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  • #1
    Usuário Avatar de calhiandro
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    Troca do fluido do radiador-hilux sw4-2001




    Prezados vou trocar o fluído do radiador da minha hilux sw4 2001 que adquiri há pouco tempo, pergunto: eu mesmo posso fazer essa operação, ou é preciso levar em um especialista? É so soltar a mangueira de baixo? Qual seria o procedimento?
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #2
    Usuário Avatar de fgibin
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    É um trabalho muito simples.
    Sendo que a tampa do radiador é o ponto mais alto do circuito, não existem outros pontos de sangramento.
    No anexo, a pagina do manual Toyota que explica o procedimento.

    Grande abraço

    Fabrizio
    Troca do fluido do radiador-hilux sw4-2001 Arquivos Anexos
    Mostarda - JIMNY 2018 - Downsizing is for a better life!
    Ex - Nerone - SW4 98 TD JAPA Updated - Snorkel - Michelin 31x10,5x15 and so on...

  • #3
    Usuário Avatar de Ezahn
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    É fácil, mas na realidade tem 2 drenos. O passo a passo é o seguinte:
    - Primeiro o motor não deve estar totalmente frio para a válvula termostática estar semi aberta. É só deixar o ponteiro sair do azul, mexer de leve para cima.
    - Tire a tampa do radiador. Cuidado ao abrir, não é para ter pressão ainda, mas cuidado é sempre bom. Use um pano sobrando para todos os lados.
    - depois abra o dreno na parte de baixo do radiador, se não me engano fica do lado direito, lá em baixo.
    - Depois abra o dreno do bloco. Fica abaixo e um pouco para trás da BI. Tenho a página do manual da 1993, mas já troquei em uma 1998 (1KZT) e o dreno é no mesmo lugar. Acredito que a 2001 tb tenha este dreno. É um parafuso no bloco, meio pra fora, tipo com um pescoço, que não prende nada.
    - Ambos os drenos não precisa tirar de tudo o parafuso, é só afrouxar até sair a água. Vai abrindo até perceber que não está aumentando o tanto de água que sai. Demora um pouco.
    Se quiser ir enchendo o radiador algumas vezes com água só para lavar acho que é bom.
    - Reaperte os dois drenos
    - complete o radiador até a boca com solução própria, que é uma mistura de um líquido próprio e água destilada, de preferência. Eu estou usando uma original do MWM que é barata e bem concentrada,vai 1 a 2 litros para o sistema todo. Respeite a proporção da embalagem do produto.
    - Complete o reservatório de expansão
    - Recoloque as tampas, e funcione o motor. Deixe esquentar, depois deixe esfriar, abra o radiador e completa até a boca, se necessário. Complete o reservatório de expansão.
    É isso ai!!

    Anexo 420095
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #4
    Usuário Avatar de dpab
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    Ezahn,
    Para anexar figuras ao post vc tem que entrar no modo avançado para colocar a resposta e o anexo, se fizer através do modo resposta rápida ninguém conseguirá visualizar a figura anexada.
    Um abraço, Delfim
    TOYOTA HILUX SW4 3.0 TDI, 1999 + QUEBRA-MATO INOX + SNORKEL OGZ + RANCHO RS9000XL WITH WIRELESS REMOTE CONTROLLER + AIR LIFT 1000 + BF AT 265/75R16.

  • #5
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Valeu Delfim, acho que agora vai!

    Troca do fluido do radiador-hilux sw4-2001-denagem-radiador.jpg
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #6
    Usuário Avatar de Freitag
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    Amigo, exatamente como o Ezahn descreveu. Não tem mistério, serviço simples. Pode fazer sem medo. Delfim, vlw pelo esclarecimento da postagem das imagens, estava esbarrando no mesmo problema. []s
    Hilux CD 4x4 2.8 95 "Gigante de Aço"
    BL + SL + M/T 33X12,5X15 + Snorkel + VHF Yaesu Ft-2900
    QRA - PU1TCD / QRG - 146.520 Mhz / FREITAG, 73!

  • #7
    Usuário Avatar de calhiandro
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    Amigos obrigado pela informação. Vou fazer o procedimento eu mesmo.

    Grande abraço
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #8
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por calhiandro Ver Post
    Amigos obrigado pela informação. Vou fazer o procedimento eu mesmo.

    Grande abraço
    Se me permite uma sugestão, não mexa no dreno na parte de baixo do radiador.
    Ele é de plástico e deve estar ressecado pelo calor e o tempo de vida, podendo quebrar ou rachar durante o manuseio.
    Se ele rachar poderá ficar vazando.
    É mais fácil afrouxar a abraçadeira que segura a mangueira inferior, soltando-a.
    Terá o mesmo resultado.

  • #9
    Usuário Avatar de calhiandro
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Se me permite uma sugestão, não mexa no dreno na parte de baixo do radiador.
    Ele é de plástico e deve estar ressecado pelo calor e o tempo de vida, podendo quebrar ou rachar durante o manuseio.
    Se ele rachar poderá ficar vazando.
    É mais fácil afrouxar a abraçadeira que segura a mangueira inferior, soltando-a.
    Terá o mesmo resultado.
    Eu já ia fazer desse maneira soltando o mangote inferior. A única coisa que ainda não sei, é onde fica localizado esse dreno que fica no bloco do motor, se alguém tiver alguma foto para poder mostrar agradeço. Disseram que fica perto da Bomba injetora, mas eu não entendo nada de motores a diesel, não sei onde fica localizada essa Bomba injetora!
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #10
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    Citação Postado originalmente por calhiandro Ver Post
    Amigos obrigado pela informação. Vou fazer o procedimento eu mesmo.

    Grande abraço
    Amigo não esqueça de verificar o estado dos mangotes (mangueiras) e das abraçadeiras, hoje em dia tem umas de silicone próprias para radiador que ficam bem bonitas e tão resistentes quanto às de borracha, agora o ideal é fazer na máquina, pois ao mesmo tempo que limpa o sistema verifica-se possíveis vazamentos, o serviço sai barato, tem vários postos de Combustíveis que tem essa máquina, tenha cuidado no made in home, boa sorte!

  • #11
    Usuário Avatar de calhiandro
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    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Amigo não esqueça de verificar o estado dos mangotes (mangueiras) e das abraçadeiras, hoje em dia tem umas de silicone próprias para radiador que ficam bem bonitas e tão resistentes quanto às de borracha, agora o ideal é fazer na máquina, pois ao mesmo tempo que limpa o sistema verifica-se possíveis vazamentos, o serviço sai barato, tem vários postos de Combustíveis que tem essa máquina, tenha cuidado no made in home, boa sorte!
    Herick, consultei aqui na minha cidade várias empresas que fazem limpeza, elas so mexem em carro pequeno. Quando digo que é camionete a diesel, eles falam que não mexem nesses carros. Ai fica difícil. Vou verificar tudo: mangotes, estado geral do radiador e válvula termostática.

    vlwww
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #12
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    Citação Postado originalmente por calhiandro Ver Post
    Herick, consultei aqui na minha cidade várias empresas que fazem limpeza, elas so mexem em carro pequeno. Quando digo que é camionete a diesel, eles falam que não mexem nesses carros. Ai fica difícil. Vou verificar tudo: mangotes, estado geral do radiador e válvula termostática.

    vlwww
    meu amigo a máquina é a mesma independente do tipo de VTR, preguiça desses mexânicos, procure outro menos preguiçoso, hehehehe

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