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Convex Datacenter
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  • #1
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    11/12/2009
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    Problemas no atuador do coletor




    Além do problema com o regulador de pressão que levava a todos a condenarem a minha bomba inteira (4500 na LR), essa semana meu carro começou a apresentar problema intermitente no motor de acionamento dos sistema de balanço e potência do motor, o famoso atuador do coletor...

    Bom... eu sou brasileiro e não desisto nunca....

    Então desmontei os 2 atuadores esta tarde... foi rápido remover os 4 parafusos que os prendem ao coletor.... bem fácil, aliás.
    Remover as tampas foi um pouco mais complicado.... mas, depois de 1h, estavam os 2 motores do atuador desmontados sob minha bancada.... completamente emporcalhados de óleo.

    Bem, isso é o resultado daquela porcaria de CCV. Os motores do atuador ficam muito sujos e deixam de funcionar direito. Eu tava com switches danificados, trilhas danificadas... enfim.... e cheio de mau contato ocasionado pelo óleo e por sua gosma.

    Usei podium pra limpar o que era possível, WD40 pra limpar a placa, e muito solvente em spray pra remover toda a sujeira dos componentes, motores, engrenagens... as caixas plásticas eu jogueui numa solução com CIF e detergente pra conseguir desengordurar...

    Refeitas as trilhas, soldas de componentes e dos terminais, os 2 swicthes de cada placa voltaram a se comportar normalmente, e as informações sobem corretamente agora. Ainda não os montei definiticamente no carro, pois estou engenheirando algumas melhorias nos 2 atuadores pra evitar a entrada de óleo, bem como melhorar a questão mecânica do mesmo.

    Em resumo: economizei quase 3 mil reais, pois a LR queria me cobrar a bagatela de 1800 no atuador de potência e 1200 no de balanço. Mesmo lá fora, investiguei via ebay e a peça original nova é em torno de 300 libras, ou seja, 1000 reais (porém o kit vem com os 2 atuadores). Aqui em Curitiba tem um cidadão que faz reparos no VIS e cobra 1000 reais em CADA um....

    Tô quase pensando em abrir uma loja de serviços pra Freelander... eita carrinho complicado com pecinhas caras, viu...

    Abs

  • #2
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    10/06/2011
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    Valeu pela dica alphatech!
    Se o seu post tivesse as fotos, ficaria 200% hehehe
    Depois diga-nos como ficou as melhorias.

    abraços,

  • #3
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    11/12/2009
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    guri,

    eu refiz as soldas de todos os componentes.
    Desmontei o mabuchi do atuador e limpei-o muito bem.
    Para proteger as soldas, tasquei cola quente sobre os componentes, dando a rigidez mecânica necessária, evitando novas trincas na solda pelo excesso de esforço mecânico.

    O carro parou de demorar pra pegar de manhã (pega de primeira, como novo), a lenta está estabilizada bem baixinha (as vezes acho que o carro nem ligou) e também, pra colaborar, parou de dar aquela "batidinha" logo na partida, que parece uma pré-detonação, mas é o VIS atuando indevidamente...

    Outra coisa, nunca tinha conseguido andar na AutoBan com uma performance razoável... cheguei facilmente a 160km/h com a freelander. Outra coisa interessantíssima foi o consumo que melhorou muito.

    Na cidade ainda não fiz a média... mas, na estrada, ela está chegando na casa dos 11,5km/l com Vpower!!!! E isso andando bem, na viagem Curitiba - Campinas que fiz um bate volta no final de semana!

    Abs

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