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  • #1
    Usuário Avatar de otaviofilho
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    Sistema de direção




    gALLera, bom dia!

    Ontem, quando fechei a loja e estava indo embora, ao manobrar a Mafalda percebi que a pequena e antiga folga de 1/4 de volta tinha se tornado muito mais do que férias, praticamente uma licença maternidade. Como moro a pouco mais de 1km daqui, fui na "manhinha" mas no meio do caminho, passando sobre um quebra molas, as rodas se abriram e a Mafalda ficou igual a uma put@ velha... hehehe... Minha sorte é que eu sempre ando com uma caixa de ferramentas no porta-luvas traseiro (é que com 7 lugares o porta-malas se foi...).

    Enfim, avaliando o problema percebi que a barra de direção (a que liga o terminal de uma roda ao terminal da outra, e possui rosca interna nas duas pontas, sendo de um lado rosca esquerda) se partiu bem perto da conexão com o terminal da roda direita. Levantei ela no diferencial com um jacarezinho, retirei a pontinha com a abraçadeira que estava rosqueada no terminal, desrosqueei a barra do outro terminal, encaixei as duas pontas e fui rosqueando de novo. Foi o que consegui fazer para chegar em casa, uns 400mts a frente, apesar da Mafalda ter ficado com as rodas dianteiras vesgas...

    Hoje cedo estou ligando para os fornecedores de peças e constatei uma grande diferença de preço entre eles. Na Josewal esta peça está R$47, e na Agromotor R$115. A Paulista4x4 e Jipebras estão com preços bem próximos: R$70 e R$68. Segundo eles, esta peça é da marca FQ (Fundo de Quintal). Aproveitei para cotar também os terminais laterais, e os da marca DRIVEWAY estão mais baratos na Agromotor (R$28,30 cada). A Josewal tem eles da Nakata por R$37 cada.

    Se alguém aí tiver experiência com estas peças, ou alguma recomendação (ou contra-indicação) por fornecedor, marca ou preço, as dicas serão muito bem vindas... Depois do almoço pretendo ir até em casa "rancar" tudo e ir fazer minha "compra de ano novo"...

    Ainda bem que este problema não aconteceu em nenhum dos domingos de Dezembro em que eu viajei (um para Aparecida, outro para Atibaia) com a Mafalda... A 110km/h certamente o estrago teria sido grande...
    Otavio-NCABC-PU2YBF
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  • #2
    Pelo que tenho conhecimento os Nakatas são melhores que os DriveWay

  • #3
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    Terminais

    Citação Postado originalmente por COLOMBO1
    Pelo que tenho conhecimento os Nakatas são melhores que os DriveWay

    Sem duvida nenhuma, vai de Nakata




    []'s e boas compras 8)
    TROLLER 2002 - 32" Maxxi BigHorn - SEM GUINCHO

  • #4
    Usuário Avatar de otaviofilho
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    Fui hoje na JOSEWAL4x4, perto de Osasco, buscar as barras e os terminais de direção, já que os melhores preços eram deste estabelecimento. O atendimento é nota 10!

    Quando comparei os terminais da Driveway com os da Nakata fiquei abismado com a diferença de qualidade entre eles. Os NAKATA são muito superiores, além de não necessitarem ser engraxados. Os driveway possuem uma proteção de borracha para evitar que a sujeira entre em contato com a esfera, mas como esta proteção é solta não evita b*st@ nenhuma.... Além disto precisa engraxar com frequência. Os NAKATA possuem uma coifa de borracha que impede a saída da graxa e a entrada de sujeira. Além disto também são visualmente mais robustos.

    Na Mafalda eu tirei 3 terminais simples e um central. Só um dos simples era Nakata, os outros todos driveway. Adivinham qual estava em perfeito estado, sem folgas, como novo... Nakata é lógico...

    Infelizmente o terminal central eles só tinham da Driveway, então este eu não tive opção...

    Agora a tarde vou montar tudo, e ver se ainda consigo um lugar que me faça o alinhamento de direção... Senão deixo só pro ano que vem... hehehe...

    Grande abraço a todos, e ótimas entradas em 2006... !!!
    Otavio-NCABC-PU2YBF
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  • #5
    rapaiz vai de nakata e muito melhor ja to usando a um tempão e ainda estão zero .

    vale muito preço



    sorvetão com muita massa

  • #6
    Usuário Avatar de otaviofilho
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    ALL, boa tarde.

    Hoje acordei animado e fui pra cima, ou melhor, pra baixo da Mafalda
    concluir a novela do sistema de direção. Minha primeira conclusão
    foi, na verdade, uma crítica à suposta redução de custo da Nakata
    que, ao invés de furo na rosca para colocar cupilha, usa porca auto-
    travante (aquela com um anel de plástico no final da rosca).
    Eu adoro este tipo de porca, no entanto ela não serve para apertar
    um terminal de direção que tem do outro lado uma esfera. A porca
    simplesmente não passa do anel de plástico pois ali ela fica mais
    dura e a esfera gira de acordo com que se aperta a porca... Quanta
    imbecilidade!!! Mas, como todo bom brasileiro, coloquei os terminais
    Nakata na bancada e lasquei um furo na ponta de cada um deles, fui
    pra baixo da Mafalda novamente, coloquei tudo no lugar, apertei com
    as porcas dos terminais antigos, coloquei cupilha e pronto. Depois
    fiz um alinhamento no olhômetro seguindo as dicas do Tóbão, que até
    ficou bom, mas achei melhor ir na oficina de um amigo só para ele
    conferir. A visita foi boa porque ele constatou que o rolamento da
    roda dianteira esquerda precisa ser trocado pois a roda tem uma
    pequena folga. A outra roda está perfeita. No mais, ele fez o
    alinhamento com os dados que eu passei a ele (1,5mm a 3,00mm de
    convergência, também recebidos pelos amigos desta lista), e tudo
    certo.

    Agora a Mafalda tá alinhadinha, sem nenhuma folga no volante, e sem
    puxar pra lado nenhum quando eu táco o pé no freio de uma vez...

    Desculpe a longa mensagem, mas o objetivo principal é agradecer os
    amigos da lista que de alguma forma contribuiram para que eu, na
    minha gigantesca ignorância, pudesse realizar o trabalho quase todo
    sozinho e em casa, o que além de me economizar uns trocados, me dá
    sempre um grande prazer...

    Aproveitando, comprei 1 par de amortecedores COFAP #12311 (os mesmos
    que já uso na dianteira da Mafalda, com feixe de molas e jumelo)
    para colocar na traseira. Só que o curso destes amortecedores é
    menor do que os que lá estão (MONROE #38042). Enfim, acabei
    desistindo de trocar até porque a eficiência dos MONROE ainda está
    muito boa. Por isto, vendo pelo mesmo preço que paguei na JIPEBRAS:
    R$150 o par, com notinha da Jipebras e garantia de 1 ano. Envio para
    qualquer lugar do Brasil pelo correio (custo por conta do comprador).
    Estão na caixa e acompanham as buchas.

    Mais uma vez obrigado, e um abraço a todos.
    Otavio-NCABC-PU2YBF
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  • #7
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Otavio!
    Fico feliz que a Mafalda ficou boa, esperei ancioso por notícias.
    Espero que a mensagem postada tenha lhe ajudado - http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15689
    Hoje também fiz alinhamento no engesa, pois na semana passada mexi nos munhões e desalinhou
    Bem, ficou jóia de novo (lembra do rapaz que mencionei na outra mensagem? - tá ficando bom!)

    Mais uma vez, precisando de ajuda, "tamos aí".

    Atte,
    Gentil Filho.

  • #8
    Usuário Avatar de otaviofilho
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    Kim, é claro que ajudou... Foi de lá que eu tirei as informações e passei para o alinhador... Mais uma vez obrigado!

    Aproveitando, ontem achei um lugar para engraxar os bicos graxeiros do cardã e o bico graxeiro do terminal de direção central da marca Driveway. Ficamos procurando os bicos graxeiros do munhão e não encontramos. Olhei no manual e lá diz que existem uns bujões por onde a graxa deve ser colocada, mas não especifica exatamente...

    Será que é preciso tirar a roda fora para conseguir encher o munhão de graxa....

    Um abraço,
    Otavio-NCABC-PU2YBF
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  • #9
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Otávio!
    Que bom que houve ajuda de minha parte.
    Bem, para você engraxar o munhão, do lado direito, vire a Mafalda para esquerda, verá que o bujão fica na parte de tras do eixo, pegue uma chave de boca (14 ou 15), retire o bujão e coloque graxa à vontade.
    Vamos à adaptação!!!
    O pessoal aqui no Paraná simplifica um pouco as coisas!!!
    Na parte da frente da bola do munhão, fura-se, faz rosca e coloca uma engraixadera (bico graxeiro).
    A medida é a seguinte: + - 0,5 cm a 1 cm da marca do feltro retentor.
    Daí, toda vez que engraxar os terminais, já engraxa os munhões.
    O processo é simples e não precisa desmontar tudo, é so comprar dois bicos (existem três medidas de rosca, uma para chave 8, um médio e outro maior que usam chave 10). Há varias formas de bicos, sendo: retos; âgulo de 45º e, ângulo de 90º, todos com as roscas supra citadas. Usará o reto. (tipo do terminal -chave 8 - mais no caso específico use o médio), um pouco maior que o do terminal.
    Isso ajuda muito para a colocação de freio a disco, pois com o mesmo não terá mais acesso ao bujão.

    Bem caso necessite, estou a disposição!
    hoje começou uma nova etapa, deixei o escritório de advocacia e estou terminando meu aviário para 30.000 frangos)

    Atte,
    Gentil Filho.

  • #10
    Usuário Avatar de otaviofilho
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    Kim, então é por isto que não encontramos o bujão. A Mafalda já tem kit de freio a disco. Mas vou então partir para a adaptação o bico graxeiro, para facilitar as coisas.

    Ótima sorte nesta nova empreitada de sua vida, e que Deus o ajude a trilhar o caminho do sucesso!

    Um grande abraço, e mais uma vez obrigado!

    P.S.: Visitem http://willysonline.com/utilitygallery.asp
    Logo logo a Mafalda estará nesta galeria...
    Otavio-NCABC-PU2YBF
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  • #11
    E ai pessoal, otimas dicas, estou com o mesmo problema, comprei a Rural e não consigo engraxar os munhoes, fiz uma pesquisa e achei essa adaptação.
    Kim, tem como vc colcar umas fotos da sua adaptação para nós.

    Valeu.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -graxeira_munhao_001_145.jpg  

  • #12
    Usuário Avatar de Kim
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    Caros amigos!
    Fico triste em informar que no momento não tenho fotos do bico graxeiro.
    Vou providenciar o mais breve possivel!
    Bem, o lugar onde é feito dessa forma é no seguinte endereço:
    http://www.maringa4x4.com.br/
    O Roger (dono) é uma pessoa acessível para conversar.

    Acesse o site.

    Atte,

    Gentil Filho.

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