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  • #1
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    Pino de performance para regulador de pressão 200 / 300 TDI




    Pessoal,

    Alguém já utiliza ou conhece alguém que utiliza esse produto?

    200 300 TDI Performance Tuning Pin. ? Timber Trail 4x4

    Entrei em contato com o vendedor e o mesmo garantiu um aumento entre 15 e 20 CV.

    A ideia não é aumentar a velocidade final, mas o torque nas arrancadas e retomadas.

    Fiz diversas pesquisas e no livro do haynes (o da foto), tem uma página dedicada a melhoria de performance ajustando esse pino.

    Além disso tenho um documento em PDF que também cita melhoria de performance no mesmo pino.

    Será que realmente funciona?

    Abraços,
    Imagens Anexas -images.jpg 
    Arquivos Anexos
    Roberto Cardoso
    Defender 110 TDI - http://www.permitidoviajar.com.br viaje junto com a gente!
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  • #2
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    Bom dia Roberto, caramba 20 CVs??? sera esse pino milagroso??!! ...e a fumaceira?

    Abração!

  • #3
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    Meccano, boa tarde.

    Estava esperando o seu comentário... hehehehehe

    Então, segundo o fornecedor e o pessoal que instalou, não houve aumento de fumaça! Isso é exatamente o que diz no livro do haynes, pois poderíamos ajustar a força ajustando o débito da BI, mas isso impactaria no consumo em marcha lenta e aumentaria a fumaça!

    Esse pino, pelo que li no haynes e no documento que anexei só entra em trabalho quando a pressão da turbina empurra ele.. logo o motor já está com um giro bom (acima dos 1.800 RPM) e com um fluxo de entrada de ar bom.

    Tô pagando pra ver... fechei o pedido com o bendito pino....

    No facebook criaram uma comunidade lá no UK dos proprietários que instalaram o bendito pino.

    Já faz um tempo existia uma empresa no nordeste se eu não me engano que fabricava uma válvula chamada "Super LDA", o pessoal de ranger 2.5 (mesmo conjunto de BI e motor da Defender) usavam muito, e o trabalho era justamente nesse regulador de pressão da BI.

    Vamos ver no que vai dar. Só estou preocupado com o aumento de temperatura no motor por causa da injeção maior de diesel (pode gerar mistura rica), conversei com o meu mecânico e amigo e ele disse que pode ocorrer!

    Abraços,

    Citação Postado originalmente por Meccano Ver Post
    Bom dia Roberto, caramba 20 CVs??? sera esse pino milagroso??!! ...e a fumaceira?

    Abração!
    Roberto Cardoso
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  • #4
    Usuário Avatar de roberto.cardoso@ig.com.br
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    Pessoal,

    O pino chegou! Agora é só esperar sobrar um tempinho pra instalar!

    Assim que fizer o JOB, registro aqui o resultado!

    Abraços,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_20141126_203249178.jpg  
    Roberto Cardoso
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  • #5
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    Vou ficar na expectativa do resultado. Pelo que li eles mesmos dizem que há riscos em aumentar a potencia, penso que o bom seria colocar um intercooler de maior capacidade.

    Att.
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  • #6
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    Eduardo,

    Também estou na expectativa... hehehehe

    Avaliando os riscos, pelo que estudei e pesquisei o maior risco é de aumentar a temperatura do motor, pois pode ocorrer mistura rica (muito combustível e pouco oxigênio)! Nesse caso um intercooler de maior capacidade ajudaria muito na refrigeração do ar!

    Minha ideia é testar o pino, que segundo o que estudei só fara o trabalho com pressão na turbina, em lenta e com o pé leve o trabalho dele será igual ao original (estará na posição totalmente fechado), e caso realmente melhore a performance, investir em um intercooler de maior capacidade.

    Estou montando um esquema para também melhorar a refrigeração externa da turbina, mas isso ainda terá que ser testado!

    Abraços,

    Citação Postado originalmente por Eduardo Tescarollo Ver Post
    Vou ficar na expectativa do resultado. Pelo que li eles mesmos dizem que há riscos em aumentar a potencia, penso que o bom seria colocar um intercooler de maior capacidade.

    Att.
    Roberto Cardoso
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  • #7
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    Estou acompanhando o tópico para ver o dsempenho da VTR com o pino. Abração!

  • #8
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    Pessoal.... vamos lá!

    Esse final de semana resolvi instalar o pino na minha BI. Fiz dois testes para avaliar a funcionalidade.

    O primeiro foi de instalar o pino apenas removendo o original e instalando o novo, sem fazer nenhum tipo de ajuste na LDA. Montei o carro e fui fazer os teste, pra minha surpresa o motor ficou mais fraco, principalmente em subidas e retomadas.

    O segundo teste foi realizar o ajuste indicado na coroa da LDA, girando a coroa no sentido anti horário. Basta girar a coroa em 2 posições, da pra escutar os dois clicks da trava. Fiz a marcação com uma caneta de escrever em CD preservando a posição original.

    Com esse ajuste na coroa, e com o novo pino o motor realmente ficou mais forte, não diretamente nas saídas, mas quando a turbina começa a encher. Fiz um teste em uma ladeira aonde só conseguia subir de segunda marcha, e consegui subir de terceira marcha, em outro teste em uma landeira aonde só conseguia subir de primeira marcha, consegui subir de segunda marcha. Não tenho como avaliar quantos cavalos o motor ganhou, mas ganhou força.

    Agora iniciarei os testes mantendo os ajustes feitos na LDA, porém preservando o pino original, quem sabe se o pino vendido não é uma espécie de "placebo", o cara vende como um pino para melhorar a performance quando na verdade o segredo está no ajuste.

    Uma dica para quem for fazer qualquer trabalho na LDA é a troca dos parafusos de abertura da tampa, o maledeto do engenheiro colocou parafusos com cabeça fenda (sem nenhuma arruela, parafuso direto na peça) e são um saco pra apertar e soltar. Fiz as substituição por parafusos cabeça allen de inox com arruelas de pressão, ficou muito mais fácil pra trabalhar!

    Segue algumas fotos do JOB!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_20141206_110727108_hdr.jpg   -img_20141206_110731952_hdr.jpg   -img_20141206_110741405_hdr.jpg   -img_20141206_111149274.jpg   -img_20141206_111909881.jpg   -img_20141206_112858443.jpg  
    Roberto Cardoso
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  • #9
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    Betones, tudo bem? No teste você notou diferença na temperatura do motor? E na fumaça?

  • #10
    Usuário Avatar de roberto.cardoso@ig.com.br
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    Citação Postado originalmente por Ricardo Pocholo Ver Post
    Betones, tudo bem? No teste você notou diferença na temperatura do motor? E na fumaça?
    Ricardo,

    Hoje completei 200KM depois da troca do pino... acho cedo pra falar sobre consumo, mas abasteci no dia da instalação e pelas marcações continua igual.

    Já a fumaça, minha defender está com 159.000KM e o lacre da BI ainda é original. Tenho os históricos de manutenção e nunca foi feito nenhum trabalho nos bicos, e por isso eu já vinha acompanhando uma fumaça um pouco maior que o normal.

    Após a instalação do pino, notei que a fumaça aumento, principalmente nas arrancadas e ao pisar fundo no acelerador, mas nada muito assustador.

    No quesito temperatura, não posso afirmar que não mudou, pois não tenho um marcador preciso, mas analisando os que tenho continua tudo normal. A posição do ponteiro no relógio original é a mesma, o watchdog não disparou e a pressão do óleo quando quente continua a mesma coisa (em marcha lenta meu motor está trabalhando com 1.5kg).

    No final de semana farei um teste em estrada, com duas subidas de serra na ida e duas na volta... vou testar o comportamento de consumo, temperatura e performance....

    Abraços,
    Roberto Cardoso
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  • #11
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    Olá Roberto, tudo bom?

    Consumo e temperatura é importante para os viajeros.
    Imagino aqui se um carro pesadão como nossos 110 puder ficar mais ágil nas arrancadas, descontado aqui um pouco do impossivel, dado o conceito e vocação do carro... e a primeira exessivamente longa na minha opinião, mas se não mexe ou melhora a autonomia total em velociade cruzeiro, aí sim tudo de bom e a gente gosta.
    Vai relatando, no próximo girão que fizer é que vai ficar mais evidente.

    Abração!
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  • #12
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    Fala Meccano, tudo blz!!!

    Então... também estou na expectativa do milagre!!! hehehehe

    Eu não senti nenhuma diferença nas arrancadas, o pino só começa a trabalhar mesmo quando a turbina começa a encher (no meu caso próximo dos 2.000 rpm).

    O que tô achando interessante é o carro ter mais força em quinta marcha, está mantendo entre 100 km/h e 110 km/h com menos da metade do acelerador pisado! Antes era quase pé no assoalho.

    Hoje eu peguei uns 7KM de Rodovia Anhanguera e deu pra esticar um pouquinho, senti que chegou mais fácil aos 120 km/h.

    Sábado será o dia do teste de serra.... vou atualizando aqui com tudo que notar de diferença.

    Falando em sábado... você recebeu minha MP??

    Abraços,

    Citação Postado originalmente por Meccano Ver Post
    Olá Roberto, tudo bom?

    Consumo e temperatura é importante para os viajeros.
    Imagino aqui se um carro pesadão como nossos 110 puder ficar mais ágil nas arrancadas, descontado aqui um pouco do impossivel, dado o conceito e vocação do carro... e a primeira exessivamente longa na minha opinião, mas se não mexe ou melhora a autonomia total em velociade cruzeiro, aí sim tudo de bom e a gente gosta.
    Vai relatando, no próximo girão que fizer é que vai ficar mais evidente.

    Abração!
    Roberto Cardoso
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