Saudações,
Estou planejando uma viagem ao Chile e Argentina (de 26 dez 2013 a 22 jan 2014).
A ideia é entrar pela Argentina por Foz do Iguaçu, e de lá, Posadas, Corrientes, e depois Salta (ARG).
Em Salta (ou Jujuy), pretendo firmar base e fazer alguns passeios nos arredores, em especial Purmamarca, Tilcara, Quebrada Humahuaca e por fim Santo Antônio de Los Cobres.
Depois vamos seguir para SPA – San Pedro de Atacama, ficando pela região uns 4 dias. No primeiro dia em SPA vamos ter que dar um pulo à Calama buscar uns companheiros que irão de avião.
Depois dos passeios em SPA, desceremos com destino a Mendonza.
Aqui bate a dúvida: qual seria o melhor caminho para “descer” até Mendonza, de preferência sem passar novamente por Salta ?
Infelizmente não vamos ter tempo para fazer todo o “miolo” do NOA (Cachi, Cafayate, Tucuman), vou ter que apressar o passo para chegar em Mendonza, pois quero ficar por lá uns 4 dias, depois subir à Uspallata (1 dia) e iniciar o trajeto de retorno.
Preparamos nosso retorno a partir de Mendonza com deslocamentos até o Brasil, parando só para lanche-janta e dormir, sem paradas turísticas. Pensamos em voltar por Rosário, retornando ao BR por Uruguaiana, depois Cascavel, Maringá e finalmente Guararapes (SP), nossa terra natal.
No total serão 28 dias, com folga de 2 dias (se necessário, a duração poderá alterar para 30 dias).
Estou na fase de planejamento e verificando o roteiro, que será sem muita rigidez (sem prévias reservas de hospedagem). Hospedagem será estilo BBB (dos 3 “B”, tem que ter pelo menos 2), levando a barraca apenas para garantir.
Tenho muitas dúvidas e conto com a ajuda dos amigos, já que se trata de minha primeira viagem internacional. Já providenciei o necessário do que já li por aqui (documentação, itens obrigatórios na viatura, $$, cartões, analgésicos, protetor solar, guias e planos para viajar apenas de dia, etc.).
Vamos de Hilux SW4 2008, eu e a patroa, sendo que em SPA teremos a cia de dois filhos e noras (que vão e voltam de avião).
Minha viatura é original, sem nenhum acessório; levo apenas algumas ferramentas, cinta de reboque, compressor de ar, kit conserto de pneus, geladeira 12V, barraca, colchão, fogareiro. Tem rádio PY, mas só utilizarei se tiver companhia. Também vou levar um inalador (para ar seco) e também vou alugar oxigênio (exigência da patroa que tem medo de passar mal com a altitude). Estou providenciando um GPS Garmin; preciso saber de um modelo ideal, que seja possível baixar os tais “track log”.
Será que preciso de 2 estepes ? Será que preciso levar combustível reserva (minha viatura, a diesel, tem normalmente autonomia de pelo menos 600 km).
São algumas dúvidas que este aprendiz de viajante tem e conta com as infalíveis dicas dos experientes em jornadas e expedições, como são os frequentadores deste bem falado Fórum.
Caso alguém queira participar (no todo ou em parte) desta empreitada fique a vontade para falarmos sobre.
Abraços a todos.