Olá Pessoal! Retornando ao fórum depois de milhares de quilômetros rodados com a máquina...
Os mecas de plantão poderiam esclarecer umas pequenas dúvidas?
Precisei trocar a corrente e um garfo de plástico na caixa de tração na minha Ranger 3.0. A Ranger é 2005, já estava com mais de 200 mil km rodados na época em que o serviço foi feito. Quando usava o 4x4 em qualquer posição com aceleradas mais bruscas fazia a corrente pular, o que imediatamente me fez desconfiar de folga. Como não imaginava a quais maus tratos os donos anteriores submetiam o carango (desconfio que algumas colheitadeiras foram desatoladas e rebocadas), nem chorei muito e fui logo ao meu super meca providenciar a substituição.
O fato é que ao desmontar a caixa de transferência para revisar, também retiramos a planetária de engrenagens satélites da redução. Percebemos uma certa folga nos rolamentos das satélites. Mesmo tendo muita experiência em picapes, meu meca não costuma mexer muito em redução no cotidiano, mas desconfiou da folga e me perguntou sobre "barulhos de jipe willys" (sem ofensa) ao usar a reduzida. Como nem tão cedo vou ter tempo de fazer percursos off-road um pouco mais agressivos, instruí o meca a colocar a planetária de volta até que eu realmente precise delas. Na época não havia estoque nas quatro concessionárias Ford aqui de Brasília, e esse tipo de peça não gosto de comprar de sucata.
Fiz um vídeo caseiro onde dou uma olhada com mais calma na planetária, vejam só:
As dúvidas são:
- A folga apresentada é normal?
- Se o eixo de uma das planetárias quebrar, ainda pode ser possível usar 4x4 HI, uma vez que a planetária só é utilizada na redução?
Abraços a todos.