Remover os eixos balanceadores não é, IMHO, um boa ideia.
Motores de 4 cilindros em linha tem um desbalanceamento de segunda ordem (frequência 2x a rotação) cuja amplitude cresce com o quadrado da rotação. Assim, quando voce passa de 1500 RPM para 3000 RPM, a amplitude fica 4 vezes maior.
Parece complicado, mas é apenas trigonometria com uma pitada de calculo diferencial.
Todavia, se voce quiser mesmo retirar os eixos há um ponto importante: voce deve bloquear as galerias de óleo que lubrificam os mancais dos eixos. Sem este bloqueio, a pressão do óleo vai ficar muito baixa e seu motor vai bater rapidinho. Um outro aspecto é que um dos eixos está acoplado com a bomba de óleo e ajuda a apoia-la. Neste caso o correto seria colocar um eixo sem os pesos apenas para servir de suporte para a bomba.
Existem empresas que fabricam kits de remoção de eixos balanceadores para o motor 4G63. Não sei se existem para o 4M40.
[Todavia, se voce quiser mesmo retirar os eixos há um ponto importante: voce deve bloquear as galerias de óleo que lubrificam os mancais dos eixos. Sem este bloqueio, a pressão do óleo vai ficar muito baixa e seu motor vai bater rapidinho. Um outro aspecto é que um dos eixos está acoplado com a bomba de óleo e ajuda a apoia-la. Neste caso o correto seria colocar um eixo sem os pesos apenas para servir de suporte para a bomba.[/QUOTE]
Mandei para a rettifica e eles fizeram desta forma, isolaram a galeira de oleo, só que ficou preso alguma coisa. o mecanico vai ter que desmontar tudo amanhã.
Ninguem Merece um castigo desse;