E ai galera. Tudo bem? Este é meu primeiro post, entretanto já tenho acompanhado o Fórum a aproximadamente uma semana (só hoje me registrei).
Apesar da ótima qualidade do Fórum, me restaram dúvidas algumas quanto ao "mundo 4x4" que talvez você possam me ajudar.
Seguinte: Comprei recentemente meu primeiro Pick-up 4x4 a Diesel, uma Hilux 99 SR5 D - 4x4.
Acontece que, depois que uso o 4x4, o “alavanca da reduzida” fica bem difícil de desacoplar (H4 -->H2), só soltando após eu dar uma pequena ré. Isso é normal? Mudar entre as posições H4, L4, N é fácil, a dificuldade esta só em voltá-la para H2.
Alguém poderia me explicar a maneira correta de utilizá-lo? Digo isso pois a Pick-up veio sem manual e tem gente que diz que tenho que usar a embreagem, outros dizem que não.
Por fim, uma dúvida: O que acontece seu acionar no cambio o 4x4, entretanto, não travar as rodas? Isso causa danos à tração? (essa última pergunta, eu faço, pois, hoje ao receber a pick-up do lava-rápido, percebi que o frentista havia por curiosidade ou imperícia deixado alavanca na posição H4, entretanto rodou sem travar as rodas (veio entregar o carro).
Outra coisa: Como poderia testar o 4x4 dela? Notei, mesmo andando um pouquino no asfalto (curiosidade) que o comportamento do carro com o 4x4 muda (fica mais "preso" ao solo... é esquisito de descrever, mas é como se fosse um outro carro: no H2 nitidamente você se sente empurrado, já no H4 não existe esta sensação). Isto já é indício de que o 4x4 esteja funcionando?
Por fim, pergunto, qual a calibragem ideal pros pneus da Hilux nas condições carregada e vazia (lembro outra vez que faço estas perguntas pois não tenho o manual, e os pneus não são mais originais): os pneus que estão nela são BF 50%/50%, aro 15", 31.
Obrigado a todos, pelas eventuais respostas, e já vou avisando que gostei tanto daqui que, com certeza, vou passar a visitá-los diariamente.