Comprei uma hilux sw4 2008 e como é meu primeiro carro do tipo (diesel 4x4) estou apanhando um pouco. Primeiro quando aciono o 4x4 colocando a alavanca na posição HL acende uma luz de cor laranja, símbolo do 4x4, só que com um "x" no meio. Diferente de como eu vi em alguns videos onde a luz é de cor verde e sem esse "x" no meio. Coloquei na posição N e HLL, mas o símbolo sempre fica na cor laranja com esse x no meio. O que isso significa? Em todas as posições, menos no N é claro, o carro anda normalmente. Há algo errado?
Tá tudo certo. Esse x indica que o diferencial central está bloqueado, e é assim o indicador da sw4.
E ele demora para apagar após ser desligado, tudo normal também.
Tive algumas duvidas parecidas, olhe que um amigo postou:
Jorge, a SW4 após 2005 é diferente da Pick up. Ela é permanente com diferencial central sim, igual ao da Prado. Ela possui um diferencial central com sistema de distribuição de torque LSD. A função desse diferencial central é distribuir o torque entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a condição de rodagem.
na SW4 temos o seguinte:
4x4 - H (High 4x4) operação normal para uso em asfalto seco
4x4 - HL (High com Lock 4x4) bloqueio do diferencial acionado para uso off-road (igual ao 4x4 da pick up engatado)
4x4 - LL (Low com Lock 4x4) reduzida e bloqueio do diferencial
Comprei uma hilux sw4 2008 e como é meu primeiro carro do tipo (diesel 4x4) estou apanhando um pouco. Primeiro quando aciono o 4x4 colocando a alavanca na posição HL acende uma luz de cor laranja, símbolo do 4x4, só que com um "x" no meio. Diferente de como eu vi em alguns videos onde a luz é de cor verde e sem esse "x" no meio. Coloquei na posição N e HLL, mas o símbolo sempre fica na cor laranja com esse x no meio. O que isso significa? Em todas as posições, menos no N é claro, o carro anda normalmente. Há algo errado?
Então conclui-se que a SW4 do ROBINSON esta andando com o diferencial central bloqueado o que não deve acontecer , pois nesta condição só deve andar em pisos escorregadias , e andar em asfalto seco desta forma vai acabar danificando o CAMBIO/T-CASE/DIFERENCIAIS .
ROBINSON , vc terá que colocar a alavanca de tração na posição "H" para desbloquear o diferencial central para vc poder andar normal no asfalto seco , não ficando com o X no meio do sinal. E usar na posição "HL" e "LL" só qdo estiver em estradas de terra e/ou enlameadas .
Então conclui-se que a SW4 do ROBINSON esta andando com o diferencial central bloqueado o que não deve acontecer , pois nesta condição só deve andar em pisos escorregadias , e andar em asfalto seco desta forma vai acabar danificando o CAMBIO/T-CASE/DIFERENCIAIS .
ROBINSON , vc terá que colocar a alavanca de tração na posição "H" para desbloquear o diferencial central para vc poder andar normal no asfalto seco , não ficando com o X no meio do sinal. E usar na posição "HL" e "LL" só qdo estiver em estradas de terra e/ou enlameadas .
Acho que foi isto que entendi .
Isso mesmo! E aí Dr. quando vai se animar e mudar para a 2006? Abs
Tive algumas duvidas parecidas, olhe que um amigo postou:
Jorge, a SW4 após 2005 é diferente da Pick up. Ela é permanente com diferencial central sim, igual ao da Prado. Ela possui um diferencial central com sistema de distribuição de torque LSD. A função desse diferencial central é distribuir o torque entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a condição de rodagem.
na SW4 temos o seguinte:
4x4 - H (High 4x4) operação normal para uso em asfalto seco
4x4 - HL (High com Lock 4x4) bloqueio do diferencial acionado para uso off-road (igual ao 4x4 da pick up engatado)
4x4 - LL (Low com Lock 4x4) reduzida e bloqueio do diferencial
Opa, galera. Muito obrigado pelas respostas. Na verdade andei lendo e pelo que eu entendi a SW4 é permanentemente 4x4. É isso mesmo? Diferentemente da cabine dupla que é 4x2 e se liga o 4x4 quando se precisa. Nesse caso minha SW4 não está com problemas não. Ando sempre na posição H só quando coloco em HL o na verdade aparece é o símbolo de bloqueio do diferencial central. Vlw pelas dicas.