x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
    Usuário
    Entrada
    04/01/2006
    Agradecimentos: 0

Dúvidas de um newbie em Toy 4x4

E ai galera. Tudo bem? Este é meu primeiro post, entretanto já tenho acompanhado o Fórum a aproximadamente uma semana (só hoje me registrei).

Apesar da ótima qualidade do Fórum, me restaram dúvidas algumas quanto ao "mundo 4x4" que talvez você possam me ajudar.

Seguinte: Comprei recentemente meu primeiro Pick-up 4x4 a Diesel, uma Hilux 99 SR5 D - 4x4.

Acontece que, depois que uso o 4x4, o “alavanca da reduzida” fica bem difícil de desacoplar (H4 -->H2), só soltando após eu dar uma pequena ré. Isso é normal? Mudar entre as posições H4, L4, N é fácil, a dificuldade esta só em voltá-la para H2.

Alguém poderia me explicar a maneira correta de utilizá-lo? Digo isso pois a Pick-up veio sem manual e tem gente que diz que tenho que usar a embreagem, outros dizem que não.

Por fim, uma dúvida: O que acontece seu acionar no cambio o 4x4, entretanto, não travar as rodas? Isso causa danos à tração? (essa última pergunta, eu faço, pois, hoje ao receber a pick-up do lava-rápido, percebi que o frentista havia por curiosidade ou imperícia deixado alavanca na posição H4, entretanto rodou sem travar as rodas (veio entregar o carro).

Outra coisa: Como poderia testar o 4x4 dela? Notei, mesmo andando um pouquino no asfalto (curiosidade) que o comportamento do carro com o 4x4 muda (fica mais "preso" ao solo... é esquisito de descrever, mas é como se fosse um outro carro: no H2 nitidamente você se sente empurrado, já no H4 não existe esta sensação). Isto já é indício de que o 4x4 esteja funcionando?

Por fim, pergunto, qual a calibragem ideal pros pneus da Hilux nas condições carregada e vazia (lembro outra vez que faço estas perguntas pois não tenho o manual, e os pneus não são mais originais): os pneus que estão nela são BF 50%/50%, aro 15", 31.

Obrigado a todos, pelas eventuais respostas, e já vou avisando que gostei tanto daqui que, com certeza, vou passar a visitá-los diariamente.

Usuário
    Entrada
    04/01/2006
    Poxa...será que ninguêm pode "ajudar" um novato?

Re: Dúvidas de um newbie em Toy 4x4

Calma novato, suas respostas virão é só não ter pressa, enquanto isso vá lendo tópicos anteriores, pesquisando, tudo faz parte da brincadeira.

Não tenho Hilux, minha toy é bandeirante, mas principios são os mesmos:

Respondo o que eu sei, outros virão ajudar

Citação Postado originalmente por Danca
    Acontece que, depois que uso o 4x4, o “alavanca da reduzida” fica bem difícil de desacoplar (H4 -->H2), só soltando após eu dar uma pequena ré. Isso é normal? Mudar entre as posições H4, L4, N é fácil, a dificuldade esta só em voltá-la para H2.

Alguém poderia me explicar a maneira correta de utilizá-lo? Digo isso pois a Pick-up veio sem manual e tem gente que diz que tenho que usar a embreagem, outros dizem que não.
    Sim, é normal. Sempre uso pisar na embreagem para traçar/reduzir.

Por fim, uma dúvida: O que acontece seu acionar no cambio o 4x4, entretanto, não travar as rodas? Isso causa danos à tração?
    "Travar as rodas", significa ligar a roda livre (a sua deve ser manual), não causa danos a tração.

Outra coisa: Como poderia testar o 4x4 dela? Notei, mesmo andando um pouquino no asfalto (curiosidade) que o comportamento do carro com o 4x4 muda (fica mais "preso" ao solo... é esquisito de descrever, mas é como se fosse um outro carro: no H2 nitidamente você se sente empurrado, já no H4 não existe esta sensação). Isto já é indício de que o 4x4 esteja funcionando?
    Sim, é indicio do funcionamento da tração, busque algum grupo de jeepeiros de sua cidade e procure participar de algum passeio ou trilha, com certeza você será bem orientado no uso de sua viatura.

[]´s e boa sorte,

Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimento: 1
    Calma aí Danca

Não utilize o 4x4 da Hilux no asfalto Faça isto apenas em superfícies onde o atrito seja reduzido

Passar de qualquer posição para H2 não tem mistério...Não precisa pisar na embreagem nesta passagem, mas tem que tirar o pé do acelerador, não pode estar tracionando. Pé na embreagem é só para o caminho inverso...

Pelo jeito a sua tração tá funcionando. A "sensação" é realmente a que você descreveu.

[]s
    Jimny 4All

Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Ah! Não é incomum, às vezes, demorar para desacoplar ou ser necessária uma rezinha...

"Ligar" a roda livre sem "ligar" a tração não faz mal, mas para quê

Manuais em http://perso.wanadoo.fr/adherence.4x...201997%20HILUX

E do proprietário no www.toyoteiros.com.br

[]s
    Jimny 4All

Usuário
    Entrada
    04/01/2006
    OpaOpaOpa... Valew galera pelas respostas.

Fiquei bem mais tranquilo pelas respostas.

Peço desculpas se pareci "afobado". Foi só um "brincadeira" como objetivo de dar um UP na minha mensagem, uma vez que este Fórum é MUITO movimentado e minha 1a. mensagem postada durante a madrugada já havia "sumido" para as profundezas do Fórum uhauhauha.

Poxa... gostei muito do Fórum mesmo, e já o li de "cabo a rabo", passando pelos UNIMOGs, Engesas, Agrales (lançamentos) etc...chegando até mesmo ao "balanceamento dinâmico", funilarias, gaiolas etc...

Enfim... já vi de tudo, mas mesmo assim resolvi postar minhas dúvidas, pois pelo que andei percebendo existem muitas diferenças sutis entre modelos/motores/sistemas aparentemente identicos.

Valeu, mais uma vez obrigado galera e desde já me coloco a disposição para o que eu puder ajudar (assuntos diversos, pois, ainda , em 4x4 eu sou aprendiz)

Usuário
    Entrada
    04/01/2006
    Citação Postado originalmente por _portela
    "Ligar" a roda livre sem "ligar" a tração não faz mal, mas para quê
    []s
    Então...é que como a Pick-up havia chegado assim da "lavanderia" pensei que poderia causar algum dano.

Pior, pensei que cada vez que eu fosse deixar a pick-up para lavar iria que ter que falar pro frentista "não fuçar" na alavanca.

Pior ainda: se causasse danos, a tão festejada "tração" 4x4 não iria durar 1 mês na mão de minha esposa uhauhauha.

Sacou o pq de minha dúvida?

Usuário
    Entrada
    04/01/2006
    Só mais uma perguntinha:

Qual a calibragem usual para viajar "sem carga".

Os Pneus são BFGoodrich All Terrain - T/A 31x10.50 R15 Lt 108 S.

Mais uma vez obrigado!

Usuário Avatar de Nando
    Entrada
    28/10/2003
    Se for só estrada de asfalto pode botar uns 38-40. Fica dura pra k7 mas anda bem.

Usuário
    Entrada
    04/01/2006
    Obrigado Nando pela resposta.

Acabei colocando 30 na frente e 28 atrás e a pick-up parou de pular como uma "cabrita"

Por enquanto só estou rodando na cidade, e parece-me legal. Será que está muito pouco a ponto de causar algum problema? Será que os pneus estariam "tecnicamente" "murchos"? (digo tecnicamente, pois visualmente parecem, OK)

Quando eu for pegar uma estradinha boa (infelizmente vai demorar um pouco, pois eu rodo muito nas BRs, em especial na 153 ) vou tentar os 38~40.

Será que a calibragem nestes veículos (em função do grande tamanho dos pneus) influência muito o desempenho/consumo?

Será que em estradas esburacadas 28~30 não seria melhor? Causaria danos?

Mais uma vez obrigadão pela resposta!!!

Aff! O Mundo das Pick-us, SUVs e Jipes é completamente diferente e eu não sei nada

Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Será que a calibragem nestes veículos (em função do grande tamanho dos pneus) influência muito o desempenho/consumo?
    Para K...
    Jimny 4All

Usuário Avatar de Nando
    Entrada
    28/10/2003
    Pra rodar na cidade acho 28 ótimo, da muito menos tranco e balança bem menos, o que tb quer dizer menos desgaste pra pickup como um todo. O pneu fica "murcho" eu diria com calibragem abaixo de 20. MAs lembre que quanto menos calibragem, menos potencia, arranque, velocidade final e maior o consumo.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem