Olá Pessoal
O caso já está resolvido, mas vale a narração para conhecimento dos Landeiros amigos.
Sábado passado, depois de andar aproximadamente 70 km, parado num semáforo, senti um leve barulho na região do motor (eu estava com as aletas abaixo do parabrisa abertas) e logo a luz do alternador acendeu no painel.
Como eu estava a poucas quadras do meu destino, segui o caminho. Logo a luz do painel se apagou e não percebi qualquer alteração no motor. Achei mesmo que o barulho não tinha vindo do carro.
Assim que cheguei ao destino, fui manobrar para estacionar a viatura, quando percebi que a direção ficou dura, como se a correia do hidráulico estivesse patinando.
Abri o capuz do motor e fui procurar algum indício do problema. Olhei correia, terminais de direção, algum vazamento de óleo e ... nada.
Resolvi andar para ver se eu conseguia detectar algum problema quando, no mesmo ponto da rua onde eu ouvi o barulho, encontro no chão a peça que havia se soltado: o rolete do esticador.
Esta peça aqui, mas a encontrei sei o rolamento central.

Olhei novamente o motor e vi que a capa da peça havia se soltado, ficando no lugar apenas o rolamento que estava "esticando" a correia de forma até aceitável. Isso não afetou muito o funcionamento do motor, somente quando se virava mais a direção é que a correia realmente "patinava".
A posição do esticador pode ser visto nesta foto:

Com muito cuidado, rodei os 70 km de volta para casa e não houve problemas ou danos. Andei com baixa rotação e parei algumas vezes para verificar se a correia estava no lugar e se estava rodando normalmente. Estava.
Hoje eu levei na oficina para trocar o esticador e também a correia por garantia.
Abraços
Antônio C Ribeiro
ps.: as fotos não são da minha Defender, mas encontrei na internet para ilustrar a informação.