x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 19 de 19

Hybrid View

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1

Caros amigos!!!
    Estou postando fotos dos bicos graxeiros.
    A adaptação ainda não consagui
    Bem é o seguinte:
    Olhe a viatura de frente.
    No munhão tem a parte móvel, que é do cubo, onde há um retentor (quase sempre de feltro).
    Observe que na parte do eixo, tá limpo (gasto pelo movimento do esterço).
    Na parte onde o retentor não chega, faça um furo com uma distância de + - 0,5 mm a 1 mm, após rosca, na medida do bico com rosca menor do bico que postei. (a porca da foto é de chave 13 mm, somente como indicativo).
    Então, estando de frente para a viatura verá os bicos nos cubos dos munhões.
    A adaptação postada acima é na parte inferior do munhão, onde pode se quebrar pelo tamanho do bico, como pela sua localização (pedras, paus, ou qualquer outro objeto).
    Espero ter ajudado.

Atte,

Gentil Filho.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00011_181.jpg  

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Caros amigos!
    Garimpei uma foto aqui no FORUM, sei que desrespeitei a parte dos direitos autorais, me desculpem, é por uma boa causa.
    Como descrito anteriormente, posto foto do lugar onde deve ser adaptado o bico graxeiro ou engraixadeira, como quiserem chamar.
    Também há fotos do bico que deve ser posto.

Atte,

Gentil Filho.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -t_cimg2516_123_132.jpg  

Usuário Avatar de otaviofilho
    Entrada
    19/04/2005
    Local
    Santo Andre/SP
    Agradecimentos: 4

Agora vai...

PessoALL, boa tarde...

COLOMBO, furar esta peça é muito mais complicado do que eu esperava... Semana passada levei a Mafalda no mecânico e, além de umas duas ou três coisinhas que pedi para ele fazer, também pedi para ele soltar esta "tampa" que fica sobre o munhão para fazer um furo e colocar um bico graxeiro... Mas o "buraco" é mais embaixo. Esta peça é um pino que trava o eixo... É comprida e TEMPERADA... Ou seja, tem que destemperar para conseguir fazer um furo...

Mas não precisei procurar nenhuma empresa de tratamento térmico não... Falei com algumas pessoas... Primeiro um dono de uma oficina de retífica de motor de caminhão, que não conhecia nenhum lugar que fizesse isto... Depois um funileiro, que não fazia a menor idéia de como seria isto... Por último um cabeleireiro que me disse que dava pra fazer este tal de "tratamento térmico" na empresa FQ (Fundo de Quintal) mesmo...

Decidi arriscar, e lá fui eu colocar carvão na churrasqueira no sábado à tarde... Tive que ir no mercadinho antes pra comprar alcool, e já aproveitei e comprei umas geladas pois o processo é demorado e razoavelmente cansativo... (Devia ter comprado uns bifes de picanha também... hehehe...)...

Churrasqueira acesa, já esvaziando a latinha gelada, e tasquei as peças no meio da brasa... Fui abanando, abanando, tomando um gole, abanando mais, tomando outro gole, ficando com o braço doendo, parei para descansar o braço mas não parei de tomar outro gole, e assim foi por quase 1 hora inteira... No final, joguei a peça em uma lata onde eu tinha enchido com cal, isto mesmo, cal... Aquele encontrado em depósito de material de construção a R$0,50 o kg...

Só fui ver a peça no dia seguinte, que obviamente já estava bem fria... Hoje cedo joguei na mão do mecânico e ele já levou no torneiro, que por sua vez já fez o serviço de furar e fazer a rosca para o bico graxeiro que irá lubrificar os munhões... (vejam as fotos)...

Agora preciso temperar a peça novamente... O processo é quase igual, mas o resfriamento deve acontecer no óleo... óleo de motor mesmo...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -sv300172_156.jpg   -sv300174_113.jpg   -sv300173_838.jpg   -sv300171_138.jpg  
    Otavio-NCABC-PU2YBF
    Atuais: Mahindra SUV 09, CJ-5 66
    Antes: Niva 95; Rural 72; Band 63; Pajero Full 98, L200 97, Pajero Sport 04, IO 00

Olá Otávio, tudo beleza !
    Quanto ao processo de destemperar pra tornar a peça usinável, tá perfeito é assim mesmo, mas...
    Sinto ter que jogar um balde de água fria nesta sua solução, que é boa, sem dúvida, mas faça o seguinte meu amigo:
    Vá até a loja, compre essas peças de novo (pino mestre de direção) e coloque no lugar exatamente conforme estava, sem destemperar, sem furar, e não use essas que vc destemperou e furou... o pino mestre de direção é uma das peças mais exigidas da sua Rural, se quebrar na estrada...terás sérios problemas...
    Faz o furo onde o Gentil indicou que é mais seguro
    abraços

Usuário Avatar de Davilson Titton
    Entrada
    13/09/2005
    Agradecimentos: 0
    Ola, meu nome é Davlson e estou sempre corujando as novidades deste forum, mas as vezes fico sem entender algumas coisas, talvez por ser bem orelha mesmo, aqui vai a minha duvida: Essa adaptação de graxeira nos munhões, tão complicadas ai, serve somente no caso quando foi adapitado freio a disco?, pois no meu entender se não é necessario as tais graxeiras, estou certo ou é munhecada minha. Na minha Rural é orioginal os bujões, freio a tambor e quando vou aos posto engraxar o cara põe graxa lá até sair pelo escapamento hehe... esta certo também? ou tem alguma quantidade certa?.
    Bom, desculpe intrometer no assunto, mas é que sou curioso também.
    Abraços

Usuário
    Entrada
    13/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro./RJ
    Agradecimentos: 0
    Davilson, bom dia. Esta adaptação visa facilitar a colocação de graxa nos munhões, uma vez que não será necessário a utilização de chave, p/ retirada do bujão original, além disso, em alguns modelos de freios a disco, este bujão será inutilizado.
    Não se pode esquecer de fazer um furo p/ sair o escesso de graxa, do contrário a pressão fará a graxa velha ir toda p/ dentro da tubeira.
    Este furo poderá ser vedado com tampão de borracha ou com um outro parafuso, conforme a preferência.
    Abraço.

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Caros amigos!

O pino destemperado não é viavel, pois uma vez destemperado o metal não terá mais a mesma restência.

Como postado acima, o pessoal aqui no Paraná efetua o furo nos munhões, na parte do eixo, proximo ao proprio eixo, é só olhar até onde chega o cubo, distânciar + - 1 cm e furar, depois fazer a rosca com um macho e está pronto.
    Esse processo é efetuado na parte frontal do eixo diferencial e, para eixos que tenham sido colocado freio a disco que por sua vez não permitem acesso ao bujão graxeiro.

Abraços...

Kim

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    2. sistema d direção da RANGER
      Por Moisés S.M no fórum Ford
      Respostas: 10
      Última resposta: 01/04/2009, 23:22
    3. Sistema de Direção 100% Hidráulica ( Full Hidro )
      Por Luis Assis no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 0
      Última resposta: 14/02/2004, 23:35

Permissões de Postagem