelerar e forçar o conjunto. O vvt essa hora ajuda bastante tb.
    4X4 Brasil
    Samurai Metal top 95

Sassagudo: boa idéia, fazer um controle desse tipo, para usar por demanda, tipo apertando um botãozinho de BOOST. Vamos estudando!

gtrong e David: Por isso que partirei para o supercharger. Não acho que apenas aumentar vazão de combustível seja suficiente, creio que tenha que sobrealimentar também.

cjnadaes: Sei de quem é esse Jimny. Já conversei com o dono. Eu ia seguir esse caminho, mas decidi que no momento, quero ver o quanto de desempenho e diversão posso tirar do carro com o drivetrain original! Estou esperando a foto. Aproveite e meça toda a peça, e conte todos os dentes e estrias, de todas as seções. Você sabe se o pessoal da Suzuki já aprontou a coroa e pinhão 15% mais reduzidos?

Pessoal, vocês sabem onde posso mandar confeccionar a engrenagem?

Usuário Avatar de cjnadaes
    Entrada
    08/05/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Sandro, as fotos seguem no email em maior resolução.
    Em relação c&p 15% mais curta, desde então não ouvi mais falar.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Redução para jimny 2011
      Por zé dedão no fórum Suzuki
      Respostas: 34
      Última resposta: 22/03/2016, 21:33
    2. Vendo Kit Redução para Jimny / Samurai (X-Crawler 2.65)
      Por Treco no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 5
      Última resposta: 03/11/2013, 09:24
    3. kit de redução para Jimny - usado ou novo
      Por sandro-natal no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 20/09/2011, 11:43

Permissões de Postagem