Olá a todos.
Através do fórum gostaria de opiniões para solucionar minha situação com um Grand Vitara 1.6 16v 2000 adquirido em março para ser usado em pequenos passeios pela Chapada Diamantina e sertões da Bahia/Piauí.
2 pontos devem ficar em destaque aos que se dispuserem a me ajudar:
· Sou formado em Geografia e atuo na área pedagógica, não tenho maiores conhecimentos em mecânica além dos que vou adquirindo via internet;
· Moro em uma região da Caatinga Baiana (Irecê) distante 500km de Salvador, 1000km de Brasília, 400km de Juazeiro/Petrolina sem mão de obra para trabalhar com carros que não sejam GM/Fiat/VW – não temos concessionários Ford/Renault/Honda/Toyota ou Mit... Resumo... 1ª semana após a compra:
Após a compra, levei o carro de Salvador à minha cidade, sem problemas. O carro dormiu na garagem e no dia seguinte começou a falhar. No final de semana seguinte fiz um giro de 700km pela Chapada Diamantina, giro, não trilha, apenas estradas de terra. O falhamento piorou e as marchas passaram a arranhar.
Fiz minha primeira compra na Suzucar e foram trocadas:
- filtros, óleos, líquido de arrefecimento, velas, cabo de velas, prisioneiro da roda, bieletas, lonas de freio e outras miudezas....
2 dias após pegar o carro os problemas retornaram...
O mês de Abril:
O carro passou o mês de abril falhando, tornando seu uso impossível. A sonda lambda foi condenada. Duas foram utilizadas (Uma DPL e uma Bosch) e enfim a luz de injeção apagou....
Três bobinas foram testadas (uma retornou à Suzucar em função de defeito).
O trambulador abriu o bico e as buchas foram trocadas. O carro passou 20 dias parado em várias oficinas (as boas não permitem nem que eu entre com o carro...)
O compressor da tração parou, com o tópico do fórum consegui fazer funciona-lo,
O carro finalizou Abril andando....
O mês de Maio:
No dia 11 de maio cheguei com o carro após uma pequena viagem por estradas de terra (150km totais). Parei o carro na calçada e ao tentar colocar na garagem, já tarde da noite, nenhuma marcha entrava...Deixei do lado de fora e no dia seguinte levei para um mecânico que condenou os cilindros de embreagem. Após uma relativa demora na entrega o carro voltou a rodar no final de maio, sem a 4ª e 5ª marchas.
Junho
Em junho o cambio parou de vez...só voltou a funcionar no final de do mês. Foi desmontado e recuperado, na medida do possível. A 5ª marcha voltou a engatar, mas se for usada a ré não entra... com o tempo normalizou. No final de Junho entrei de férias, mas sabia que não teria o jipe para “relaxar”...
Julho/ Agosto
Em julho as coisas pioraram de vez...junta do cabeçote queimada, cabeçote condenado por não poder mais receber “passes”, um prejuízo que me fez perder a razão. Cheguei a me decidir pela venda do carro por R$ 10.000,00 (este foi o link do anúncio (Grand Vitara 1.6 3P 2000/01)).
Resolvi comprar o cabeçote novo na esperança de ter o carro andando de novo. R$ 2.300,00 na peça. Revisão em todo o sistema de arrefecimento, troca das mangueiras, troca dos 10 parafusos e muitas outras coisas...
Conta: R$ 4800,00, quase 500 só de frete...
Dia 24 de agosto peguei o carro novamente. O plug do sensor de temperatura foi danificado e levou 15 dia para achar alguém para consertar. Teste do carro e após apenas 100km de asfalto liso e reto (uma reta de 112km de extensão, cruzando a caatinga rumo ao Rio São Francisco) o carro começou a jogar água fora pelo vaso de expansão...resultado final, outra junta queimada (O carro rodou exatos 220km após a montagem do cabeçote novo) e provavelmente cabeçote empenado....
O que preciso?
Preciso de sugestões. Uma avaliação da situação.
Possibilidades:
· Colocar o carro a venda por preço abaixo, muito abaixo do mercado, para devolver o valor pego de empréstimo para compra do carro (R$23.000,00)
· Trocar de motor, colocar um AP. É viável? É possível?
· Deixar empoeirar na garagem?
· Aguardar a justiça divina?
Seu radiador está limpo.
A válvula é nova.
A bomba esta roncando tem folga ou vaza.
Radiador limpo. A camisa superior não é original, já deve ter dado muito problema....
Válvula retirada.
Bomba ok. Até pensei em trocar pela idade mas na Suzucar só tem Autotec e GMB e parce que estas duas marcas são bombas....