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  • #1
    Usuário Avatar de mfjunior
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    12/03/2011
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    A Saga do GV 1.6 - Em busca do epílogo...




    Olá a todos.
    Através do fórum gostaria de opiniões para solucionar minha situação com um Grand Vitara 1.6 16v 2000 adquirido em março para ser usado em pequenos passeios pela Chapada Diamantina e sertões da Bahia/Piauí.
    2 pontos devem ficar em destaque aos que se dispuserem a me ajudar:
    · Sou formado em Geografia e atuo na área pedagógica, não tenho maiores conhecimentos em mecânica além dos que vou adquirindo via internet;
    · Moro em uma região da Caatinga Baiana (Irecê) distante 500km de Salvador, 1000km de Brasília, 400km de Juazeiro/Petrolina sem mão de obra para trabalhar com carros que não sejam GM/Fiat/VW – não temos concessionários Ford/Renault/Honda/Toyota ou Mit...
    Resumo...
    1ª semana após a compra:
    Após a compra, levei o carro de Salvador à minha cidade, sem problemas. O carro dormiu na garagem e no dia seguinte começou a falhar. No final de semana seguinte fiz um giro de 700km pela Chapada Diamantina, giro, não trilha, apenas estradas de terra. O falhamento piorou e as marchas passaram a arranhar.
    Fiz minha primeira compra na Suzucar e foram trocadas:
    - filtros, óleos, líquido de arrefecimento, velas, cabo de velas, prisioneiro da roda, bieletas, lonas de freio e outras miudezas....
    2 dias após pegar o carro os problemas retornaram...

    O mês de Abril:
    O carro passou o mês de abril falhando, tornando seu uso impossível. A sonda lambda foi condenada. Duas foram utilizadas (Uma DPL e uma Bosch) e enfim a luz de injeção apagou....
    Três bobinas foram testadas (uma retornou à Suzucar em função de defeito).
    O trambulador abriu o bico e as buchas foram trocadas. O carro passou 20 dias parado em várias oficinas (as boas não permitem nem que eu entre com o carro...)
    O compressor da tração parou, com o tópico do fórum consegui fazer funciona-lo,
    O carro finalizou Abril andando....

    O mês de Maio:
    No dia 11 de maio cheguei com o carro após uma pequena viagem por estradas de terra (150km totais). Parei o carro na calçada e ao tentar colocar na garagem, já tarde da noite, nenhuma marcha entrava...Deixei do lado de fora e no dia seguinte levei para um mecânico que condenou os cilindros de embreagem. Após uma relativa demora na entrega o carro voltou a rodar no final de maio, sem a 4ª e 5ª marchas.

    Junho
    Em junho o cambio parou de vez...só voltou a funcionar no final de do mês. Foi desmontado e recuperado, na medida do possível. A 5ª marcha voltou a engatar, mas se for usada a ré não entra... com o tempo normalizou. No final de Junho entrei de férias, mas sabia que não teria o jipe para “relaxar”...



    Julho/ Agosto
    Em julho as coisas pioraram de vez...junta do cabeçote queimada, cabeçote condenado por não poder mais receber “passes”, um prejuízo que me fez perder a razão. Cheguei a me decidir pela venda do carro por R$ 10.000,00 (este foi o link do anúncio (Grand Vitara 1.6 3P 2000/01)).
    Resolvi comprar o cabeçote novo na esperança de ter o carro andando de novo. R$ 2.300,00 na peça. Revisão em todo o sistema de arrefecimento, troca das mangueiras, troca dos 10 parafusos e muitas outras coisas...
    Conta: R$ 4800,00, quase 500 só de frete...
    Dia 24 de agosto peguei o carro novamente. O plug do sensor de temperatura foi danificado e levou 15 dia para achar alguém para consertar. Teste do carro e após apenas 100km de asfalto liso e reto (uma reta de 112km de extensão, cruzando a caatinga rumo ao Rio São Francisco) o carro começou a jogar água fora pelo vaso de expansão...resultado final, outra junta queimada (O carro rodou exatos 220km após a montagem do cabeçote novo) e provavelmente cabeçote empenado....

    O que preciso?

    Preciso de sugestões. Uma avaliação da situação.
    Possibilidades:
    · Colocar o carro a venda por preço abaixo, muito abaixo do mercado, para devolver o valor pego de empréstimo para compra do carro (R$23.000,00)
    · Trocar de motor, colocar um AP. É viável? É possível?
    · Deixar empoeirar na garagem?
    · Aguardar a justiça divina?

    Por favor, me ajudem!

  • #2
    Usuário Avatar de RMORELLI
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    Cara, já andou com ele sem á válvula....

  • #3
    Usuário Avatar de RMORELLI
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    Vamos tentar resolver.

    Seu radiador está limpo.
    A válvula é nova.
    A bomba esta roncando tem folga ou vaza.

  • #4
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    Amigo, sobre o cabeçote, já vi um caso parecido em um Vitara 1.6 e era bloco empenado. Peça ao mecânico para conferir o bloco do motor.
    G. Vitara 2001 Auto - Lift 2" / Mud 225/75 R16
    Ex Vitara 3p - Lift 2"/Difer. aço/Mamute 235/75/ Dif Loc Tras./Superwinch 6.000/

  • #5
    Usuário Avatar de mfjunior
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    Citação Postado originalmente por RMORELLI Ver Post
    Vamos tentar resolver.

    Seu radiador está limpo.
    A válvula é nova.
    A bomba esta roncando tem folga ou vaza.
    Radiador limpo. A camisa superior não é original, já deve ter dado muito problema....
    Válvula retirada.
    Bomba ok. Até pensei em trocar pela idade mas na Suzucar só tem Autotec e GMB e parce que estas duas marcas são bombas....

  • #6
    Usuário Avatar de mfjunior
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    Citação Postado originalmente por Valdão Ver Post
    Amigo, sobre o cabeçote, já vi um caso parecido em um Vitara 1.6 e era bloco empenado. Peça ao mecânico para conferir o bloco do motor.
    Eu cheguei a levantar esta hipótese mas o gerente da retífica disse que nunca viu isso acontecer. Quando disse que o bloco era de alumínio ai....

  • #7
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    e sobre troca de motor? não seria mais viável economicamente? Sei que do ponto de vista técnico o G16B é bem mais moderno que o AP mas...

  • #8
    Usuário Avatar de RMORELLI
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    E andando sem VT ferve......

  • #9
    Usuário Avatar de RMORELLI
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    Eu comprei uma válvula, nova e não abre suficiente, mas mesmos assim não passa do meio o marcador, mas também na estrada não resfria.

    Então comprei outra que abre mais.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por RMORELLI Ver Post
    Eu comprei uma válvula, nova e não abre suficiente, mas mesmos assim não passa do meio o marcador, mas também na estrada não resfria.

    Então comprei outra que abre mais.
    Pois é, ferveu sem válvula...
    Foi na Suzucar? Os mecânicos aqui nem ao menos se dispõem a investigar e me indicar algo.

  • #11
    Usuário Avatar de RMORELLI
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    Bom, sem válvula não pode ferver, vai ter que desmontar para ver oque aconteceu.

  • #12
    Usuário Avatar de mfjunior
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    Vai desmontar, já encomendei o jogo de juntas...
    4X4 Brasil Razão: respeito ao português...

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