gALLera, bom dia!
Ontem, quando fechei a loja e estava indo embora, ao manobrar a Mafalda percebi que a pequena e antiga folga de 1/4 de volta tinha se tornado muito mais do que férias, praticamente uma licença maternidade. Como moro a pouco mais de 1km daqui, fui na "manhinha" mas no meio do caminho, passando sobre um quebra molas, as rodas se abriram e a Mafalda ficou igual a uma put@ velha... hehehe... Minha sorte é que eu sempre ando com uma caixa de ferramentas no porta-luvas traseiro (é que com 7 lugares o porta-malas se foi...).
Enfim, avaliando o problema percebi que a barra de direção (a que liga o terminal de uma roda ao terminal da outra, e possui rosca interna nas duas pontas, sendo de um lado rosca esquerda) se partiu bem perto da conexão com o terminal da roda direita. Levantei ela no diferencial com um jacarezinho, retirei a pontinha com a abraçadeira que estava rosqueada no terminal, desrosqueei a barra do outro terminal, encaixei as duas pontas e fui rosqueando de novo. Foi o que consegui fazer para chegar em casa, uns 400mts a frente, apesar da Mafalda ter ficado com as rodas dianteiras vesgas...
Hoje cedo estou ligando para os fornecedores de peças e constatei uma grande diferença de preço entre eles. Na Josewal esta peça está R$47, e na Agromotor R$115. A Paulista4x4 e Jipebras estão com preços bem próximos: R$70 e R$68. Segundo eles, esta peça é da marca FQ (Fundo de Quintal). Aproveitei para cotar também os terminais laterais, e os da marca DRIVEWAY estão mais baratos na Agromotor (R$28,30 cada). A Josewal tem eles da Nakata por R$37 cada.
Se alguém aí tiver experiência com estas peças, ou alguma recomendação (ou contra-indicação) por fornecedor, marca ou preço, as dicas serão muito bem vindas... Depois do almoço pretendo ir até em casa "rancar" tudo e ir fazer minha "compra de ano novo"...
Ainda bem que este problema não aconteceu em nenhum dos domingos de Dezembro em que eu viajei (um para Aparecida, outro para Atibaia) com a Mafalda... A 110km/h certamente o estrago teria sido grande...