x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24

Tópico: Segunda Bateria

Segunda Bateria

Caros Niveiros e aficcionados pelo 4x4. Como todos sabemos nao a nada pior que ficar na trilha sem bateria. Especialmente para nos que temos guinchos alem de outros equipamentos eletricos. Estou montando um esquema para colocar a segunda bateria no Cacique e gostaria de saber a opiniao de quem ja tem e de quem esta interessado no assunto. Como melhor local para a segunda bateria por onde passar os cabos e tipos de conexoes para que as duas sempre estejam carregadas. Abraços
    a todos e aguardo voces aqui

Sergio, numa das páginas do fórum, que não me lembro qual teve uma discussão sobre uso da segunda bateria e se não me engano acharam melhor levar a segunda bateria como extra na trilha doque modificar as fiações e alternadores para manter carregado também esta bateria extra.

Ela só será necessária mesmo se a trilha for mais pesada e usar muito o guincho, se não acho que não vale a pena a instalação. ESTA É MINHA OPINIÃO. Podem discordar a vontade.

[]s

Eu vendo guincho eletrico e recomendo levar outra bateria e cabos e não instalar ela no veiculo.
    E muitas vezes é melhor comprar uma boa bateria que levar duas meia boca.
    Qual o seu guincho e qual a bateria que tem (qual a Amperagem dele a a CCA - Corrente de partida).

A questão de ter mais de uma bateria passa por outros aspectos, como, por exemplo, se o alternador tem capacidade para atender todas as solicitações necessárias, se ele consegue dar carga nas duas baterias, ambas devem ter aproximadamente a mesma idade/uso, se é conveniente a instalação da chave isoladora de baterias, além do peso extra ser carregado...
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
    Atual Veraneio 87 Meneio/Zero-Dois
    Sonho Discovery LR3 HSE verde / interior bege

Bem a minha bateria é novinha e o guincho é novinho tambem 8000 lb. mas mesmo assim eu pretendo fazer viagens mais longas que apenas uma trilhe e para isso acho que levar uma bateria solta dentro do carro fica meio fora de mao. Mas valeu a dica. Nao é apenas para usar com o guincho pois sabe nossos carros tem muitos farois auxiliares alem de GPS, radio CB, som e outras coisas mais. Quero mesmo a tranquilidade de poder virar o motor sem me preocupar com ter que tirar uma bateria do porta mala debaixo de toda a bagagem para fazer isso. Sei que no land rover tem uma peça que une as duas bateria e mantem as duas carregadas sempre, sendo que uma é so para a partida e a outra para o uso normal.
    Abraços

christian govastki,
    Acredito que seja esta a peça que procuro. Quanto au alternador nao tem problema pois o AP 2.0 tem alternador para sustentar o ar e guenta as duas. Mas a peça que procuro usa apenas uma bateria para o carro e usa a segunda apenas para a partida.

As Lands Rover não tem isso de fabrica não.
    Isso é instalado a parte e custa bem caro.
    O fato do guincho ter 8000 lbs não quer dizer nada sem saber o modelo do guincho ou o consumo maximo dele em Amperes e as caracteristicas da sua bateria para saber se ela esta adequada ao guincho.
    O alternador não tem nada a ver com o ar condicionado normalmente, a peça que você quer chama Isolador de Baterias.

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    Sergio, você pode fazer o seguinte: instalar a segunda bateria fixa no porta-malas, passar a fiação por baixo do carro (utilizando as guias da tubulação de freios e combustível) preferencialmente por dentro de um eletroduto - existe um eletroduto corrugado flexível, com alma metálica, chamado celtubo, nas bitolas padrão 1/2" a 1", vendido em lojas de instalações elétricas (a Andra, por exemplo, na sta Ifigênia); é meio caro, mas como você vai precisar de poucos metros, vale a pena, ele tem excelente resistência mecânica e vai deixar seus cabos protegidíssimos).
    Você vai ter duas opções então: usar uma bateria idêntica à sua, em paralelo, já que seu alternador aparentemente aguenta, ou chavear as duas. Para isto existem chaves de manobra em carga, específicas para carros.
    Quanto a usar a segunda bateria só para a partida, é fácil de fazer isto por meio de relés, só que o relé que vai fazer a manobra tem de ser um parrudo, que aguente pelo menos 10% mais que a CCA das duas baterias somadas. Vai ser um belo contator!!!
    Há ainda o inconveniente da escolha do local de instalação. Os cabos são grossos e esse tipo de dispositivo normalmente não tem proteção contra água e partículas compatível com a sua instalação no cofre do motor, logo tem de ser dentro do carro. A menos que você ainda tenha espaço no cofre do motor para montar uma pequena caixa estanque para o equipamento.
    Espero ter ajudado, e falamos mais sobre isso no Paca dia 19.
    Abraços a todos.

OOOO seu Cavalcante, além do dia 19, espero você AMANHÃ - 12/01 no Paca também pra tomarmos umas e outras. OK? SEM DESCULPAS COMO DA OUTRA VEZ.

[]s e até a manhã.

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    umas, outras e, se sobrar espaço, mais algumas...

Cavalcante,
    Valeu brother, vou levar a peça que consegui para voce ver dia 19 ela é utilizada no land para as duas baterias e me parece ser ber protegida dos elementos quanto aos cabos ja tenho um em mente e comprarei os dutos recomendados por voce o mestre da eletroeletronica. abraços e até dia 19

Camaradas....

Seria mesmo uma boa ter uma segunda bateria. Já ouvi alguns proprietários de Engesa falarem que tem instalada... mas como cabeça de bacalhau e bunda de freira, creio que existe, porem nunca ví.

Seria uma boa poder gastar neunônios com isto, e documentar para que os proximos camaradas saibam como fazer....

Sergio, o que acha de juntar mais algum camarada para testar isto ?

Cavalcante nao precisa nem falar, já que utilizamos sua viatura "corpo de prova".

[ ]'s e Sucesso !

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Usando duas baterias no veículo
      Por du no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 100
      Última resposta: 04/03/2015, 21:21

Permissões de Postagem