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Tópico: Eixo Flutuante

  • #1

    Eixo Flutuante




    Olá amigos.

    Gostaria de contar com a experiência e o conhecimento de vocês para a seguinte questão:

    Tenho uma Band 80 com câmbio antigo (1° e 2° não sincronizadas), portanto, com eixo traseiro com a "bola" do diferencial no centro. Gostaria, por uma questão de segurança, de colocar nela um eixo traseiro flutuante. Considerando que não gostaria de trocar câmbio e t-case, pergunto se seria possível encontrar este tipo de eixo (bola no centro) do tipo flutuante ou fazer adaptação para que ele se torne flutuante ou ainda se existem kits para a modificação.

    Desde já agradeço as informações.

  • #2
    Usuário Avatar de Luca
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    Gildo,

    Acho que eixo com bola no centro não tem possibilidadde de adaptação de sistema flutuante. Não há semi-eixos na medida certa. Mas, se arrependimento matasse, eu já num taria mais aqui. Comprei um par de eixos completos de Band prá instalar no meu Engesa. Após ler o tópico específico, aqui no Fórum, resolvi que deveria adaptar um flutuante no eixo do meu jipe. Péssima idéia. Prá resumir, além da trabalheira, e da grana preta investida, as flanges de fixação do espelho do freio ficaram desalinhadas.
    Esse negócio de eixo flutuante, é só prá Jeep que quebra toda hora, e tem peça da Ensimec na prateleira. Toyota NÂO precisa. É tudo superdimensionado. Acredite, poupe seu dinheirinho e seu tempo. Se estás intranquilo, compre um par de semi-eixos novos, e troque. Tua Band vai rodar mais 25 anos sem quebra.
    []´s
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  • #3
    Toyota quebra sim, é dificil mas quebra...

  • #4
    Usuário Avatar de Luca
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    Citação Postado originalmente por Wallace
    Toyota quebra sim, é dificil mas quebra...
    Tá certo, Wallace. Exagerei. Quebra. Mas a encrenca que é fazer a adaptação de flutuante, num compensa o trabalho. Penso que no jipe Band deve ser raríssimo acontecer. Na pick-up Band pode ser mais frequente, pois o usuário deve sobrecarregar muito o veículo. Jipe em uso de lazer, vale trocar os semi-eixos a cada 10 ou 20 anos. Tá de bom tamanho.
    []´s
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  • #5
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Gildo Antônio, Bem vindo ao Fórum

    EXISTE a possibilidade de transformar seu eixo pra flutuante, o problema como os amigos disseram acima seria por causa do tamanho dos semi-eixos já que o miolo é centralizado... A não ser que vc encontrasse um fabricante pra fazer os semi eixos sob medida depois de fazer a modificação da carcaça.

    Algumas fotos:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/al...hp?user_id=729




    []'s complicando mais do q ajudando

  • #6
    Usuário Avatar de NeRo
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    Concordo com o Luca, semi-eixos bem montados, com revisão de rolamentos e lubrificação periódica são suficientes para a maioria das situações.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #7
    Olá Amigos.

    Agradeço a todos pelas opiniões. É tranquilizador saber que posso estar exagerando nas minhas preocupações.

    De qualquer forma, pode ser que valha a pena a modificação dependendo do valor, então pediria ao Leo que me fizesse o favor e cotasse junto à Ensimec o custo do serviço ou simplesmente me informar com quem devo tratar sobre o assunto na Ensimec. Se quiser pode responder por e-mail.

    Obrigado a todos.

  • #8
    Citação Postado originalmente por Luca
    Tá certo, Wallace. Exagerei. Quebra. Mas a encrenca que é fazer a adaptação de flutuante, num compensa o trabalho. Penso que no jipe Band deve ser raríssimo acontecer. Na pick-up Band pode ser mais frequente, pois o usuário deve sobrecarregar muito o veículo. Jipe em uso de lazer, vale trocar os semi-eixos a cada 10 ou 20 anos. Tá de bom tamanho.
    As pickups band têm eixo traseiro flutuante.
    Band 92, OM364, BF 33"
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  • #9
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por diego_band
    Citação Postado originalmente por Luca
    Tá certo, Wallace. Exagerei. Quebra. Mas a encrenca que é fazer a adaptação de flutuante, num compensa o trabalho. Penso que no jipe Band deve ser raríssimo acontecer. Na pick-up Band pode ser mais frequente, pois o usuário deve sobrecarregar muito o veículo. Jipe em uso de lazer, vale trocar os semi-eixos a cada 10 ou 20 anos. Tá de bom tamanho.
    As pickups band têm eixo traseiro flutuante.
    Bem lembrado Diego, passei despercebido nessa porque os eixos band flutuantes tem o miolo fora de centro(à direita).

    []'s

  • #10
    Usuário Avatar de Luca
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    Citação Postado originalmente por Jipeiro_RR
    Citação Postado originalmente por diego_band
    As pickups band têm eixo traseiro flutuante.
    Bem lembrado Diego, passei despercebido nessa porque os eixos band flutuantes tem o miolo fora de centro(à direita).
    Me foi dito que somente a partir de uma determinada fase da produção (eu não sei qual), é que tem flutuante. Mas afirmo fazer adaptação de eixo flutuante em Band é um mico danado e custa $$$$. Desrecomendo. Experiência própria.
    []´s
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  • #11
    Usuário
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    03/12/2005
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    Alô Pessoal !!!
    Esta é minha primeira participação no forum, então, um grande abraço a todos !!!
    Comprei minha Band (finalmente !!!) e estou muuuiiittto feliz. Minha mulher deu a ela o nome de Wilma, pois eu disse que a Band é um verdadeiro furacão. Bom, acontece que em 3 semanas de uso, sem nenhuma trilha, rodando só no asfalto, o eixo traseiro esquerdo (lado do motorista) quebrou !!! Foi bem em frente da minha casa, e eu estava saindo do acostamento, mas o susto foi grande. Imaginem se eu estive a 80, 100 km/h .... Bom, estou entre colocar um flutuante ou simplesmente trocar o semi eixo e aguentar mais um tempo até juntar mais $$$$ (sempre tem outras coisas para fazer num jipe, não é?). Perguntas:
    a) quanto fica colocar um sistema flutuante? A Ensimec tem (Leo, vc pode fazer a cotação?) ? É preciso trocar o diferencial todo? Não entendo (ainda) muito de mecânica.

    b) se ficar com o eixo dela mesmo, comprar de que fabricante? Vi "durex", "alfametais" e acho que só essas marcas.
    São confiáveis? Não existem mais eixos originais? Como vou ter que trocar também o rolamento, o preço chega perto
    de R$ 500 (eixo + rolamento). Será que vale a pena?

    Ainda tem um bocado de coisas para fazer na Wilma (hmmmm). Mas primeiro tenho que botar ela para andar de novo.
    Obrigado desde já pelas respostas.
    Ah, e o nome Toyador não é pretensioso não... é que falei tanto da toyota band para minha mulher que ela disse que isso é coisa de pescador... aí virou toyador.


    Grande abraço a todos !!!
    J.Carlos
    Toyador - Wilma - Toyota band 1997

  • #12
    Olá Toyador.

    Bem vindo ao Fórum.

    Se eu fosse você veria com muito carinho a possibilidade de colocar um flutuante. Não faço idéia do tempo que demoraria para você encontrar um para comprar e nem do preço, mas tenho certeza que só para eliminar essa possibilidade absurda de ser ultrapassado pela roda do próprio carro quando estiver a 100 km/h numa rodovia já vale a pena. E no caso de passar para flutuante, para a sua band é 97, para a qual existe este tipo de eixo original, não valeria a pena adaptações, salvo se não encontrar ou encontrar por preço extremamente alto.

    Caso queira continuar com o sistema semi-flutuante, que muitos afirmam ser muito bom e que problemas como esse que ocorreu com você acontecem por descuido com a manutenção tais como falta de óleo no diferencial ou sua contaminação com água ou barro, rolamento estragado e não substituido, aquecimento do semi-eixo para troca do anel quando de algum reparo para corrigir vazamentos, ou ainda pneus muitos largos que aumentariam o efeito alavanca no semi-eixo, não deixe de verificar o outro semi-eixo também, especialmente quanto a folgas no rolamento. O serviço deve ser executado por mecânico com experiência neste tipo de veículo e se possível sob sua supervisão. Mesmo que não entenda nada de mecânica, como eu, é uma boa oportunidade de aprender e o bom senso permitirá saber se o serviço ficou bem feito.

    Por fim, já que v. comprou o veículo há poucos meses e já ocorreu uma falha grave como esta, fique atento a problemas que possam lhe comprometer a segurança pois pode ser que o dono anterior não desse muita atenção à manutenção. Faça uma revisão de freios, direção, retire as rodas livres e veja se não tem nenhuma gambiarra como trava rosca, etc.

    A manutenção da band também serve como diversão, embora custe caro.

    Abraços.

    Gildo.

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