Além do problema com o regulador de pressão que levava a todos a condenarem a minha bomba inteira (4500 na LR), essa semana meu carro começou a apresentar problema intermitente no motor de acionamento dos sistema de balanço e potência do motor, o famoso atuador do coletor...
Bom... eu sou brasileiro e não desisto nunca....
Então desmontei os 2 atuadores esta tarde... foi rápido remover os 4 parafusos que os prendem ao coletor.... bem fácil, aliás.
Remover as tampas foi um pouco mais complicado.... mas, depois de 1h, estavam os 2 motores do atuador desmontados sob minha bancada.... completamente emporcalhados de óleo.
Bem, isso é o resultado daquela porcaria de CCV. Os motores do atuador ficam muito sujos e deixam de funcionar direito. Eu tava com switches danificados, trilhas danificadas... enfim.... e cheio de mau contato ocasionado pelo óleo e por sua gosma.
Usei podium pra limpar o que era possível, WD40 pra limpar a placa, e muito solvente em spray pra remover toda a sujeira dos componentes, motores, engrenagens... as caixas plásticas eu jogueui numa solução com CIF e detergente pra conseguir desengordurar...
Refeitas as trilhas, soldas de componentes e dos terminais, os 2 swicthes de cada placa voltaram a se comportar normalmente, e as informações sobem corretamente agora. Ainda não os montei definiticamente no carro, pois estou engenheirando algumas melhorias nos 2 atuadores pra evitar a entrada de óleo, bem como melhorar a questão mecânica do mesmo.
Em resumo: economizei quase 3 mil reais, pois a LR queria me cobrar a bagatela de 1800 no atuador de potência e 1200 no de balanço. Mesmo lá fora, investiguei via ebay e a peça original nova é em torno de 300 libras, ou seja, 1000 reais (porém o kit vem com os 2 atuadores). Aqui em Curitiba tem um cidadão que faz reparos no VIS e cobra 1000 reais em CADA um....
Tô quase pensando em abrir uma loja de serviços pra Freelander... eita carrinho complicado com pecinhas caras, viu...
eu refiz as soldas de todos os componentes.
Desmontei o mabuchi do atuador e limpei-o muito bem.
Para proteger as soldas, tasquei cola quente sobre os componentes, dando a rigidez mecânica necessária, evitando novas trincas na solda pelo excesso de esforço mecânico.
O carro parou de demorar pra pegar de manhã (pega de primeira, como novo), a lenta está estabilizada bem baixinha (as vezes acho que o carro nem ligou) e também, pra colaborar, parou de dar aquela "batidinha" logo na partida, que parece uma pré-detonação, mas é o VIS atuando indevidamente...
Outra coisa, nunca tinha conseguido andar na AutoBan com uma performance razoável... cheguei facilmente a 160km/h com a freelander. Outra coisa interessantíssima foi o consumo que melhorou muito.
Na cidade ainda não fiz a média... mas, na estrada, ela está chegando na casa dos 11,5km/l com Vpower!!!! E isso andando bem, na viagem Curitiba - Campinas que fiz um bate volta no final de semana!