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Convex Datacenter
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  • #1
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    Manutenção do sistema de roda livre Jimny




    Possuo um Jimny 2000/2001 que nunca me deu trabalho, uso a tração pouco e recentemente quando precisei usar engatou bem mas na hora de desengatar ficou agarrando e tive que acionar a alavanca várias vezes. A direção estava reta e aparentemente não há vazamento no sistema de vácuo. Mandei um e-mail pra Suzuki (que não respondeu) perguntando se o sistema precisa de manutenção, lubrificação talvez, na internet não achei nada conclusivo sobre o sistema do Jimny, alguém já teve este problema?
    PS: em outras ocasiões notei um agarramento, porém menor, agora parece ter piorado. Não uso o sistema em terreno seco e com aderência.

  • #2
    Usuário Avatar de Treco
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    Renzo,

    Não conheço nenhum tipo de manutenção nas rodas livres do jimny. Se não tiver que abrir, não precisa de manutenção. Vc tem certeza que o problema não é no acionamento a vácuo? Pode ser furo numa das mangueirinhas ou o motorzinho mesmo.
    Tive problemas com o motorzinho e depois de me chatear muito optei por utilizar roda livre manual mesmo.

    Citação Postado originalmente por Renzo Simões Ver Post
    ...perguntando se o sistema precisa de manutenção, lubrificação talvez, na internet não achei nada conclusivo sobre o sistema do Jimny, alguém já teve este problema?
    JIMNY NA LAMA
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    :> http://www.youtube.com/watch?v=5SKo6wjJNnA

  • #3
    Usuário Avatar de Mauro B
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    O que se sabe é que é necessário acionar a tração reduzida periodicamente para garantir sua lubrificação.
    WRANGLER 07: BF32"/+1"/bieletaJKS/rockslider/ KYRON 11: AT 31"/+30mm/skidplate
    ex-JIMNY 01: AT BF235/75R15/+3"Procomp

  • #4
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    Treco, "aparentemente" as mangueiras e o motorzinho estão ok, pensei em falta de lubrificação porque o engate sempre funciona e o desengate é que trava. Considerando o que disse o Mauro, caso o tempo que fiquei sem acionar tenha sido grande demais, pode ser uma boa mandar abrir e lubrificar? Caso seja, será que uma boa oficina vai fazer o serviço certo ou melhor procurar uma especializada em 4x4? Moro no interior e se precisar de uma especializada tenho que ir até Vitória ES. Obrigado pela ajuda, abs.

  • #5
    Usuário Avatar de jorgeffn
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    Citação Postado originalmente por Renzo Simões Ver Post
    Treco, "aparentemente" as mangueiras e o motorzinho estão ok, pensei em falta de lubrificação porque o engate sempre funciona e o desengate é que trava. Considerando o que disse o Mauro, caso o tempo que fiquei sem acionar tenha sido grande demais, pode ser uma boa mandar abrir e lubrificar? Caso seja, será que uma boa oficina vai fazer o serviço certo ou melhor procurar uma especializada em 4x4? Moro no interior e se precisar de uma especializada tenho que ir até Vitória ES. Obrigado pela ajuda, abs.
    Renzo.... as vezes é melhor aproveitar e colocar a roda livre manual mesmo... ela é mais confiável... não sei como funciona a manutenção da roda livre automática e nem se vale a pena pela questão de peças (caso necessite) ou a durabilidade dela após o serviço. Tive problemas com roda livre automática em um Vitara e após desmontar e ver que não seria simples arruma-la, optei pela manual mesmo.

    abs!!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #6
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    04/01/2011
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    Jorge vc faz ideia do custo para colocar a manual?

  • #7
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    Oi, Renzo

    Na roda livre em si não precisa fazer manutenção. Se as mangueiras e o motorzinho estão ok, talvez o problema seja no acionamento da alavanca. Tem vezes que um batente de borracha gasto/rasgado já é o suficiente para atrapalhar o engate/desengate da tração. Quanto a roda livre manual, custam menos que R$500,00. Vc já tentou engatar e desengatar o 4x4 de novo?
    Att,
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por Treco Ver Post
    Oi, Renzo

    Na roda livre em si não precisa fazer manutenção. Se as mangueiras e o motorzinho estão ok, talvez o problema seja no acionamento da alavanca. Tem vezes que um batente de borracha gasto/rasgado já é o suficiente para atrapalhar o engate/desengate da tração. Quanto a roda livre manual, custam menos que R$500,00. Vc já tentou engatar e desengatar o 4x4 de novo?
    Att,
    Realmente isso aconteceu comigo. Bastou ajustar o cabo de acionamento.
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  • #9
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    Treco, como da última vez demorou pra desengatar fiquei "meio cabreiro", talvez leve na oficina e teste lá, porque se não desengatar o mecânico dá um jeito.

  • #10
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    Boa tarde Senhores e Senhoras!

    Estou precisando de uma força do grande All....

    Estou com as RL AVM manuais para instalar no Jimny. Optei por instalá-las por entender que são mais confiáveis e por ter notado que um conduíte metálico do vácuo que aciona as RL originais está com um amassado e isso me fez pensar na mudança.

    Bom, nunca instalei RL e quero instalar no final de semana mas estou com receio de não conseguir concluir o trabalho.

    Se alguém puder ajudar sou grato:

    1-Alguém que já instalou RL manual AVM, especialmente no Jimny, tem alguma orientação? Basta tirar a capa cega original e colocar a base da RL AVM no lugar?

    2-Eu tirei a capa da RL original para dar uma espiada e vi que tem uma "chapinha" que é atravessada pela ponta do eixo e que aparentemente está presa por um anel. Tiro isso também ou fica no conjunto?

    3 - Lubrificação. O manual da AVM fala em aplicar óleo e li alguns posts do pessoal falando em "graxa de boa qualidade". E aí, aplica óleo ou a graxa? E se for a graxa, alguém tem alguma recomendação?

    4 - Quanto ao sistema da RL livre original, tubulações e a válvula:
    4.1 - Tiro tudo fora ou simplesmente desconecto a tubulação e deixo o sisteminha original no lugar para alguma eventualidade?

    4.2 - Se for para deixar onde está, onde devo desligar o sistema de vácuo? Desconecto a mangueira na base do cubo do eixo ou desligo as mangueiras lá no cofre do motor?

    4.3 - Finalmente, para vedar as pontas da tubulação o que os mestres recomendam? rolha? durepoxi? lama? ......... )

    Desde já agradeço a ajuda!

    AbraçO!

    Daniel
    Jimny HR 2010 - BF Mud - Procomp 2" - ZHME 8000 (Quase com RL manual e Kaiser traseiro)

  • #11
    Usuário Avatar de MATOSWR
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    29/12/2009
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    Amigo, tenho jimny a muito tempo, to no segundo e nunca deu problema na roda livre automática. Mudar pra evitar risco não vale a pena, a maior chance de um problema na 4x4 do Jimny acontece no atuador elétrico da T-case ou nos botões de comando. Acho que só vale mudar mesmo nos jimny´s até 2006, pois ai tornaria o sistema de tração 100% mecanico.

    Pra lubrificar eu prefiro usar um pouco de graxa de boa qualidade, é pq? pq precisa de menos manutençao, visto que o oleo acaba por secar.

    Se mudar realmente deixe sua rede no lugar, o novo dono vai querer a roda livre original, e isso valoriza o carro.

    Não sei de qual chapinha você ta falando, manda uma foto q te digo.

    boa sorte
    Xterra 2004
    Ex: JIMNY 2010, JIMNY 2001 e SAMURAI CANVAS 94
    PU1MWR - PX1W7834


  • #12
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    25/09/2013
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    MATOSWR muito obrigado peja ajuda!

    Hj eu instalei a RL AVM manual. Passei num meca amigo e consegui instalar sem mexer ma tal "chapinha". Mas de qualquer forma assim que eu conseguir eu desmonto de novo e posto uma foto aqui.

    Quanto a RL, olha que curioso:

    Tirei a RL ORIGINAL do lado do passageiro numa boa. Soltei os parafusos e a capa cega praticamente pulou na minha mão.

    No lado do motorista, tirei os parafusos e foi mais dificil tirar a RL, porem, o que chamou a atenção foi que esta RL parecia estar acoplada, pois, a engrenagem/luva (nao sei o nome) que engata na ponta do eixo estava na posicao que presumo ser engatada. Por coincidencia, este lado do motorista é o mesmo lado que a tubulação metalica do vácuo está amassada (aparentemente o amassado não está obstruindo totalmente o circuito, mas esta amassado).

    Será possivel que esta RL estava acoplada mesmo com a tração desligada?

    []s

    Daniel

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