x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 2 de 2
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimentos: 5

Jimny - Tamanho de pneus e erro na velocidade indicada

Olá pessoal!

Estou conhecendo (e gostando do...) o mundo off road agora. Desculpem-me, por ser iniciante, se esse tópico não for pertinente.

Ao trocar os pneus por outros de maior diâmetro a velocidade indicada passa a ser menor que a real. E a quilometragem registrada também. Num caso extremo pode causar multas, erros no cálculo de consumo/autonomia e no intervalo de manutenção.

Perguntas:

1 - No site da Suzuki o Jimny 4Sport com pneus off road (pneu/75) tem uma altura livre de 235 mm do solo, os outros (pneu /60) 200mm do solo. Será que essa diferença na altura se deve apenas ao diâmetro maior do pneu opcional? Ou a suspensão foi alterada?

2 - Poderiam me informar os pneus mais utilizados (marca/modelo) e, se souberem, o diâmetro quando novos e ao final da vida (carecas) ou a profundidade da banda de rodagem? Vou montar uma tabela dos erros com os dados recebidos e depois divulgo aqui.

3 - Dando uma olhada no manual de serviço (oficina) do Jimny vi que é possível montar um circuito eletrônico e corrigir a velocidade indicada no painel. E sem alterar a informação que vai para a centralina (ECU ou ECM) pois, em casos extremos, ela reconheceria um erro entre a RPM, velocidade e relação de marcha. Finalmente a pergunta: valeria a pena desenvolver um circuito (que ficaria debaixo do painel) para essa correção? Isso poderia ser adaptado para outros veículos também.

4 - Alguém sabe, ou já ouviu dizer, se é possível programar/ajustar/configurar a ECU/painel para o tamanho de pneu diferente? Isso, certamente, com o scanner da Suzuki.

Muito obrigado !!!!

Usuário
    Entrada
    05/01/2005
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 0
    Sassa,

Eu faço o seguinte, vejo a velocidade com o GPS e comparo com a velocidade no painel.
    No meu caso está marcando cerca de 10% a mais no GPS que no painel, devido a ter pneus bem maiores que o original.
    Assim quando está a 50km/h no painel sei que a real é 55 km/h, 100 marcando sei que a real é 110.

Para saber o altura do pneu eu faço:
    2 x a largura x percentual da relação altura largura e divido por 25,4 e somo com a altura da roda.

Exemplo:

Pneu 235/70r16
    2 x 235 x 0,7 dividido por 25,4 + 16 (roda) com se tem a altura em polegada se quiser em milimetro divido por 25,4.

Acho a altura da roda instalada e divido pela altura da roda original com isso se tem o percentual de variação do tamanho das rodas que é proporcional a alteração da velocidade e da distancia percorrida.
    Bem como para achar a media de consumo tem considerar que se está percorrendo uma distancia maior (se o pneu for maior no caso ) que a marcada no odômetro.
    O pessoal sempre diz que com pneu maior a média de consumo diminui mas para se saber o correto tem que se compensar o percentual de variação de altura dos pneus.
    `No caso de ser a variação 10% nos penus e a media for de 9 km/litro coloco + 10% e a media real será 9,9 km/litro.
    Espero ter ajudado.
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 117
      Última resposta: 25/08/2022, 10:38
    2. Limite do tamanho dos Pneus 4x4
      Por Billass no fórum Toyota
      Respostas: 21
      Última resposta: 12/11/2013, 22:50
    3. Duvida tamanho pneus
      Por Edgar Caldeira no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 22
      Última resposta: 20/04/2012, 21:51
    4. Entendendo o tamanho dos pneus